quinta-feira, 31 de março de 2011

VIAGEM MÍSTICA AO PERU

Regina, em Machu Picchu, maio de 1997.
Há muito tempo eu desejava conhecer o Peru e, em 1997, apareceu essa oportunidade. Na realidade, saímos duas vezes com este destino, em março e em maio. A primeira foi frustrada, não conseguimos embarcar devido à falta de comprovante de vacina. Como houve falha da agência de turismo, permitiram que viajássemos novamente algum tempo depois, reembolsando-nos, inclusive, o trecho até São Paulo que já havíamos utilizado na primeira tentativa.
Regina com guia místico em Machu Picchu.

Foi uma das mais apaixonantes viagens que já realizei nesta vida! Era um pacote, mas fizemos algumas alterações, desistindo de ir à Bolívia e permanecendo mais um dia em Machu Picchu que era o nosso alvo favorito.

Foi incrível o que sentimos lá! Era como se estivéssemos voltando no túnel do tempo. Conseguimos um guia místico que nos conduziu pelos locais considerados mais energéticos e fomos harmonizadas em cada chakra daquele espaço mágico.


Foto tirada em Machu Picchu, 1997.
Quando o guia nos acompanhava apresentando cada pedacinho sagrado com sua história, algumas vezes eu acessei altares, cuja entrada a maioria desconhece, como se já tivesse realmente habitado ali em vidas anteriores. Quase à saída de Machu Picchu, uma condor nos sobrevoou por bastante tempo como se estivesse nos saudando de alguma forma...

Foi interessante ingerir o chá de coca para nos adaptarmos à altitude. Algumas pessoas têm problemas com esta alteração, mas não sentimos nada diferente. Claro, que fomos preparadas com o floral específico para estas ocasiões. E minha energia feminina ficou deslumbrada com os mercados de Cuzco de onde eu saía carregada de pacotes e feliz da vida!
Imagem de Machu Picchu, em maio de 1997.
O Peru é uma verdadeira mistura das tradições das civilizações pré-colombianas com a cultura espanhola que formaram uma terra colorida e muito diferente do que nós brasileiros estamos acostumados. Monumentos históricos, igrejas, monastérios, casarões coloniais e sítios arqueológicos contrastam com paisagem de cordilheiras nevadas, montanhas cultivadas em sistema de terraços, florestas tropicais, desertos, praias do pacífico e até com o maior lago de altitude das Américas.


Regina, no Peru, 1997.
Apesar de o país ter um território com mais de 1,2 milhões de quilômetros quadrados é possível atravessar o Peru em alguns dias. De trem, de ônibus ou carro, percorrem-se vales com montanhas enormes, cruzando pequeninas vilas com casinhas de pedra, daquelas onde a civilização ainda não chegou. De barco, navegam-se pelo Lago Titicaca com suas ilhas flutuantes, reservas marinhas repletas de fauna e rios da Amazônia. A pé, pisam-se caminhos construídos pelos incas e trocam-se experiências e sorrisos amigos com descendentes deles, gente que de muitas maneiras continua usando a língua, as roupas e os costumes de seus ancestrais. Já no litoral, os surfistas enfrentam as ondas mais perfeitas do planeta. O Peru é um destino maravilhoso onde todos deveriam conhecer e desfrutar de sua energia única. Nós fizemos um pacote simples, aéreo, com passagem em Lima e Cuzco. Mas pretendo voltar lá em breve.
Regina e Helen, em Cuzco, 1997.
Machu Picchu consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais. A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade.

Regina e Helen, em Lima, Peru, 1997.
No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a histórica inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.
Helen foi minha companheira de viagem. Tínhamos compartilhado dois sonhos específicos tempos atrás. Imaginem que, ao chegarmos a determinados locais, reconhecemos o espaço onírico visitado em nossos sonhos! Foi mágico!


quarta-feira, 30 de março de 2011

LEMBRANÇAS REAIS DO BAÚ

Regina, 2011.
"Nada jamais continua. Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança das outras vezes perdidas, atiro a rosa do sonho nas tuas mãos distraídas." Mário Quintana

Bené veio morar lá em casa quando eu tinha uns treze anos. Mamãe acolheu nesta mesma época outra moça que havia fugido da fazenda de seus pais – a Elza. Esta ouvira no rádio a divulgação das obras desenvolvidas pelo Centro Espírita, vindo para Goiânia. E minha mãe a trouxe também para nossa casa. Marco, Clélia, Bené, Elza e eu estudamos no Lyceu de Goiânia, a partir de 62. Pela manhã iam a Clélia e a Elza e, na parte da tarde, a Bené e eu. Assim, havia sempre duas pessoas que podiam ajudar nas tarefas domésticas e tomar conta das gêmeas que eram pequenas.

