sábado, 29 de janeiro de 2011

GÊMEOS DA VOVÓ CLÉLIA

Tia avó Regina.
Como serão os gêmeos da vovó Clélia? Gus e Patty demoraram, mas capricharam! Parabéns a todos os envolvidos em todos os planos! Agradecemos mais esta bênção!
Sabemos que os gêmeos univitelinos são aqueles que se originaram de um único óvulo fecundado que se dividiu em dois e cresceram em uma placenta apenas. São, portanto, idênticos e do mesmo sexo. Já os bivitelinos ou fraternais foram formados a partir da fecundação de dois óvulos distintos por dois espermatozóides e cresceram em placentas separadas. Esses gêmeos possuem diferenças físicas mais visíveis e podem ser até de sexos diferentes.

Os gêmeos muito semelhantes gostam de compartilhar a presença fraterna quase sempre, mas, às vezes, se sentem constrangidos por terem alguém tão parecido junto a si mesmo. Eles fazem parte de um grande grupo de pessoas que têm mais chance de levar uma vida inteira incomum, seja pelas semelhanças físicas ou pelos fortes laços emocionais: os irmãos gêmeos.

Gustavo e Patrícia estão grávidos de gêmeos com a
bênção de Deus!
De acordo com dados estatísticos, os gêmeos nascem de um em cada 90 nascimentos. Tanto os idênticos quando os não-idênticos possuem muitas semelhanças, mas aqueles que são idênticos vivem situações engraçadas e as confusões costumam ser mais freqüentes, assim como os conflitos e as brigas também.

Há muitas vantagens de ter irmão ou irmã gêmea e a maior delas e ter alguém parecido com quem dividir experiências ao longo da vida. Apesar das briguinhas e dos possíveis desentendimentos, o irmão nada mais é do que um grande amigo que mora com a gente. E quando este irmão é gêmeo, a amizade pode ser ainda maior, já que passam pelas mudanças físicas e emocionais em momentos muito parecidos

Mamãe Patty com gêmeos, Gu, vovó Balila, titias
Pri e Tatá, em Paraty, dez. 2010.
Todavia, ter o nome trocado a todo instante é uma desvantagem das mais comuns e chatas entre os gêmeos idênticos. A semelhança física e, muitas vezes, até comportamental, faz com que os gêmeos passem por isso a todo instante e em qualquer lugar. Por mais que eles tentem mudar a aparência, sempre vai ter uma avó ou uma tia que vão se confundir e falar o nome do outro. 
 O mais importante de tudo, nesses casos, é perceber que, por mais parecidos que eles possam ser, cada um possui uma identidade própria, com sentimentos e pensamentos únicos. Por isso, jamais devem ser tratados da mesma forma, como se fossem pessoas iguais.

Desfrutar dos benefícios de troca de identidade e de ter uma pessoa idêntica a você pode ser interessante, mas deve-se ter em mente de como ficam as linhas de pensamento daqueles seres parecidos, porém indivíduos ímpares! Lembrando que, apesar das semelhanças, as idéias e os pensamentos não serão os mesmos!


Gu, Patty, Clélia e Tarsila, em Sampa, fev. 2009.
Bem, estou feliz com a chegada de gêmeos à nossa família! Sempre quis ter filhos gêmeos e não foi por falta de experiência, pois ajudei  minha mãe a cuidar de nossas irmãs gêmeas! A maior vantagem é que gêmeos não costumam ser tão grudados à mãe, porque já estão mais acostumados a esperar pelas coisas e ter a atenção dividida. Aliás, segundo os psicólogos, costumam ter um crescimento emocional melhor que o do filho único! 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NOSSO HABITAT


Regina e Carlos Drummond de Andrade,
 no Rio, em 26.01.2011.
Bem, chegamos ontem, depois de excelente viagem e magnífica temporada no cruzeiro e no Rio. Mas como é bom voltar para casa! Sei que Copacabana também é meu lar, afinal nosso pequeno ap carioca está sempre arrumado com nosso carinho. Mas aqui é meu hábitat!
Estivemos em São Paulo, aguardando a conexão para GYN, e também me lembrei com carinho da cidade, das épocas vividas ali e de alguns amigos que tenho lá!
Ao chegar, a gente se surpreendeu! O mato enorme, a grama nem se fala, parecia mesmo uma chácara abandonada em sua parte externa! Aleixo, hoje, só entrou para almoçar, está lá fora desde que se levantou! Parece que adora ter muito o que fazer! Hoje pela manhã nem me lembrei de PC e internet. 

