segunda-feira, 30 de maio de 2011

A BLOGUEIRA

Regina, 2011.
 
Ao postar no blog, sinto que estou escrevendo para falar de mim mesma, de meus sonhos, ideais, de vivências e pensamentos. Quem sabe, eu até não seja mesmo a mais interessante personagem criada por minha mente e a minha própria existência a minha melhor narrativa?

Uma vez uma vidente previu que um dia eu escreveria uma grande obra e sonhei muito com isso. Ela me disse que eu teria sido uma escritora famosa e existência pregressa. Será? A única coisa que sei é que escrever faz parte de mim mesma! Preciso deste meio de expressão! De qualquer forma, acho mais fácil falar daquilo que vivi ou vou vivendo e isso tem sido bom para o meu processo de autoconhecimento.
Solar Meninos de Luz no Rio.
Minha vida não é um blog aberto? Então, acessem o texto virtual de minha vida. Estou narrando aos poucos os vários caminhos que percorri até atingir o que defino como um estágio de tranqüilidade da alma, em que vivo em paz e alegria, buscando o progresso integral, lutando por meus ideais, trabalhando para vê-los disseminados e dando frutos no seio da humanidade.
Amanhã será sempre um dia completamente novo. Não existe dia velho ou dia igual ao anterior. Os dias são nada e são tudo, depende de como a gente os percebe ou como pensa sobre eles. E prefiro recebê-los como novos em minha vida!
Aleixo e Regina, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas,
no Rio, 2011.
Hoje, já me sinto novamente integrada à rotina da chácara. Fomos cedo à academia e depois resolver pendências antes do almoço e do retorno ao nosso lar campestre. Apenas uma quinzena fora e tanta coisa para colocar em ordem...
Estamos em contagem regressiva para o recebimento de visita cara ao nosso coração! No próximo final de semana o maestro Ricardo Abrahão estará conosco... Minha filha, neto e genro também devem vir nos visitar na Shamballa e vamos recebê-los com muito carinho!

domingo, 29 de maio de 2011

ROTINA NA SHAMBALLA

Regina, de volta ao ninho.
Hoje amanheceu com um friozinho gostoso e resolvemos permanecer na chácara o dia todo! Muitos domingos a gente sai para almoçar, mas hoje queremos curtir o silêncio da natureza em Shamballa, só com nossos animais de estimação!

Regina com Bettina, Pagu e Kei-ra.
E alguns nem moram aqui! Enquanto escrevo no escritório aparece um beija-flor que visita o pé de hibiscos vermelhos que plantei próximo à janela! Até quis fotografá-lo, mas ele é tão rápido e preferi aproveitar a beleza de cada instante em que ele beija as flores do hibisco. Os pássaros vários voam o tempo todo pelas árvores que nos circundam e faz bem acompanhar o seu ritmo alegre!

Aleixo, Regina, André, Germana, Celina,
Carol e Sônia, na Shamballa.
Dizem que o peixe morre pela boca! E é verdade! Sempre tenho um peixinho beta em uma casinha de vidro! Eles duram bastante tempo se damos a comida mínima para a sua sobrevivência – dois mini grãozinhos pela manhã e à tarde, ou apenas três uma vez ao dia!

Quem cuidou da chácara enquanto viajávamos disponibilizou um pouco mais com pena do peixinho e o pequeno Uriel morreu! Uma vez, uma amiga veio nos visitar e destampou o aquário julgando que ele morreria sem ar! Ri muito intimamente de sua preocupação bem intencionada!

Meu papagaio Apolo.
Aleixo foi consertar a bomba d’água que pode ter ar em seus canos... Mas talvez seja apenas a mangueira rachada... A Sky só está funcionando no quarto e precisamos ligar para reclamar. Bettina apareceu com a pata machucada... A configuração do wireless precisa ser refeita... A gente se afasta por alguns dias e as coisas tomam outro rumo! Pequenas ocupações da rotina diária!

O curso de ontem à tarde foi bom. Como candidatos a voluntários, a gente trabalha com exercício de vida plena e o efeito terapêutico é ótimo, levando-nos a boas reflexões!

sábado, 28 de maio de 2011

SHAMBALLA É MEU LUGAR!