Bené e minha mãe - Dona Didi - em Caldas
Novas, 1997.
Minha convivência com a Bené me fez um bem enorme. Eu era tímida, meio complexada por excesso de peso e ela, apesar da pouca diferença de idade, exercia o papel de mãezona. Ela preparava uns mexidinhos que nunca esquecerei! Usava os restos de comida do jantar do dia anterior! Nós brincávamos e até lutávamos fisicamente no chão desgastando a nossa energia bloqueada. Ela era minha confidente e eu compartilhava com ela os meus sonhos e amores platônicos. Lembro-me de um moço que eu encontrava quando ia para o curso de inglês e a quem eu apelidei de good afternoon. Eu nem tinha coragem de parar para conversar com ele, mas passava sempre por onde ele estava e nos cumprimentávamos desejando ao outro - boa tarde - em inglês!
Bené me estimulava a cultivar amizades e isto foi muito positivo em minha vida. As nossas conversas eram sem fim e sei, hoje, que eram terapêuticas! Quando nós duas morávamos no centro da cidade bem mais tarde, costumávamos fazer caminhadas diárias em que conversávamos o tempo todo. Isso ainda acontece quando vou visitá-la em Caldas Novas! Ah, aos quinze anos Bené queria ter o cabelo mais claro, meio ruivo e costumava enxaguá-lo com chá de casca de cebola...

Taninha, Clélia, Professora Maria Helena Café, Iris Rezende Machado
e Bete,  no IEG, 1968.
Minha mãe tinha o hábito de, à época da colheita, trazer sacos de milho da fazenda para a gente fazer pamonha! Fazia muita sujeira em casa, mas como era boa aquela trabalheira cúmplice! E que delícia o tempero inigualável de seu curau, das pamonhas de sal e doce, do bolo assado. Mais tarde eu repeti a façanha algumas vezes em minha casa e na fazenda do Maranhão. Hoje prefiro visitar a Pamonharia Frutos da Terra!

Bem, dizem que meus bolos são muito bons! Eu adoro cozinhar, desde que não seja diariamente! Mas foi com Dona Didi que aprendi a fazer bolos! Eu era ainda adolescente quando ela me disse que meus bolos estavam melhores que os que ela fazia e, a partir de então, era eu que cuidava dessa tarefa semanalmente, até me casar em 1969.
Celina, Regina, Sônia, Júnior, Clélia, Luiza e filho,
na chácara Shamballa, em 2005.
Eu tinha verdadeira paixão por meu primo Luiz Roberto. Aos quinze anos tive a minha festa e lembro-me de que dancei a valsa com ele. Infelizmente, ele morreu nesse mesmo ano em um acidente de avião. Eu me culpei por bastante tempo porque ele havia passado lá em casa numa tarde... Tinha estado fora de casa desde muito cedo, fazendo o seu alistamento militar. Minha mãe não estava presente e eu poderia ter feito um omelete para ele, mas não o fiz... Vejam as bobagens com que os adolescentes se preocupam e por que sofrem!

Eu não cursei o terceiro ano do Normal. Prestei supletivo e ingressei na Federal, após passar no vestibular. A turma do terceiro ano da Clélia não aceitou o paraninfo imposto pelo regime ditatorial da época e fizeram formatura à parte, tendo o Iris Resende Machado como padrinho. Neste mesmo tempo,  68, eu já estava na faculdade cursando o primeiro ano do curso de Letras. Eu lecionava no Centro Cultural Brasil EUA há algum tempo. E meu sonho era viajar para o exterior. A UFG entrou em greve e viajei com a Inês de Godoy.

Postal adquirido na Cidade  Luz, em 1968.
Essa primeira viagem à Europa era a concretização de um sonho acalentado desde criança. Nunca esquecerei tudo que vivi – sonhos, aventura e ilusão, recheados e cobertos com muita imaginação!
Minha primeira visita a Paris, Londres e outros dez países, incluindo as duas Alemanhãs da época! Lembro-me de que trouxe da Espanha uma peruca para mamãe, um xale de renda branca que foi vendido para presentear a dona Maria Helena Café e um terço de pétalas de rosa que eu quis dar para a Mãe Francisca. Fiquei muito decepcionada quando ele foi repassado à minha irmã Clélia. Afinal, os espíritos não precisam de coisas materiais! Hehehe

COISAS DO CORAÇÃO

By Aleixo Nuss de Oliveira

Aleixo, no Caimi,  Goiânia, 2003.