Jantar no navio, 02 de janeiro de 2011.
Apenas agora abri o correio! Fui cuidar de meu papagaio, da colheita das carambolas e das romãs, ver as minhas plantas, dar alguma atenção às cachorras. Depois de sentir o ar puro e a paisagem campestre, arrumei a bagunça das malas, fiz o almoço. Então, vim checar a correspondência...
Viajar é muito bom, mas reconheço que é ótimo voltar para a paz de nossa Shamballa!
Tive um sonho gratificante esta noite! Não foi um sonho de grandes relatos, mas de sentimentos. Sonhei que morava em local e tempo remotos e estava prometida a alguém que ainda não conhecia. Então, viajava com meu pai ou parentes para outro local, talvez, a Índia.

Aleixo e Regina, em 31.12.2010, no navio.
Não queriam que eu saísse sozinha, mas desobedeci e o fiz. No texto onírico, lembro-me, ainda, de que caminhava por uma longa rua, cheia de comércio, tipo oriental, que eu percorria, observando tudo com a curiosidade feminina. Parece que encontrava alguém com quem eu falava sobre o noivo que ainda não tinha encontrado, mas cujo encontro aguardava com grande expectativa.
Acordei deveras feliz, cheia de um sentimento de completude que não sei descrever, mas que ainda me faz bem.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

RETORNO À TERRINHA



Regina e Aleixo, no morro do Arpoador,
em 25.01.2011.
Faz mais de um mês que deixamos a nossa Shamballa. Já sentimos falta de nossa vidinha lá! Liguei algumas vezes e soube que está tudo bem. Disseram que choveu muito! Imagino que deva estar tudo bem verdinho! Estamos com saudade de nossas plantas, da Bettina, Pagú e até da pretinha - Kei-Ra, a caçula, filha do Oimbô que foi ficando e ficou! Também de nossa hidroginástica na piscina aquecida a cada tarde! Da passarada, do queijo feito pelo vizinho de acordo com nosso paladar... Do ar puro, perfumado pelas damas da noite, jasmins e murtas... Só não tenho saudade dos mosquitos que invadem a chácara e nos perturbam nas proximidades de cada Natal...
Programa Movimento no Rio.
Voltando, a gente passa alguns dias colocando coisas e sentimentos no lugar até sentir novamente rodinha nos pés e inventar nova viagem! Ontem, no final da tarde fomos à praia. Incrível, quase oito horas da noite e muita gente chegando para um banho de mar ou uma bebida junto ao mar neste horário de verão! 
O movimento era grande no Parque Garota de Ipanema. Havia um show do Rodrigo Santos, com Kadu Meneses e Fernando Magalhães. Rodrigo Santos nasceu no Rio de Janeiro em 1964 e é um baixista e violonista brasileiro, conhecido pelo seu trabalho na banda de rock Barão Vermelho e Kid Abelha.

Estivemos lá um pouco, Aleixo filmou uma parte e depois voltamos caminhando e tirando mais fotos como lembranças desta nossa temporada nesta cidade maravilhosa. E registramos mais uma vez nossa presença junto às imagens de Dorival Caymmi e de Drummond.

Hoje saímos para uma caminhada bem cedo e paramos em uma local no calçadão aqui do posto seis. Eles têm nutricionista e professores de educação física que orientam as pessoas que querem cuidar da saúde com exercícios adequados e um plano alimentar.

Esta noite pretendemos dormir na Shamballa com a bênção do cósmico!


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MUDANÇAS E ESPERANÇAS


Regina e Aleixo, em Copacabana, janeiro de 2011.
Como será o governo da nossa presidenta Dilma Roussef? O povo está cheio de esperança com as mudanças! Vibro positivamente por toda a sua equipe! Nosso país precisa de seus acertos!
No Rio, em nível municipal, a população comemora com alívio o início de um movimento para a melhoria das condições das ditas comunidades e da violência que também assola esta cidade brasileira. Afinal, este é um novo cenário, em que reina a prosaica perspectiva de poder sair às ruas com uma sensação de maior segurança permanente! Todavia, sabemos que muita coisa ainda precisa ser feita! Mas é importante o primeiro passo!

Falando em mudança e esperança, lembro-me de que foi aqui no Rio que surgiu a chamada Bossa Nova! Naquela época a cidade ainda era a capital brasileira e a inovadora batida de violão marcou as músicas compostas no período.
O músico mencionado antes que estuda diarimente a sua clarineta,
 no Parque Garota de Ipanema, aqui no Rio de Janeiro.
Para os fundadores da Bossa Nova, as suas descobertas e as ousadias caracterizavam a modernidade e não a organização de algum movimento ou criação de estilo. Era uma maneira inusitada de expressar as idéias e sentimentos que pulsavam nos corações daquela juventude brasileira. A Bossa Nova foi um movimento que talvez tenha surgido sem a intenção de mudar coisa alguma na paisagem musical do Brasil. Mas mudou muito!