Regina de volta à Shamballa.
Conforme previsto, rumamos para o aeroporto Santos Dumont sob chuviscos, pouco depois de onze horas. Nosso vôo seria às 12h45, mas estivemos ali até cerca de 18h, quando nos enviaram para São Paulo, porque, com tanto atraso, havíamos perdido a conexão Brasília Goiânia.

Em Sampa esperamos mais um pouco, mas acabamos chegando a Goiânia no horário da Cinderela. Mas não viramos abóboras!!! Tomamos um táxi para a casa da Nair, onde pegamos nosso carro e viemos para a nossa Shamballa.

Aleixo, Regina e casais cariocas amigos, no Rio.
Tudo estava em harmonia e após um banho dormimos como anjos shamballences que somos!

Hoje, desarrumamos as malas e apenas lavei roupa. Resolvemos almoçar no centro da cidade, antes de irmos ao curso para voluntários.

As cachorras fugiram, mas voltaram depois de nadar pelas proximidades. Aleixo colocou uma canga na Bettina e na Kei-Ra, preventivamente, até que ele consiga vedar o lugar por onde estão escapando na cerca. Tivemos notícia que a Pagu fugiu várias vezes quando estivemos ausentes! As outras ficaram presas... 

Nossa Chácara Shamballa.
Adoro o mar e ir ao Rio sempre me energiza positivamente. Aquela cidade nos impulsiona, conseguimos um movimento incrível a cada vez que estamos lá! Passeio pelo blog e, observando as postagens, lembro dos detalhes e do que não consegui escrever, mas que  também foi muito bem vivido. E sou grata!
Todavia, aqui é meu lugar!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FIM DA TEMPORADA CARIOCA


Regina, no Rio, em 26.05.2011.
Ontem, ao voltarmos da Barra, almoçamos e voltamos para casa. Aleixo resolveu dar uma arrumada no apartamento, porque viajaremos hoje de volta a Goiânia. Mas primeiro, ele foi ao Roxy comprar ingressos para um filme noturno.

À tarde, eu fui ao centro Paulo de Tarso que fica aqui no nosso quarteirão, antes da Rua Bulhões de Carvalho. Gosto muito da energia de lá e voltei gratificada após assistir à palestra e tomar passe. Soube do nascimento de minha sobrinha neta Aurora e coloquei seu nome de princesa na caixa de pedidos de orações, rogando as bênçãos da espiritualidade para ela e seus pais!

Ao retornar, o apartamento cheirava à limpeza! Que bom que existem maridos quase perfeitos! Hehehe Mais tarde, antes de irmos ao Roxy para assistir ao filme Agentes do Destino, Aleixo buscou sopa para nosso jantar, logo ali no Grill Inn!

Aleixo e Regina, em Ipanema, Rio, 21.05.2011.
Agora cedo, acabaremos de arrumar as malas, sairemos para uma despedida do mar, almoçaremos mais cedo e tomaremos um táxi até o Aeroporto Santos Dummont. Pegamos sol a temporada toda, mas sempre que deixamos o Rio, chuvisca naquele dia! Parece que hoje não será diferente!

Ao chegar a GYN, pegaremos o carro na casa da Nair e do Gilberto e rumaremos para a nossa querida Shamballa!

O filme de ontem não foi grande coisa. David Norris (Matt Damon) é um político importante com uma carreira promissora, mas um escândalo atrapalhou a sua corrida ao Senado. Tão logo perde a disputa pela vaga, ele conhece a enigmática Elise (Emily Blunt), bailarina por quem se apaixona.

Regina, na Cinelândia, Rio, 22.05.2011.
Contudo, homens com estranhos poderes de interferir no futuro aparecem do nada e começam a pressioná-lo para que ele não dê continuidade a esse romance,  porque isso poderá atrapalhar o futuro de ambos.

Sem saber ao certo quem são essas pessoas, a única certeza que David possui é que precisará encontrar forças para enfrentá-los e encarar o que o destino lhe reserva.