Vendo que o tempo passava, de certa forma já saturado de procurar o amor idealizado para um futuro que seria perfeito, parti para uma decisão do tudo ou nada, pois não mais acreditava naquela paixão pela companheira perfeita. Sendo eu pessoa muito introvertida e acreditando sempre que jamais deveria ferir os sentimentos de alguém, não me dava conta de que eu era peça rara, pois deixava meus próprios sentimentos de lado para não correr riscos de causar sofrimentos. Antes de minha partida para a Austrália, havia me relacionado, sem compromissos mais sérios, com uma jovem. Esse relacionamento foi muito marcante para mim, pois sentia algo muito forte, contudo, era apenas ilusão. Para ela eu seria apenas um extra, fui descobrindo aos poucos, já que ela era noiva de outro e planejava seu casamento. Não aceitei continuar com o jogo e pretendia sair do Brasil.
 
Aleixo em Ibadan, cidade próxima de lagos,
na Nigéria, 1976.
Andei pelo mundo por vários anos, tive uns poucos relacionamentos sem importância, sendo que apenas um, em Londres, teve certo significado, sem deixar marcas ou ressentimentos, pois teve um princípio, um meio e um fim, foi bem resolvido para mim. Quando voltei ao Rio de Janeiro, tentei realizar um sonho que me acompanhava desde antes de minha viagem para a Austrália, mas acordei, ou fui acordado, vi que era apenas sonho, a realidade estava falando muito mais alto. As estradas não trilhadas neste intermédio apenas serviram-me de frustração e aprendizado.

Aleixo, partindo do Rio, em 1969.
Pode parecer, e parece, coisa de louco, mas jamais andei em linhas retas, apesar de ser julgado, psicologicamente, de “rígido”. Era do tipo capaz de comprar um jornal ou livro, como fiz uma vez, em hebraico, e fingir que estava lendo, enquanto viajava de ônibus. Meu sonho era viajar pelo mundo, aprender Inglês, encontrar meu grande amor, chegar não se sabe lá onde, o que, de certa forma concretizei. O Inglês eu aprendi, parte do mundo bem que conheci. Tanto que uma boa parte daquilo que eu inicialmente escrevi durante minha estadia em outros países foi em Inglês, pois recusava comunicar-me em português ou ter relacionamentos com brasileiros ou portugueses.

Vejam, por exemplo, o texto abaixo e perdoem-me os que não sabem Inglês, mas preferi deixar no original:

It’s July, 1971. After a few months in Lisbon, where I lived and worked for the “Folha Noticiosa de Lisboa” as an assessor and translator to the owner, Gal. Antonio Caldeira Lupi, who’d been the Portuguese Army commander in Angola and Pres. Marcelo Caetano’s journalist. Despite all opportunities offered to me in Portugal, I decided to continue my wanderings started in Sydney, Australia. It’s funny, but since I left Brazil in 1969 I have this feeling that I should write in English and/or Portuguese whenever my mind says so.

João Nuss e Benedita Gimenez Nuss, avós maternos do Aleixo,
em  1968, na sede da fazenda da família.
On my way to London my ship had a stopover at the Rotterdam Port. It moored and departed in the same day, but I had the chance to visit the city for a while. Arriving in London, I had to help a Spanish guy whom I met in Southampton, before leaving to London by train. Found him a taxi and tried to help him the best I could. After this I had to call Nick, a trip pal I’d met on the ship from Cape Town to Lisbon. First I phoned his job then his residence where I found him. After a little chat he told me to get on the train to Kings Langley Station where he’d meet me, for I’d asked him to find me a place to stay when I arrived in London.