Na realidade, Bossa Nova pode ser definida como o movimento da música popular brasileira que surge no final dos anos 50, lançado por João Gilberto (1931-), Tom Jobim (1927-1994), Vinícius de Moraes (1913-1980) e jovens cantores e compositores de classe média da zona sul carioca. Caracteriza-se por uma maior integração entre melodia, harmonia e ritmo, letras mais elaboradas e ligadas ao cotidiano, valorização da pausa e do silêncio e uma maneira de cantar mais despojada e intimista do que o estilo que vigorava até então. De acordo com uma definição de Tom Jobim, a bossa nova é “o encontro do samba brasileiro com o jazz moderno”. O marco inicial é o lançamento, em 1958, do LP Canção do Amor Demais, gravado por Elizabeth Cardoso (1920-1990), com música de Tom Jobim e letra de Vinícius de Moraes. O acompanhamento de duas faixas – Chega de Saudade e Outra Vez – é produzido pelo violão de João Gilberto, que introduz uma nova batida, identificada mais tarde com a bossa nova.
Regina e Aleixo tomando água  de coco,
no calçadão de Copa.
Soube que era da casa de Nara Leão, na época, estudante e amiga de Roberto Menescal, que a turma se reunia. Os integrantes eram liderados pelo compositor e jornalista Ronaldo Bôscoli que comparecia acompanhado de músicos eminentes reconhecidos na posteridade. Ali o grupo estava em processo contínuo de criação, procurando integrar harmonia, ritmo e melodia, sem que uma prevalecesse sobre as demais. Em Goiânia, tivemos contato com ela em meado da década de sessenta! Lembro-me com saudade da música que ouvíamos e entoávamos naquele início da adolescência longínqua e tão repleta de sonhos!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

COTIDIANO CARIOCA


Aleixo e Regina, no Arpoador, posto Sete, início de Ipanema,
em 23 .01.2011.
Bem, em breve voltaremos para a nossa Shamballa! Faz um mês que saímos de lá, fizemos o cruzeiro e depois ficamos aqui esta temporada de janeiro! As distrações no Rio são constantes. Todo dia o banho de mar, as caminhadas, a diversidade espalhada pela cidade e, sobretudo, pelo calçadão que nos tem como freqüentadores fiéis, em razão da proximidade e da paisagem marinha que tanto nos atrai! Ali também é palco de apresentações inusitadas. Ontem, ouvimos a apresentação de tradicional banda carioca!
Regina, no Calçadão de Copa, junto à imagem de
Carlos Drummond de Andrade!
Inscrevi-me como voluntária dos meninos de luz e, sempre que estiver no Rio, quero colaborar! Eles desenvolvem muitas atividades em seis casas aqui em Copacabana e já sou uma madrinha do coração por meio de doação mensal. WWW.meninosdeluz.org.br

Mais tarde vamos até o SESC levar mais donativos para as vítimas da região serrana em meu nome e no nome de uma de minhas irmãs.

Ontem fomos ao cinema e assistimos - O Turista -, com a Angelina Jolie. Gostei bastante, típico filme da atriz, aventura, luxo, humor, em boas doses.

Tentamos conseguir ingresso para uma exibição única do Bolshoi, mas estava esgotado. Visitamos também um casal que conhecemos no navio e tomamos um lanche com eles lá no Cirandinha. Imaginem que eles completaram 45 anos de casados e já freqüentavam o local quando namoravam! Ela nos deu um álbum com fotos tiradas no navio e agradecemos o carinho.

Aleixo e Regina na sala de nosso ap em Copa.
Prometi ao professor Gilberto que ligaria para marcar um jantar e devo fazê-lo logo. Há pouco Aleixo foi ao centro. Vai comprar um roteador wireless para podermos oferecer internet a quem usar nosso apartamento. E ainda temos que terminar de assistir ao Filme indicado por meu amigo terapeuta – o Segredo de Seus Olhos. Pegamos na locadora no sábado e ainda não tivemos tempo, acreditam?

A água do mar hoje estava gelada! Talvez seja prenúncio de mudança de tempo. Não pegamos chuva nestas três semanas. Bernardo Élis já falava no Veranico de Janeiro...

domingo, 23 de janeiro de 2011

HELGA BROCKES

“O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.” Mário Quintana

Helga em  junho de 2002.
Alguns a chamavam de Kátia. Era o nome que sua mãe desejava quando ela nasceu, mas o pai a registrou como Helga! Agora, faz oito anos que minha amiga mudou de andar!
Nós sempre nos falamos em datas especiais ou quando uma precisava da outra! Ela foi minha irmã sempre e esteve ao meu lado nas épocas mais difíceis de minha caminhada! Liguei para ela naquele natal e depois no ano novo, convidando-a a vir estar conosco... Mas ela alegou que o trânsito ficava difícil nessa época, que estava com uma gripe e preferia ficar em casa!
Assim, só estranhei quando ela não apareceu no dia 17, data de meu aniversário e que ela nunca havia esquecido! Então, tentei falar com ela, mas o telefone nunca foi atendido e reclamei ao nosso amigo comum – Ricardo Abrahão! Ele não envidou esforços para saber notícias dela e, dois dias depois, soube que ela estava internada em hospital goiano tratando uma leucemia!