Filme a que assistimos ontem,
 no Roxy.
Achei o tema interessante, porém mal trabalhado, resultando numa história de amor confusa, misturada com ficção científica. 
Aleixo e Regina, no Arpoador, Rio.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

BARRA DA TIJUCA


Regina no Barra Shopping,  em 26.05.2011.
Após o desjejum, pegamos o ônibus na Avenida Atlântica para a Barra. É um lugar muito bonito, mas às vezes lembra as cidades norte-americanas, devido ao modelo arquitetônico e aos nomes dos bairros e conjuntos em que prevalece o idioma inglês.

Barra da Tijuca é uma região localizada entre o oceano Atlântico, os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, e Jacarepaguá, na zona oeste do município do Rio de Janeiro. É formada por oito distritos - oficialmente bairros: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim, Grumari, Joá e Itanhangá, abrangendo uma população de aproximadamente 300 mil pessoas. O gentílico para os nascidos ou os que lá vivem é barristas.

Vista da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 2011.
Possui ao todo 27,3 km de praias oceânicas, sendo a maior a Praia da Barra, que vai do píer da Barra até a Praia da Reserva totalizando aproximadamente 16 quilômetros, mas somando-se à praia do Pontal no Recreio dos Bandeirantes chega a 18 quilômetros de extensão, uma das maiores do estado, e três grandes lagoas, além de lagoas menores e canais.

A região é cortada por três vias principais: a Avenida das Américas (principal via da região, que segue por Guaratiba e possui cerca de 40 quilômetros), a Avenida Ayrton Senna (que liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e à Linha Amarela), e a Avenida Lúcio Costa, antiga Avenida Sernambetiba (ao longo do litoral).


Aleixo e  Regina no Barra Shopping, Rio.
 A região da Barra era originalmente um imenso areal, com vegetação rasteira típica de restinga. A área, alagadiça e imprópria para o plantio, permaneceu desocupada até meados do século XX, sendo freqüentada apenas por pescadores. No ano de 1667, a região foi doada a religiosos beneditinos, que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande.

O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração do governador do estado da Guanabara Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca de 1969, similar ao Plano de Brasília, de inspiração no urbanismo dos Estados Unidos, com longas avenidas e grandes espaços abertos, marcou definitivamente o início do estilo de vida peculiar da Barra.

Aleixo e Regina em restaurante na Barra.
Na década de 1970, foi construída a Auto-Estrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio. Por essa mesma época consolidaram-se grandes condomínios e bairros planejados, inspirados em novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.

A Barra é um bairro suntuoso, mas devido à sua estrutura,  depende de carro. Seu acesso será melhor quando a linha de metrô chegar aqui!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SOLAR MENINOS DE LUZ


Voluntários no Solar.
Hoje, resolvemos subir até a comunidade do Pavãozinho e visitar o Solar, conforme programado. É fácil o acesso. Na ida, simplesmente subimos uma escadaria, talvez uns 150 degraus, próxima ao metrô da Sá Ferreira, e, ao término, nos deparamos com o muro verde das casas ocupadas pelo solar. Na volta, resolvemos descer a rampa da rua da instituição – a Saint Roman – e logo estávamos também na Sá Ferreira. E ainda existe uma terceira possibilidade, a outra ponta da Rua Saint Roman.

Imagem do Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é uma organização civil, filantrópica, em funcionamento desde agosto de 1991. Promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Foi fundado e é mantido pelo Lar Paulo de Tarso – Instituição Espírita de Estudos e Assistência Social, com sede na Rua Sousa Lima, na divisa de Copa com Ipanema, aqui no Rio. A instituição realiza, desde dezembro de 1983, extensa obra social no local, junto às famílias daquelas comunidades.

Igreja Candelária no Rio de Janeiro.
A sustentabilidade é formada por doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com empresas públicas e privadas, organizações sociais, campanhas pontuais, e pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes.