Aleixo, Regina e Dona Therezinha Santos, Casa Pueblo,
Punta del Leste, 01.01.2011.
When I arrived at Kings Langley Station there he was, I got out of the station we went to a parking lane where he had his car parked. I put my luggage on the back seat and shook his hand. He drove out to somewhere I thought was a hotel but it was his parents’ home, a cottage with a nice garden in Hertfordshire. I could hardly believe he was being so kind to me, just a sea traveller colleague. All I expected was him to find me a boarding house. So, we went into his family home, he introduced me to his father and mother, a very educated and friendly couple. Nick took me upstairs and showed me the place I would sleep in, a big, clean room with two single beds and two wide windows. There were nice furniture and fixtures with lots of books. Then I was shown the rest of the house. Nick’s father one of those very English personalities and was a lawyer at Her Majesty's Court (Gray’s Inn) in London. Every time we sat for meals we should talk about a specific subject decided on at the table. Even though my spoken English was good, this was new to me, a simple mortal.

segunda-feira, 28 de março de 2011

BAÚ DE MEMÓRIAS


Regina vasculhando seu baú de memórias,
2011.
Sempre fui muito amiga da Helga e fiquei feliz quando ela se casou pela segunda vez e passou a cultivar novamente a esperança de ser mãe. Seu companheiro Uárian era um grande pianista e tinha uma chácara próxima de Goiânia, descendo pelo antigo bairro do chamado Palmito. Ele nos convidou para jantar lá algumas vezes e éramos muito bem recebidos com música de excelente qualidade e a presença de muitos amigos que esperavam pelo pato de que ele se orgulhava de preparar. Isso demorava bastante devido ao seu espírito artístico...

Na realidade, ele chegava, acordava o caseiro pedindo que pegasse os patos e os limpassem. Então, ele "engessava" cada pato com sal e o assava na grelha. Claro que isto levava quase a noite toda. Como Helga nem eu nunca bebemos álcool, ficávamos conversando e era bastante agradável. Lembro-me de que meu ex e eu levávamos Otávio e Fábia que eram pequenos. Eles dormiam a caminho da chácara no carro, lá nós os colocávamos na cama e eu ficava velando o seu sono enquanto conversava com minha amiga.

Regina, Didi, Otávio, Fábia e sobrinhos, 1974.
Antes dessa época, quando ainda estava grávida de meu primeiro filho, costumávamos sair com dois casais amigos: Divina e Baixo, Dora e Edésio. Nós saíamos juntos para beber chope e comer algum tira-gosto e eu enjoava o tempo todo, mesmo tomando o bendito comprimido Debendox, receitado pela minha ginecologista da época, a doutora Iraydes.

Difícil esquecer a calma da minha amiga cientista – Divina. Sua mãe fazia a tanga do Tarzan para seus filhos e eles brincavam subindo nas árvores de sua casa no setor Pedro Ludovico. Isto acontecia aos domingos, enquanto esperávamos o almoço que ela preparava tão bem! Era o único momento que ela tinha de estudo para seu curso de biologia e ela se desligava, estudando absorta, enquanto a gente acompanhava as artes de seus filhos com o coração nas mãos.

Quando eu estava esperando o Otávio, tínhamos uma chácara na estrada velha de Piracanjuba. Eu assistia às aulas na faculdade até a quinta à tarde e, depois, pegava o ônibus e descia no restaurante Porta Aberta, no Km 57, da BR 153. Álvaro estava me esperando por lá com um cavalo. Eram apenas quatro quilômetros até a fazendinha, mas havia algumas lombadas na estrada de terra. Ele ia a pé e eu montada. Isto aconteceu até os sete meses da gestação. Lembro-me de que algumas vezes a Divina e o Baixo  nos visitaram lá e este elogiou os canapés que eu preparava. Bené e Raimundo também foram passar um final de semana conosco quando seu filho Aurélio tinha poucos meses de idade.

Morávamos nos fundos deste prédio do CEIC.
Muitos dos filhos de Dona Didi moraram algum tempo, depois de casados, no barracão nos fundos do centro espírita. Papai, quando doou o lote para a instituição, havia construído uma moradia para o zelador que acabou se desligando do centro posteriormente. Eles preferiram não alugar o imóvel por questões energéticas. Eu morei lá por duas ocasiões, antes de depois de morar no Maranhão. Acho que o Marco, o Júnior e a Celina também o fizeram com as devidas famílias!

Eram tempos difíceis. As crianças estavam pequenas, cursava a minha graduação em Letras e lecionava paralelamente. Tínhamos muitas dificuldades financeiras e, frequentemente, eu ficava sem empregadas para me auxiliarem. Um dia, estava tão cansada e revoltada que juntei todos os meus poemas e os joguei pelo muro no lote vazio ao fundo. Quando a tempestade passou e chegou a bonança eu me arrependi de minha impulsividade. Mas era tarde demais! Alguns desses poemas puderam ser publicados porque minha colega do curso normal que mora nos EUA veio visitar-me, no final de década de oitenta, e me trouxe cópias de alguns deles que ela havia guardado. Estão no meu primeiro livro  de poesia – Presente de Meiga.