Helga tem uma roseira lá na Shamballa
que está sempre florida!
Liguei para o hospital e falei com ela pessoalmente que imediatamente me tranquilizou. Não queria que eu fosse visitá-la para não atrapalhar a redação de minha tese, mas aceitaria, sim, que Aleixo o fizesse e lhe levasse um jarro com flores para o seu quarto! Isto foi providenciado a seguir e passei a ligar-lhe diariamente nos dias consecutivos.
Tia Dione, Helga, Regina e Aleixo,
em Pirinópolis, 2002.

Todavia, no terceiro dia amanheci querendo visitá-la e o fiz! Comprei mais flores e plantas, o biscoito de sua predileção e esperei o horário de visitas matinais à porta do hospital! Estivemos lá durante todo o tempo permitido e assistimos à sua primeira aplicação de quimioterapia. Ela conversou conosco animadamente, apesar de um pouco pálida. Estava linda, toda produzida, com camisola comprida, olhos azuis risonhos e a linda cabeleira dourada!

Disse-lhe que Ricardo viria para visitá-la logo, mas ela brincou sugerindo que nós devíamos esperar uns dias, até que ela terminasse o tratamento que estava iniciando ali. Então, iria para casa e aceitaria que ele viesse cuidar dela! Pretendia comprar um pinico cor de rosa para que ele tivesse bastante trabalho diariamente, limpando-o a cada vez que ela o usasse! Confidenciou-me, ainda, com a inteligência de seu bom humor, bondoso, que não suportaria ficar careca! Assim, eu teria que providenciar uma linda peruca com cachos dourados, igualzinha aos seus cabelos, para quando ela precisasse dela! Eu lhe prometi, claro! Relatou-nos, ainda que, no dia anterior, havia recebido a visita de 51 pessoas queridas, sobretudo parentes de Pirinópolis, que lhe trouxeram tudo de que ela gostava de comer, inclusive frango com pequi!
Regina, Helga e Ricardo Abrahão, no Mosteiro de São Bento,
em S. Paulo, 2001.
Mais tarde, percebemos que ela queria que a gente saísse e ela acabou me pedindo que eu ligasse, assim que chegasse a casa, para a nossa amiga Maria de Lourdes e lhe pedisse encarecidamente que fosse visitá-la naquele mesmo dia! Eu devia preocupá-la, dizendo que ela estava muito mal para que ela fosse lá logo!

Eu o fiz, deixando recado com sua empregada de que Helga estava quase partindo...Assim, ela compareceu ao hospital no final da tarde, junto com o marido Dr. Salomão e o filho médico recém formado! Ela queria pedir a Lourdes Esselin que arranjasse emprego para o Ricardo, em Goiânia, conforme soube depois!

Todavia, durante aquela visita, ela realmente foi embora, deixando-nos o vazio de sua querida presença física!
“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”. Rubem Alves

sábado, 22 de janeiro de 2011

ARPOADOR - RIO DE JANEIRO


Arpoador, à noite e durante do dia!
Arpoador é o nome dado a uma praia e também a uma pedra situada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Localiza-se entre o forte de Copacabana e o início da praia de Ipanema, no posto 07. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros. A praia do Arpoador também é muito conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que, às vezes, conta com ondas grandes, propícias à prática do esporte.

O nome do local provém do fato de ali, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa. Na região do Arpoador encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além de ponto de recreação e lazer, o parque também serve de palco para apresentações de artistas conhecidos.

Arpoador, Praia do Diabo.
Freqüentado por surfistas até mesmo à noite, graças à iluminação especial, o Arpoador é um dos melhores pontos da cidade para apreciar o pôr-do-sol – a pedra descortina vista panorâmica das praias de Ipanema e Leblon com o morro Dois Irmãos ao fundo.

Ao lado fica a minúscula praia do Diabo, com ondas fortes. O Arpoador oferece ainda aparelhos de musculação, pista de skate e quiosques, além do parque Garota de Ipanema, com programação de shows de MPB, parquinhos infantis e encontro de cães escoltados por seus donos, em meio às árvores, durante o verão.

Arpoador, Posto Sete!
Todo dia ao passar pelo parque rumo às pedras que nos protegem do sol e nos abrigam entre as entradas e saídas do mar, nós passamos por um músico que pratica seus exercícios na clarineta ao ar livre! Inicialmente, pensei dar-lhe uma moeda, distraída que sou! Então, Aleixo me chamou à atenção. Se ele as quisesse não se sentaria ao fundo, muitas vezes de costas para a passagem! Mas é bom ouvir música erudita naquele ambiente, mesmo que sejam apenas exercícios! Isto faz bem à minha sensibilidade musical!