Aleixo e Regina, no Museu da República,
Catete, em 24.05.2011.
Os trabalhadores para as atividades fins são contratados (CLT). Há um grande número de voluntários, em todos os setores. Sua missão é transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho através de ações preventivas proporcionando-lhes educação universalista e valores humanitários em horário integral, promotoras do homem de bem. Envolver nesse movimento suas famílias e, por extensão, a comunidade, em busca do viver em harmonia e paz.

Aleixo e Regina, na Lagoa Rodrigo de Freitas,
2m 23.05.2011.
O Solar defende a contribuição efetiva na conquista da paz e do bem-estar social na comunidade do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, através da elevação da auto-estima e da satisfação pessoal de seus moradores, por conquistas observáveis nos campos intelectual, ético-moral e econômico, de alunos e ex-alunos do Solar Meninos de Luz, que se tornam agentes de mudanças positivas.

As ações sociais do Solar Meninos de Luz integram-se num todo harmônico que tem como foco a criança e o adolescente com suas necessidades físicas e espirituais. A partir desse núcleo liga-se às suas famílias atraindo-as à participação escola/família. Seus benefícios se irradiam por toda a comunidade, atraindo seus moradores à convivência fraterna pela oferta de seus espaços educacionais, esportivos e culturais. Dessas ações emergem trocas sociais entre moradores da comunidade e da cidade do Rio de Janeiro. 
Regina,  em frente ao Teatro Municipal do Rio,
em 22.05.2011.

No dia 22 de maio de 2011, o Teatro Meninos de Luz recebeu a harpista Claire Jonas, que tocou no casamento do Príncipe Willian e Kate, na Inglaterra.
Pena que havíamos comprado ingressos para um espetáculo no Municipal antes e o horario dos dois eventos coincidiu.


Há algum tempo, sou uma madrinha da instituição, contribuindo com pequenas cotas para o sustento do trabalho. Mas me inscrevi também como voluntária duas vezes por semana, preferindo atuar junto ao berçário que visitamos hoje. Levei, ainda, alguns livros para a biblioteca que tem o nome do escritor Paulo Coelho. Hoje, acontece no Solar a inauguração da Ciranda Literária Afro Brasileira, a partir das 16h.

terça-feira, 24 de maio de 2011

COPACABANA PALACE E LAGOA


Regina Lúcia, 2011.
Costumamos caminhar pelo calçadão de Copacabana pela manhã ou à tarde. Normalmente a gente vai até a proximidade do posto dois, perto do hotel - Copacabana Palace – que foi um dos primeiros hotéis da cidade a ser construído à beira-mar.

O Copacabana Palace reflete fielmente a influência cultural européia de sua época, com um estilo requintado de hospedagem. Foi inaugurado em 1923 e acabou se tornando um símbolo do Rio, sendo o preferido de artistas, políticos, executivos e personalidades internacionais.

Hotel Copacabana Palace, fundado em 1923.
Tombado pelo Patrimônio Histórico, o Copacabana Palace possui em seu currículo fatos da maior relevância, como, por exemplo, ter servido de cenário para o filme Flying Down To Rio, no qual pela primeira vez Fred Astaire e Ginger Rogers dançaram juntos.

Todavia, hoje resolvemos voltar à Lagoa Rodrigo de Freitas. Ontem, anoiteceu logo e não pudemos dar a volta à lagoa.

Saímos cedo, caminhamos por Ipanema, depois rodeamos a lagoa, tirando algumas fotos e mais tarde pegamos o ônibus para o Largo do Machado para almoçarmos no Portugália e, então, fazer algumas compras.

Aleixo e Regina junto à lagoa, 24.05.2011.
Na volta,  no metrô, comentava com o Aleixo que o Rio jamais esgota as possibilidades de entretenimento: estéticas, históricas, esportivas, sócioculturais.
Há nove anos que visitamos a cidade várias vezes ao ano e sempre encontramos novidades.
Já estamos planejando retornar no mês de julho.

Hoje ficamos felizes porque Ricardo Abrahão confirmou a sua visita a Goiânia. Estará conosco, por um final de semana, lá na Shamballa!
 