Divina, seu neto Luis Gabriel e eu, no dia de meu
aniversário em 2004.
Meu ex marido não tinha qualquer dom para ajudar-me com as crianças pequenas. Uma vez eu consegui convencê-lo a dar a mamadeira para a Fábia, enquanto eu cuidava do Otávio. Bem, minha filha estava cheia e ele forçou para que ela tomasse o restinho final da mamadeira. Ela vomitou no pai e ele ficou de mal de mim! Tirou toda a roupa suja, jogou no chão, trocou-se e foi para o jardim, xingando-me, cheio de razão! Eu fui correr atrás do prejuízo como sempre acontecia...

segunda-feira, 21 de março de 2011

ALEIXO POR ELE MESMO


Aleixo Nuss, no lago das Cabanas dos Pirineus,
em 2003.
Conheci meu marido Aleixo bem no início de 2002. Eu havia morado em São Paulo por quatro anos para fazer o meu doutorado em literatura e estava de volta a Goiânia, sem conseguir terminar a minha tese.
Como estávamos distantes, trocamos muitas mensagens virtuais e a sua maturidade emocional me conquistou. Usamos o MSN e o Skype algumas vezes, mas ele não gostava muito e preferia visitar-me pessoalmente. Também fui vê-lo no Rio antes de nos casarmos. Em breve resolvemos nos unir e isto aconteceu há cerca de nove anos atrás, primeiramente numa igrejinha junto ao mar, em Saquarema, RJ, depois, aqui. Lembro-me de que quando voltávamos do cartório goiano, nosso carro estragou, chamamos o seguro e voltamos para casa dentro do corsa, em cima do reboque.
Arthur voando com papai Aleixo, 1981.
Arthur com sua filha Ana Helena, a netinha do Aleixo, 2010.











No início estranhei a convivência. Eu tinha estado  divorciada por mais de cinco anos e habituada a viver sozinha no meu apartamento. Mesmo na época de casada, meu ex ficava sempre fora e eu era bastante independente. Todavia, nosso relacionamento foi sendo construído aos poucos. Companheirismo, apoio mútuo, sinceridade, amor genuino, abençoado pelo cósmico, como eu sonhara. 
Aleixo e Regina, 2004.
Minha imaginação fez com que ele passasse a compartilhar experiências até então inusitadas para ele, como cursos acadêmicos ou holísticos, inúmeras viagens. Isso nos aproximou muito.
Com o tempo passamos a fazer a maioria das coisas em conjunto e nossa cumplicidade cresceu. Hoje, não consigo imaginar a minha vida longe de meu companheiro querido.
Falar do Aleixo daria um livro. Então, pedi que ele me repassasse pequena parte de sua autobiografia inédita que ele começou a escrever em 1972 e ainda não terminou. Então, vejamos, – Aleixo - por ele mesmo!

TÃO PERDIDO E, AO MESMO TEMPO, REALIZADO...

Aleixo, ainda no Rio, em 1969.
Tudo que estou escrevendo, apesar de ser impossível falar numa ordem cronológica e na íntegra, é mais como se fosse uma conversa, um desabafo, uma reflexão, quando se fala e se conta das coisas narráveis e inenarráveis de nossa vida pelas estradas trilhadas e não trilhadas. Saudoso, quem sabe, dos tempos que já se foram, aventureiros e inocentes, com muitos inícios, interrupções e fins.

A leitura dessa história, para muitos, nada vai significar, não passa de palavras, frases, que alguém escreveu sem um princípio, sem um meio, sem um fim. Não é um romance, um drama, uma ficção, uma autobiografia, é, talvez, tudo isso numa miscelânea. Porém, pode ser um pouco de cada, uma salada tal qual é a vida de todos nós, nessa imensa “floresta”, em sentido amplo, nesse nosso planeta Terra.

UMA HISTÓRIA QUE PODERIA SER LONGA

Aleixo e sua filha caçula - Bel - a fisioterapeuta
da família, em Natal, RN.  junho de 2010.
Essa história começou com o nascimento do menino “Lexin Maluquin” no mês de julho de 1941, enquanto a Europa fervilhava, levando a termo uma das mais horrendas histórias da humanidade. Sua história começou numa casinha de pau-a-pique coberta de sapê, à beira de um córrego chamado “Valão” da Capivara, pois até hoje existem algumas dessas habitações naquela região. Este córrego não é uma vala, e sim um riacho que deságua no Rio Muriaé, onde, por sinal, Lexin iria aprender a nadar e a pescar, em sua preparação para fazer suas notórias estripulias futuras.