Arpoador, Rio de Janeiro, 22.01.2011.
Hoje, conversando com uma senhora, também amante do local, como nós, concordamos de que não existe praia melhor para o banho marítimo. Ela falava com experiência de suas múltiplas viagens, afirmando que nesta época o Arpoador ganha mesmo das famosas praias do Caribe!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TÊNIS DE PRAIA NA ORLA



Tenis de Praia, em Copacabana, Rio de Janeiro.
Quem passa pelo calçadão percebe a prática de novo esporte. Ele é praticado em uma quadra nos moldes do vôlei de praia, com uma raquete parecida com a de frescobol e uma bolinha igual à de tênis. Dizem que o beach tennis ou tênis de praia é febre na Itália, tem semelhanças com os três esportes e vem ganhando espaço nas areias cariocas. É a cara do Rio e tem tudo para se tornar o novo vôlei de praia!
O esporte tem as mesmas regras do tênis. A raquete é um pouco maior que a de frescobol e a bolinha um pouco mais leve do que a de tênis. Hoje, são cerca de 100 praticantes no Rio, em apenas quatro redes: duas em Ipanema e duas em Copacabana. Mas a estimativa é que, em dois anos, mais de duas mil pessoas estejam jogando o tênis na praia. Aliás, haverá um circuito de Tênis de Praia, aqui em Copacabana de 24 a 30 de janeiro. É o primeiro circuito carioca!
Beach Tennis, in Copacabana, Rio de Janeiro.
O tênis de praia também já revela talentos. Formada dois meses antes do Mundial da Itália, em julho, a equipe brasileira ganhou a medalha de bronze entre os 16 países participantes, ficando atrás apenas dos inventores do esporte, os italianos, e da França. Os praticantes dizem que é mais fácil de aprender que o tênis, pois não precisa de muita técnica e acrescentam que mesmo quem nunca jogou na quadra pode se sair bem!
Outra mania que já domina os parques europeus durante o verão é o slackline que também está espalhado por alguns trechos da praia de Ipanema. Basta ter dois coqueiros e uma corda resistente para começar a brincadeira! Ganha quem conseguir atravessar a corda inteira sem cair! Quem é adepto afirma que não se trata de uma competição, é só diversão mesmo! Vamos experimentar?

RIO TEM DOIS ANIVERSÁRIOS!

          Rio de Janeiro tem dois aniversários!

Regina e Aleixo, almoçando no restaurante Portugália,
no Largo do Machado, em 20.01.2011.
Depois do café, fomos ao Arpoador para nosso banho de mar matutino! A água estava maravilhosa e às 9h30 a praia já estava cheia. Estivemos ali por umas duas horas e voltamos para nos aprontarmos e sairmos novamente para o almoço, no Portugália, lá no Largo do Machado! Com o metrô aqui na esquina da Sá Ferreira, chegamos lá em instantes e saboreamos o nosso prato predileto: arroz com brócolis, coradas e pescadinhas fritas, acompanhadas de chope escuro.

Mais tarde faremos nova caminhada pelo calçadão de Copacabana. Queremos, ainda, visitar um casal amigo que mora na Paula Freitas!

Imaginem que o Rio de Janeiro é tão especial e por isso tem nome e sobrenome - São Sebastião do Rio de Janeiro - coisa única!

Regina e Aleixo, no metrô, no Rio. 
E melhor ainda, o Rio comemora seu aniversário duas vezes, a cada ano! Sim, porque o aniversário oficial acontece no dia 1º de março, fundação desta cidade, mas, hoje, dia de seu santo padroeiro - 20 de janeiro - muita gente comemora o aniversário do Rio, sendo até feriado!

Quem não gostaria de ter duas festas de aniversário sem mudar de idade? Ainda mais se puder ganhar presente de aniversário em duas datas diferentes? Isso acontece com esta cidade maravilhosa! São as homenagens, o feriado, verdadeira festa carioca. Então, parabéns Rio! Agradecemos a este mártir, nascido na França, por ser nosso santo protetor. E a Oxossi também, que, no sincretismo religioso, é São Sebastião e está ligado a pessoas joviais, rápidas e espertas, assim como os cariocas no Rio de Janeiro.

ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO


ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO PELO RIO DE JANEIRO

São Sebastião, que a vós temos profundo amor e veneração, exaltamos a Deus por ter-Vos levado a tamanho grau de santidade.
Padroeiro dos que sofrem epidemias, pedimo-vos nestes momentos por quais passam o nosso mundo, com promessas de guerras nucleares, vossa intervenção.
São Sebastião, vós que fostes eleito como padroeiro do Rio de Janeiro, intercedei junto a Deus pelos seus habitantes para que corrijam os maus costumes, principalmente da moralidade, fazendo-os crescer em virtudes e santidade.
Por Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

Regina, lembrando São Sebastião!
Amanhã, quinta-feira, será feriado aqui no Rio! Dia de São Sebastião! Ele é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra! Por isso, neste momento, católicos apelam por sua intercessão junto às vítimas da região serrana no Rio e no mundo!

Imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio!
Sobre a história do Rio de Janeiro, sabemos que no dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Duzentos anos adiante, em 1763, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país. Devido às guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Príncipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fato histórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.

A economia da cidade foi impulsionada a partir do século XVII pelos ciclos da cana de açúcar, do ouro e do café. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro é, após São Paulo, o segundo pólo industrial do Brasil, está entre os primeiros do turismo, além de ser o principal centro cultural do país e importante centro político.
Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, mar e serra!
Povos europeus, principalmente portugueses, misturando-se com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõem a população de mais de seis milhões de CARIOCAS, como são chamados os habitantes da cidade.

A cidade do Rio está situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas e é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BAÚ DE INFORMAÇÕES - COPA


Regina, na praia de Copacabana,
 em 16.01.2011.
A vida cultural do Rio está sempre animada. A Folia de Reis, da Comunidade Morro de Santa Marta, aconteceu aqui, dia 8 de janeiro.

Para manter a tradição carnavalesca da cidade, vai acontecer também, no posto seis de Copacabana, dia 6 de fevereiro, o Carnaval das Culturas. O evento consiste no cortejo de tradições culturais com resgate dos antigos carnavais. Assim, haverá batalha de confete e banho de mar à fantasia, como também concurso de fantasias de papel.

O Parque Natural Orla de Copacabana está sendo reconstruído e acaba de receber novas mudas. A paisagem já começa a ficar ainda mais bonita com esta e outras iniciativas, visando à reconstrução da cidade. Depois da pacificação das comunidades, a gente sente maior confiança em transitar pela cidade! Estão sendo feitas várias obras e o asfalto do bairro de Copacabana está sendo melhorado.

A cada dia, durante o nosso banho de mar no Arpoador, vemos a presença da Rádio Oi FM ali que promove shows no Parque Garota de Ipanema, animando o ambiente com boa música e extensa programação.

Regina, próxima ao Posto 5, em Copa.
Na praia de Copacabana podemos ainda observar a Escultura Multicultural de Areia que atrai olhares dos freqüentadores do calçadão.

Gosto muito dos jornais quinzenais distribuídos gratuitamente: Posto Seis, Via e outro do Flamengo, cujo nome esqueci agora.

Neste verão, a Biblioteca de Copacabana promove exposição de livros infantis nas férias com o tema: Férias, destino aventura! Está acontecendo na Biblioteca Municipal Infantil Max Feffer que funciona, desde 2007, em uma casa construída em 1929, conhecida como “casa sem janelas”, art-déco. O imóvel foi tombado em 1995 e restaurado visando tornar-se espaço de leitura. No mesmo local funciona outra biblioteca para adultos chamada Carlos Drummond de Andrade.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DOM QUIXOTE E EU


Regina quixotesca
Influenciado pela leitura de diversos contos sobre a cavalaria medieval, o fidalgo Dom Quixote de La Mancha, hoje reencarnado como Regina, parte em busca de aventuras! Com uma imaginação muito fértil, passa por situações maravilhosas. Chega, por exemplo, a lutar contra gigantes moinhos de vento, sempre tendo ao seu lado o fiel escudeiro Sancho Pança, agora, o seu querido Lei.

Aleixo, Regina e Rafinha, junto a moinho holandês!
Imaginem que resolvi fazer uma boa ação no dia de meu aniversário! Desisti de ir à praia e saímos lá pelas 9h para pegar um ônibus até a Cruz Vermelha, no Centro, passando pela Lapa. Ele demorou a vir, mas chegou.
Na Cruz Vermelha me disseram que para eu doar sangue seria no Hospital do Câncer I, bem perto. Fui lá, claro, com meu escudeiro! Inscrevi-me e fiquei aguardando a minha vez, depois da triagem inicial. O ambiente estava cheio, por isso, para ter direito a permancer sentado, não se podia levantar, nem para o suquinho à disposição dos doadores!