Garça habitante da lagoa, 23.05.11
Regina, na lagoa, dia 23.05.11

segunda-feira, 23 de maio de 2011

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Regina, no Rio.
Um passeio imperdível no Rio é uma caminhada próxima à Lagoa Rodrigo de Freitas. Cercada de bairros, montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo da luz do dia em suas águas plácidas e silenciosas.

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, 2011.
Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre os bairros de Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas, ciclovia e um pequeno centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida italiana a japonesa, além de música ao vivo à noite.

Isso sem falar nos passeios de pedalinho, que nos domingos e feriados proporcionam ao turista uma visão única de tudo que emoldura a mais bela lagoa do Rio. A sua localização é Avenida Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros, abrangendo os bairros de Ipanema, Lagoa e Humaitá. E o horário de acesso aos parques da Lagoa é livre.

Foto tirada no Municipal, ao final da apresentação da ópera. 
Embora sobreviva às suas margens uma colônia de pescadores, a lagoa é vítima de um problema crônico de mortandade de peixes, causado pela proliferação de algas que consomem o oxigênio nas águas. Recentemente a iniciativa de um biólogo tem tido um efetivo sucesso na reintrodução de espécies nativas de manguezal, vegetação nativa de seu entorno.

Aleixo diz que tem boas lembranças desta Lagoa. Em sua juventude, ele foi remador do Vasco e todo dia, às 6h da manhã, fazia seu treinamento lá, costumando ainda realizar algumas corridas a pé ao seu redor. Hoje a Lagoa também é usada como local para provas e treinamento de remo, sobretudo dos clubes Flamengo e Vasco que tem sua sede às suas margens.
Aleixo e Regina,  em Ipanema.
Regina,  no Largo do Machado.










Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água.
Conforme planejado, caminhamos por Ipanema até a Lagoa ao final da tarde onde pudemos apreciar o por do sol! Vimos uma linda garça na lagoa e a fotografamos. Ela era tão perfeita que a princípio pensei que fosse artificial até que ela se mexeu!

domingo, 22 de maio de 2011

PRAIA, ALMOÇO E MUNICIPAL

Regina, no Teatro Municipal, Rio de Janeiro.
Estivemos em Ipanema e mergulhamos nas águas marinhas pela primeira vez nesta temporada carioca. O sol estava maravilhoso e a água fria, mas não demais! Depois caminhamos pela areia até o posto nove e voltamos pela feirinha da Praça General Osório! 

No retorno, conferimos o local da escadaria da Comunidade do Pavãozinho, porque amanhã pretendemos fazer uma visita ao Solar Meninos da Luz que fica lá em cima. Eles estão precisando de voluntários para ajudar com a alimentação dos bebês, às 11 h de cada dia, e nos colocamos disponíveis nos dias em que ainda permaneceremos aqui!

Aleixo, Regina, Lívio, Eunice, Nivaldo e Therezinha, almoçando
no Aipo Aipim, dia 22 de maio de 2011.
Então, voltamos para o apê e fizemos a nossa colação para esperar o horário do almoço com nossos amigos hoje. Aleixo trouxe o Globo e visitamos as notícias impressas neste domingo.

Nosso almoço foi bastante alegre com a troca de figurinhas com os amigos cariocas. Quando chegamos, Eunice e Lívio, Nivaldo e Therezinha já nos esperavam à mesa reservada. Eunice nos presenteou com dois livros de sua autoria e nos prometemos encontrar noutros cruzeiros. Afinal passamos o réveillon na companhia destes dois casais!


Não foi possível voltar para casa e trocar a roupa, porque nos atrasaríamos. Então, pegamos no metrô na Siqueira Campos e descemos na Cinelândia, na Praça Floriano onde estão o teatro e a biblioteca nacional.

A ópera se passa no século 17, na Escócia, conta a trágica história de amor de Lucia di Lammermoor e Edgardo Ravenswood, separados por intrigas políticas que envolvem suas famílias. O espetáculo foi maravilhoso e me senti emocionada de estar sob a energia do grande teatro Municipal, com tantas histórias de arte e glória!