Quando Lexin era criança a região da Capivara era bem movimentada pela produção de café, milho, feijão, arroz, entre outros. Como de costume na época, quando muito pouca coisa era industrializada, o berço de Lexin era rústico, feito de lascas de bambu trançado, pendurado por quatro cordas amarradas na travessa da casa, também construída dentro dos parâmetros ecológicos, como se classificaria hoje em dia, só que por falta de opções.

Aleixo, Regina e seu filho engenheiro - Otávio,
em 2003. 
Ele ficou pouco tempo no berço, logo que aprendeu a engatinhar já fugia pelo campo afora, não importavam as surras que levava das formigas, de marimbondos, abelhas e outros insetos... Sua gana pela liberdade era surpreendente, ele precisava ir, não importava para onde, segundo contam seus tios, tias e velhos conhecidos. Quando ele tinha uns dois ou três anos de idade era difícil achá-lo dentro de casa, sumia pelas matas virgens e campos. Suas experiências junto à natureza eram das mais variadas, melhor não entrar em detalhes. Sua mãe já nem se preocupava muito, tal era sua determinação em tomar suas próprias decisões. Por sorte, sobreviveu!


Aleixo em Ibadan, na Nigéria, em 1975.
Naquela época quase nada era comprado em lojas, ou melhor, nas vendas. Com exceção do sal e alguns temperos, tecidos rústicos de algodão para fazer roupas e outras pequenas coisas feitas pela sua mãe. Tudo era cultivado e pode-se dizer que as famílias viviam de maneira auto-sustentável. Ele era de porte franzino, mas de uma capacidade muito grande para inventar suas próprias diversões, os brinquedos que inventava eram dos mais variados, carrinhos puxados a besouros, arco e flecha, balanços de cipó, gangorras, entre outros.

Seus limites, nos primeiros anos de vida, era a floresta, em forma de ferradura, ao redor do sítio onde seus pais plantavam café, milho, feijão, entre muitas outras culturas de subsistência. Sua vida diária era movimentada, apesar de ser a única criança no sítio, seu pai trabalhava com muitos camaradas (trabalhadores) na lavoura e ele aproveitava para aprender coisas de adulto, sem descuidar de suas peraltices infantis. Cada pássaro, formiguinha, animalzinho silvestre e doméstico não escapavam da sua atenção, pois ele não tinha cerimônias, cada um tinha sua serventia: fosse como brinquedo, para suas experiências “científicas”, ou lá o que fosse....

CIDADÃO DO MUNDO
Aleixo e seu filho - engenheiro Arthur, no Rio, 2011.
Agora que Lexin já passou por todas as suas experiências da infância e até sabe escrever alguma coisa, deixemos que ele se apresente...

Minha origem familiar é complexa, apesar de uma simplicidade muito grande. Compreendo, agora, que desde muito cedo na vida me interessei pelas diversidades, sem ter jamais deixado de enfrentar as adversidades resultantes dessa minha maneira de ver o mundo. Cada um de meus avós tinha uma descendência diferente, um era judeu-germânico, outro afro-lusitano, outra espanhola e a outra só Deus sabe. Meu avô materno foi sempre nossa referência, ele era casado com a espanhola e toda a ninhada de filhos e netos sempre estiveram a distância de uma caminhada não muito longa ou um trote de cavalo da sede da fazenda, num local próximo de São João do Paraíso, no Norte Fluminense.

Aleixo, Regina, sua filha médica Fábia, genro Vaíte, cunhada Celina,
cunhados Tavinho e Clélia, em Araguari, dia 7 de novembro, 2010.
Carro era coisa raríssima na minha infância, mas meu pai chegou a possuir um Ford 29 que vivia mais quebrado do que rodando. Somente muito mais tarde é que começaram a circularem os jipes e outros tipos de veículos. Quando víamos um caminhão passar, até gostávamos de sentir o cheiro do combustível queimado, que ironia!