Quatro horas depois perguntei à atendente se havia muitos na minha frente ou se daria tempo para eu almoçar e retornar. Ela foi olhar e me disse que sim, havia, ainda, muita gente antes de mim. Entreguei-lhe a ficha e lhe disse que talvez só voltasse outro dia. Ela me falou que terei de começar tudo de novo! Mais uma tentativa quixotesca!
Todavia, esta noite vamos sair e comemorar o meu aniversário. Aliás, desde cedo tenho recebido telefonemas e mensagens gentis de amigos e familiares! Começou com uma cesta de minha irmã Clélia que está em GYN!  E estou feliz, mesmo meio frustrada por não conseguir vencer meus moinhos! Hehehe
Abreijos / Regina

ACONTECEU EM 17 DE JANEIRO

 
Regina, 2010.
1706 - Nasce Benjamin Franklin, cientista e diplomata norte-americano.
1793 - A Convenção Francesa decide por um voto de diferença, com 361 a favor e 360 contra, a pena de morte do Rei Luis XVI.

1817 - O General José de San Martín, junto de 4 mil homens, inicia cruzada na Cordilheira dos Andes para a conquista do Chile.

1910 - Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão.

1912 - O explorador inglês Robert Scott chega ao Pólo Sul.

1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.

1933 - O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da independência das Filipinas.

1934 - Promulgada, na Alemanha, a nova Carta de Trabalho.

1943 - Segunda Guerra Mundial: recomeça a ofensiva britânica na Líbia.

1945 - O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria. Durante a Segunda Guerra Mundial, forças soviéticas e polonesas liberam Varsóvia, a capital da Polônia.

1948 - Nasce esta blogueira!

1954 - Milovan Djilas, presidente da Assembléia Federal e vice-presidente da República da Iugoslávia, é destituído de seus cargos.

1958 - Êxito no primeiro teste do míssil americano Polaris. Os submarinos passam a se equipar com ele.

1961 - Assassinato em Katanga do dirigente do Congo, Patricio Lumumba, um dos principais nomes da Independência do país.

1962 - Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.
1964 - Nasce, em Chicago, Michelle Obama que seria mais tarde a primeira dama dos EUA.
1966 - Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.

1969 - Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine, na Inglaterra. Poucas músicas deste disco são inéditas. As suas faixas em maioria são músicas orquestradas e compostas por George Martin e fazem parte da trilha sonora do desenho Yellow Submarine. Em 1999, o desenho foi lançado em DVD.

1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, provoca a morte de vinte e nove pessoas. Cerca de mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.

1983 - A Nigéria expulsa dois milhões de imigrantes ilegais vindos de Gana.

1984 - Abertura, em Estocolmo, da Conferência sobre Desarme na Europa, em que participaram representantes de 35 países.

1987 - 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.

1991 - O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.

1994 - Um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, causa 54 mortes, 5.420 feridos e a perda de US$ 35 milhões.

1995 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.

1996 - O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai a julgamento por acusações de corrupção alegadas por seus oponentes políticos.

1997 - Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.

2011 - Mais um aniversário desta blogueira! Também da Michelle Obama!


Regina sendo fotografada com cesta enviada pela irmã Clélia e filhos,
dia 17 de janeiro de 2011.
Bem, fui acordada com o interfone. Era o porteiro avisando que havia um cesta de café da manhã para mim! Fiquei feliz e quis ser fotografada! Era de minha irmã Clélia  a quem agradeço aqui! Acho que ela  está em Goiânia, hoje! Há dois anos apareceu aqui nesta data nos surpreendendo agradavelmente!


domingo, 16 de janeiro de 2011

INFERNO E PARAÍSO ASTRAL

Regina, no Rio, na véspera
de seu natalício!
Inferno astral é o período anterior ao seu aniversário que gira em torno de 52 dias. Ele se repete todo ano, pois é a época em que a gente estava se preparando para vir para este plano. É um período em que as atitudes tendem a ser impulsivas. Deve-se, portanto, aguardar que o período passe para tomar atitudes que possam definir os rumos de nossa vida. No entanto, é favorável para assuntos de curta duração, como jogos, por exemplo.

Paraíso astral são os 52 dias após o aniversário, pois a gente está reiniciando mais um ciclo, é o tempo para dar início a tudo que possa ser duradouro, é um período que propicia encontro consigo mesmo, segurança em nossos atos. Deve-se levar em conta uma variação de dois dias na transição. Muitos astrólogos falam em apenas 30 dias antes e depois, para inferno e paraíso, especificamente.

Hoje sinto uma pequena contradição: minha alma está começando a sentir que precisa expandir-se para novos horizontes, conhecer novas pessoas, fazer novos contatos, aprender coisas novas, ir para lugares não antes navegados. Todavia, o sol na quarta casa de meu mapa me informa que ainda não é tempo, mas logo poderá ser. Percebo, neste período, certa abertura de novos canais: as pessoas que me buscam, as promessas de novos estudos, de experiências ou de passeios e viagens.