Regina, na frente da Biblioteca Nacional, no Rio.
Voltamos deslumbrados com as múltiplas opções esportivas e culturais que o Rio oferece e agradeci morar perto de uma estação de metrô. Dez minutos depois descíamos confortavelmente na esquina da Sá Ferreira com a Bulhões de Carvalho, a uma quadra de casa!

DOMINGO, 22 DE MAIO, NO RIO


Regina, no Circo do Arpoador.
O dia amanheceu ensolarado! Antes de sairmos, vim conferir o correio e começar a postagem diária.

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é considerado um dos mais belos prédios do Rio de Janeiro e a uma das sete maravilhas do Rio de Janeiro. Este Theatro Municipal é também a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

No ano do seu Centenário(2009), ele foi totalmente restaurado e as suas instalações modernizadas, retomando o requinte com que foi construído, aliado à modernidade necessária do século XXI.

Teatro Municipal no Rio de Janeiro.
Assim, na celebração dos seus 100 Anos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabriu as suas portas com o mesmo esplendor que lhe foi conferido em 1909.

A intervenção restauradora desenvolvida no prédio do Theatro teve como objetivo preservar e salvaguardar a integridade física do seu valioso patrimônio, de expressivo significado cultural, histórico, estético e artístico.

Para que todos possam visitar e conhecer a sua história, a de seus espetáculos e a grande transformação por qual ele passou, o Theatro foi reaberto também para Visitas Guiadas, a fim de que todos que o apreciam, freqüentam e visitam tenham a oportunidade de ver o processo de restauração e modernização deste belo monumento histórico.
 
Interior do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Hoje à tarde vamos assistir à LUCIA DI LAMMERMOOR – Ópera de Gaetano Donizetti. Libreto de Salvatore Cammaran. Direção e cenografia de Alberto Renault. Com a Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal regidos pelo maestro Silvio Viegas.

Nos papéis principais de Lucia e Edgardo os brasileiros Rosana Lamosa (soprano) e Luciano Botelho (tenor) se reveza com a argentina Paula Almerares (soprano) e o colombiano Cesar Gutierréz (tenor). Passada no século 17, na Escócia, a ópera conta a trágica história de amor de Lucia di Lammermoor e Edgardo Ravenswood, separados por intrigas políticas que envolvem suas famílias.

Mais tarde, retorno com detalhes. Agora vamos à praia, sempre no posto sete e, às 13h30, vamos encontrar dois casais para almoço no Aipo e Aipim, junto à Figueiredo Magalhães, aqui em Copacabana.

sábado, 21 de maio de 2011

SÁBADO NO RIO

Regina, Arthur e Aleixo no ap de Copa, no
dia 20 de maio de 2011.
Arthur levantou-se cedo, tomou café e chamou um táxi para ir ao aeroporto e pegar o vôo das 9h para Natal. Então, Aleixo e eu saímos pela avenida Nossa Senhora de Copacabana, para algumas compras, voltando pela praia para tirar fotos.
Ao retornar, almoçamos no Grill Inn e subimos para descansar um pouco antes de ir até o palco do Arpoador, para assistir parte dos shows musicais.

Como relatei anteriormente, começou, ontem, sexta-feira, dia 20, a 3ª edição do Viradão Carioca, evento que anima o Rio de Janeiro até domingo, dia 22, com 50 atrações musicais divididas entre o Arpoador, Bangu e São Cristóvão.

Aleixo e Regina, no calçadão de Copa.
A edição deste ano do evento homenageia o Circo Voador, que será palco de diversas apresentações. Além dos shows, o público infanto-juvenil da capital fluminense também poderá participar de oficinas culturais que ensinam capoeira e acrobacias circenses.
Mais tarde, nós nos dirigimos para o palco Circo Arpoador, à beira-mar, que foi criado em homenagem ao histórico Circo Voador, na Lapa. Vai receber Biquíni Cavadão, Blitz, Léo Jaime, Arnaldo Antunes, Jorge Vercilo, entre outros artistas.  Para a garotada, a programação conta com oficinas de circo, danças populares, rodas de capoeira e acrobacias aéreas.