Aprendi a enfrentar as situações desde muito cedo na vida, logo que comecei a andar também comecei a dar trabalho a todos que me rodeavam ou eram rodeados por mim. Dizem que eu tinha o dom de sumir como se fosse por mágica. As coisas que eu fazia (sem comentários aqui) me deram o apelido de “Lexin Maluquin”, maneira “capialesca” de falar do norte fluminense, quase divisa de Minas Gerais, que omite muitos sons na fala, Ex.: os nh, lh, inversão de r/l/r, plurais somente nos artigos, etc. Ex.: momentin, filin, os home, as muié, carça, e assim vai. Contudo, o que era motivo de inibição no passado, motivo de exclusão em várias situações, com as novas concepções lingüísticas, esta identidade regionalizada passou a ser aceita e até incentivada, de certo modo, por profissionais liberais de muitas áreas, pois indica originalidade, o que é louvável, já que o que interessa é a comunicação efetiva de um grupo, que se danem os puristas. Abaixo as “aboborinhas”, viva as “abobrinhas”, verdinhas e sem agrotóxicos...

Aleixo e Regina, em Oxford, UK, setembro de 2010.
Quando eu tinha por volta de quatro anos de idade, dizem, o “meninin maluquin”, personagem, seria um anjo perto de mim, pois minhas peraltices eram das mais atrevidas, reais, arriscadas e inventivas. Meus primeiros anos de vida foram praticamente dentro de uma floresta, pois meu pai havia se casado com a filha de um fazendeiro que tinha quinze filhos e filhas. Para as filhas, ele queria genros capazes de desbravar matas virgens e plantar café, que era o que dava dinheiro na época; coisa que anos depois se tornaria inviável, devido à grande decadência da cafeicultura e o fim dos Barões do Café. Com meu avô, genro não tinha boa vida, tinha que trabalhar a terra, mostrar produção e renda, pois uma terça parte das colheitas comerciáveis era dele, em pagamento pela exploração de sua fazenda, que era dividida entre três regiões diferentes.
Aleixo, para primeira carteira de identidade,
no Rio, Brasil, 1964..
A vida era dura, mas ninguém tinha crise de pânico, depressão, ou lá o que seja que se tem hoje em dia, as doenças eram outras e os remédios também, o dono da farmácia era médico, nutricionista, psicólogo, conselheiro, e muito raramente prescrevia algo mais que não fosse uma poção para dor de barriga. Quem entendia um pouco de medicina natural, não tinha hora para atender seus pacientes, sem remuneração é claro, e isso era motivo de grande satisfação. Quantas vezes não saí com meu pai de madrugada, com chuva, pé na lama, para ver alguém doente, e já prescrever a poção. Minha curiosidade era bem maior que a necessidade do conforto, minha aptidão pela aventura sempre falava mais alto. Nossa vontade de brincar nos levava a extremos, brinquedos comprados eram raros, uma bola de borracha ou até mesmo uma de couro nos dava o direito de iniciar uma partida de futebol, escolher o time ou acabar com o jogo.

Aleixo, foto para carteira funcional, do MS&D,
na Austrália, em 1969.
Voltando às plantações, meu pai foi obrigado a arrancar os cafezais, deixando somente umas pequenas moitas para consumo e substituir por canaviais e pastagens para o gado ,pois, iniciava-se aí uma nova era. Meu avô manteve suas tulhas abarrotadas de café a granel, tal qual retirado dos pés e seco, sem saber o que fazer com ele. A agricultura de subsistência e diversificada fazia-se necessária, já que o café que rendia bom dinheiro a cada safra não mais poderia ser levado em conta. As compras subsidiadas pela safra do café minguaram, só podíamos, agora, com as dificuldades após a Segunda Guerra Mundial nos atingindo lá nos cafundós, contar com aquilo que podíamos plantar e colher para comer e alimentar quem nem tinha onde plantar. Meu avô, então, não cobrava mais um terço de nada, começou a distribuir café para quem fosse lá retirar das tulhas (hoje resta uma apenas, pois meus tios, que ainda vivem, e primos, mudaram de vida). Salvos alguns casos, a grande maioria dos 63 primos de primeiro grau passou a ter atividades variadas, parte na agricultura e parte como profissionais liberais.