Sinto que esta fase é boa para o  planejamento daquela que virá depois, daqui a alguns dias, que envolve mais movimento! Mas ainda tenho que passar pela fase de lua cheia, pela desestabilização emocional temporária para, então, abraçar o período posterior, mais alegre e luminoso! Meu paraíso astral! Assim está feito!

Lei e eu, no Jockey do Rio, em 15.01.2011.
E amanhã é meu aniversário de chegada a este orbe! Minha mãe costumava dizer que naquele dia chovia muito! E sempre gostei de chuva! Todavia, o sol brilha lá fora e favorece os nossos passeios e banhos de mar!

Ontem à tarde fomos ao Jockey e Aleixo escolheu um cavalo para fazermos a nossa fezinha! Era UTAP, o número oito, do terceiro páreo! Queria que ele jogasse uma soma maior, mas ele não quis arriscar muito!

Imaginem que ganhamos e saímos de lá com seis vezes mais do que jogamos! Dizem que os patos sempre ganham no início e eu preferi vir embora com a sensação da vitória! Foi tão bom!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA


Regina, no Rio, em 14.01.2011. 
O tempo continua bom aqui em Copacabana e temos ido à praia para nosso banho diário todas as manhãs. A temperatura tem estado em torno de 28º C.
A tragédia na região serrana do Rio mistura a catástrofe natural com a irresponsabilidade pública e a ignorância, aliás, algo comum nas catástrofes brasileiras. Basta ver o que fala o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio, o CREA-RJ. Esta entidade afirma que há pelo menos dois anos adverte as cidades da região serrana sobre as ocupações irregulares, mas, sem efeito, pois nem tiveram retorno.

Segundo a entidade, falta qualquer planejamento urbanístico, o que contraria interesses econômicos de condomínios de alto luxo. Ou a disposição de arrumar briga com os mais pobres. Claro que se soma a isso a ignorância: prefeituras, de acordo com o CREA-RJ, não teriam profissionais qualificados para evitar a construção de casas em áreas de risco.

Daí se vê, como sempre, como o descaso é uma tragédia permanente no Brasil!

Fúria das águas transforma ruas em rios, na região serrana do Rio.
O carioca é solidário. Basta assistir aos noticiários para ver como tantos tentam ajudar da melhor maneira possível. Mas é preciso que entidades tomem atitudes preventivas para evitar novas tragédias!

Hoje, Aleixo e eu juntamos algumas roupas e material de higiene para levar a um dos postos de coleta. Pretendemos, ainda, ir até a Cruz Vermelha, doar sangue em benefício das vítimas. E, a cada vez que vou junto ao mar, faço preces em benefício daqueles que foram atingidos e também de seus familiares e afins!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SOBRE O JOCKEY CLUB

Regina, Rio, 11.01.2011.
O Jockey Club Brasileiro foi fundado em 16 de julho de 1868 por um grupo de cidadãos interessados em corridas de cavalos, entre os quais o conde de Herzberg, o Major Suckow, Costa Ferraz, Henrique Possolo... Em 6 de março de 1885 surgiu o "Derby Club", tendo na sua presidência o Dr. Paulo de Frontin. Foi instalado numa grande área onde, hoje, se situa o Estádio Mário Filho, o Maracanã.

O Derby Club funcionou 47 anos quando se fundiu com o Jockey Club, para surgir o atual JOCKEY CLUB BRASILEIRO, em 1932, tendo seu prado localizado na Gávea. No dia 11 de julho de 1926 foi inaugurado o Hipódromo Brasileiro, hoje conhecido como Hipódromo da Gávea.

Em 1933, a 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil, com dotação de 300 contos de réis, tendo sido vencedor o cavalo "Mossoró", que, segundo se fala, quase foi levado no colo pela multidão que estava presente ao hipódromo e vibrava com a vitória do Tordilho. Concomitantemente, foi instituído o Sweepstake, a famosa loteria, que tanto sucesso havia alcançado na Europa.

Aleixo e Regina, no Rio.
Hoje, o Jockey Club Brasileiro realiza as suas corridas às segundas-feiras a partir das 18:15, às sextas, a partir das 17:00, e, aos sábados e domingos, a partir das 14 horas, tendo sempre uma prova clássica, nas quais se apresentam os melhores cavalos.
De todos os Grandes Prêmios realizados nos diversos hipódromos brasileiros, o Grande Prêmio Brasil, marcado para o mês de agosto, tornou-se a prova de maior expressão do turfe nacional, além de ser conhecida mundialmente. Em dia de sua realização, o Hipódromo da Gávea recebe mais de 50.000 pessoas.

O portão principal do Jockey Club fica na Praça Santos Dumont, na Gávea. É bom procurar conhecer os principais termos do turfe para que se possa participar com algum entendimento dos eventos. Basta entrar no site do Jockey e selecionar o link  - aprenda a apostar nos cavalos!


Corrida de cavalo no Jockey daqui.