Aleixo e Regina, em Copacabana, 21.05.11.
Mas há outros dois palcos. No palco Quinta da Boa Vista, Fernanda Abreu, Fresno, Jorge e Matheus, além de Luan Santana, são alguns dos destaques. A Praça das Juras, onde foi instalado o palco Zona Oeste-Bangu, recebe Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., NxZero, Afroreggae, Preta Gil, Latino e Belo.

Em Goiânia, fomos presenteados com os DVS da mini série Chiquinha Gonzaga. Trouxemos para assistir aqui. Foi um ótimo presente. Já assistimos à metade do conjunto de DVDs. O total são seis discos e cada um deles dura cerca de 4 horas, mas vale à pena!
Paul McCartney, no Rio, novamente, 2011.
Paul McCartney encerrará a etapa latino-americana da sua recordista turnê Up and Coming no Rio de Janeiro com um marco inédito na internet. O show que acontecerá neste domingo, 22 de maio, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, com ingressos esgotados, mas será transmitido ao vivo, com exclusividade, para toda a América Latina pelo Terra, em alta definição (HD).
Regina, no Viradão Carioca, no Arpoador.
Todavia, amanhã, nós iremos ao Teatro Municipal, ao final da tarde, para assistir a uma ópera. Sempre admirei aquele teatro e prometo relatar depois!

Mas perderemos a chance de assistir a um concerto de harpa que acontecerá no Solar Meninos de Luz, pois  ocorre no mesmo horário da peça!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SEXTA-FEIRA NO RIO

Aleixo em Regina, em Ipanema, 20.05.2011.
Hoje saímos cedo para uma caminhada até o posto oito, em Ipanema. Depois voltamos para casa e logo saímos novamente, pegando o metrô em direção ao centro, estação Uruguaiana. Lá, descemos pela Presidente Vargas e fomos, até a Rua Miguel Couto, pegar o livro encomendado na Livraria Padrão. Então, nos dirigimos à Igreja Nossa Senhora da Candelária, conforme havíamos planejado anteriormente.

Igreja Candelária, no Rio.
A CANDELÁRIA está situada na Plaza Pio X, junto ao centro financeiro do Rio de Janeiro. Essa igreja é uma impressionante edificação em estilo neoclássico. Na parte externa, um dos aspectos que mais chama a atenção é a sua forma de cruz latina, típica do barroco português. Dentro da igreja, merecem destaque o revestimento de mármore, os belos murais e os vitrais multicoloridos.

Lívio, Eunice, Aleixo e Regina, no restaurante
Flamengo.
Construída durante o séc. XVIII, quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, esta igreja ainda impressiona por sua imponência e seu aspecto majestoso. A fachada ostenta trabalhos em pedra lavrada e portas de bronze, com uma grande riqueza de detalhes. Dentro da nave, a gente pode conhecer a história da igreja, através dos murais pintados por Zeferino da Costa e o seu grupo de artistas.

Ao sairmos, pegamos um ônibus em direção ao Largo do Machado, onde almoçamos. Tivemos sorte de reencontrar amigos, o casal Lívio e Eunice, que conhecemos no cruzeiro, no final do ano, e já programamos novo encontro durante esta permanência na cidade maravilhosa.

Imagem do Jardim Digital na Galeria Oi Futuro.
Então, fomos para a Galeria da Oi Futuro, a fim de visitar a exibição da arte virtual e digital de um de seus pioneiros, o artista francês Miguel Chevalier que recria a natureza a partir da tecnologia. Sua exposição em Power pixels traz quatro grandes instalações que simulam jardins virtuais – eles brotam, crescem e morrem -sempre interagindo com o espectador. Aproveitamos para registrar tudo!

Regina e Aleixo testando aparelhos de
ginástica em Academia ao Ar livre.
Mais tarde, paramos na academia ao ar livre, no Largo do Machado, onde experimentamos alguns aparelhos e fizemos questão que fotografar agora, aproveitando o sol maravilhoso com que o Rio foi brindado no dia de hoje.

Nesta sexta-feira, receberemos a visita do filho do Aleixo – o Arthur – que deve passar aqui, vindo de Macaé, antes de voar para Natal, em direção à suas duas Anas!