Aleixo, na noite de gala, em sua primeira
viagem de navio, a bordo do P& O, de
 Sydney a London, 1970.
Eu, claro, tinha boa vida, até onde andar descalço na terra quente para ir a uma escola distante pode ser considerado assim. E, também, as várias atribuições rotineiras, como tratar dos animais etc. Já havia sido, então, batizado de “Lexin Maluquin” pelos “camaradas” da fazenda (trabalhadores que naquela época já tinham procurado emprego em outros lugares) na região do norte fluminense, onde o mineirês é até hoje muito bem empregado com as influências “capiauenses” próprias e demais interferências culturais. O tempo, as informações, as leituras de mundo, entre um mundo infindável de outros fatores, foram fazendo de “Lexin” um sonhador com vôos mais altos e mais distantes, de forma que, para encurtar a história, vou pular daí para o Rio de Janeiro, para a Austrália, a Inglaterra, a África do Sul, a Nigéria, Angola e Portugal. Países em que tive a oportunidade de trabalhar e estudar um pouco sobre a suas culturas.

Aleixo e Regina, em Londres, 4.9.2010,
Aos treze anos de idade, não mais via graça na vida rural. Queria conhecer o mundo. Conhecer o mar, uma grande cidade. Meu pai, após muita insistência minha, levou-me para morar no Rio de Janeiro. Meu avô perguntou: vai levá-lo para aprender a ser ladrão? As oportunidades para isso não faltaram, mas pergunta de meu avô sempre se repetia na minha mente e, graças a ela, acho, escapei. A situação financeira era difícil. Fui morar na casa de um tio e tive que trabalhar de ciclista entregador de uma farmácia, não me agradou. Arranjei um emprego de auxiliar de sapataria em Copacabana, deu para levar, o tempo foi passando, comecei a estudar numa escola noturna. Veio a época de servir o exército, dureza, aprontei bastante, mas consegui sair na última baixa, após 15 meses de serviço à Pátria. 

Filhão Arthur e neta Leninha, em Natal, 2011.
Terminei o serviço militar, empreguei-me num laboratório farmacêutico como manipulador e tive várias promoções após terminar o segundo grau. Chegava a hora de ir mais longe, surgiu a Austrália como opção viável e, assim, outras oportunidades.
Lá fui eu para Sydney, no meu primeiro vôo em um aparelho 707, da Lufthansa. Posso dizer, hoje, que foi uma verdadeira viagem indianajonesca, pois paramos no Senegal, na Suíça, na Alemanha, na Grécia, no Iraque, na Índia, em Cingapura etc, etc, até chegar a Sydney, na Austrália uns três dias depois.
.................................

quinta-feira, 17 de março de 2011

TÉCNICA REIKIANA

Regina, 2011.
Das técnicas japonesas que conhecemos uma delas tem sido muito usada e apresenta resultados muito bons. É a Tanden-Chiryo-Ho ou Gedoku-Chiryo-Ho e pode ser usada desde o nível I. Disse a meus alunos que como eles já tiveram acesso a mais símbolos, devem usar os dois primeiros neste caso.
Tanden significa abaixo do umbigo, Chiryo significa tratamento e Ho técnica. Gedoku significa veneno ou toxina. É uma técnica para desintoxicar por meio do ponto Tanden.

a) Durante 1 ou 2 minutos, para desintoxicação, com uma das mãos no Chakra Frontal (entre as sobrancelhas) e outra, no ponto Tanden, ou seja, dois a três dedos abaixo do umbigo;
b) Pedimos mentalmente neste estágio, que as toxinas sejam repelidas do corpo pela energia Reiki;
c) Em seguida, a mão que está no Chakra Frontal é retirada e colocada no dorso (nas costas na mesma linha do Tanden) ou sobre a outra, na altura do ponto Tanden, por um período médio de 15 minutos, de acordo com a sua intuição.

Esta técnica é muito eficaz nos casos de intoxicação medicamentosa, alimentar ou doenças da pele, mas serve também como limpeza. Quem está desenvolvendo a energia da cura poderá usá-la com sucesso.
Símbolo do Reiki.
Os bons resultados de utilização desta técnica são deveras expressivos. Em alguns casos em que os clientes relataram dor de cabeça, incômodos gástricos, dores na barriga, diarréia, suor frio, entre outros sintomas, logo após a aplicação ocorreu o vômito e, em poucos minutos, os sintomas desapareceram.
Em outro caso em que a diarréia era muito forte, causando suor frio e um quase desmaio, logo após o início da aplicação o organismo reagiu e voltou ao normal, como se nada tivesse acontecido.
Recomenda-se que todos os reikianos experimentem esta técnica quando a oportunidade se apresentar. Ela pode ser utilizada tanto em outra pessoa, como em si mesmo.
É importante lembrar que quem desejar prosseguir nesta caminhada tem que praticar bastante e criar o seu estilo de acordo com o seu próprio universo.