domingo, 31 de julho de 2011

CHEGADA DOS GÊMEOS EM SAMPA

Breno e Ana Júlia, 30.07.2011.
Ontem nasceram os gêmeos, netos de minha irmã Clélia. Hoje ela embarcou no primeiro vôo para Sampa. Toda a família está muito feliz! Papai Gustavo já mandou fotos que as titias e avó trataram de postar no facebook! 
Os jovens pais estão radiantes com a chegada dos herdeiros. Não é fácil uma gravidez gemelar, mas valeu a pena!

Papai Gustavo com os filhos.
Gravidez gemelar é a gravidez de gêmeos, mais conhecida como gravidez múltipla. Ela é motivo de muita alegria para os pais, mas precisa ser muito bem cuidada.
Esse tipo de gravidez deixa a futura mamãe muito vulnerável a complicações como hipertensão, hemorragias, infecções e anemia. Essa última é mais freqüente na gravidez gemelar por ter mais de um feto dentro da barriga da mãe, por isso a rede vascular -corrente sanguínea -  é mais extensa que o normal, podendo esgotar as reservas de ferro do corpo da mãe.

Gus, Patty, Breno e Ana Júlia.
Mas Patty e Gus tiveram bastante cuidado com o pré natal dos gêmeos e eles chegaram dentro do tempo certo e muito saudáveis!
Clélia é a última dos sete irmãos Araujo a se tornar avó. Assim, quis que a dose fosse dupla para compensar o atraso!

ARTHUR, MÉRCIA E LENINHA

Mércia, Leninha, Arthur e Regina, dia 28.07.
Nossos hóspedes chegaram quinta-feira à noite. O vôo não se atrasou e quarenta minutos mais tarde estávamos em casa. Coloquei a lazanha no forno e após o banho eles jantaram, enquanto conversávamos.

Leninha dormiu no caminho e foi colocada no berço, mas acabou acordando e seus pais lhe deram banho, trocando a roupa colocada ainda em Buenos Aires.

Na sexta-feira preferimos ficar mais tempo em casa e eles até tiraram um cochilo após o almoço. Leninha quis brincar na água  antes de dormir a sesta com a mãe.

Vovô Aleixo, Regina, Mercia, Leninha, Arthur no Areião.
Após o lanche saímos um pouco para dar uma volta no shopping e passar no supermercado para comprar as fraldas da princesinha.
No Flamboyant paramos no Fredíssimo para tomar o sorvete de yogurte com damasco que adoro.
No Wal Mart ouvi Leninha construir a sua primeira frase.  Tudo que é de beber, ela chama de gagau, exceto água. Assim, quando ela vê o suco ela costuma dizer gagau...

Arthur, Mércia e Ana Helena, no riacho em
Shamballa.
Mércia parou na frente duma prateleira com ela no carrinho de compras e começou a escolher as caixinhas de suco que levará para a viagem de volta. Ana Helena quis logo experimentar, pegou uma delas e estendeu para a Mércia, dizendo:- Abi gagau...  Nós paramos surpresos com sua primeira construção lingüística. É lindo poder compartilhar o desenvolvimento de um ser!

Sábado e domingo saímos bastante, visitando a cidade, shoppings e feiras. Eles adoraram a feira do Cerrado.

Aleixo, Regina, Arthur, Mercia e filhota, no Outback
Hoje, Celina trouxe sua netinha para brincar com a Leninha. Arthur e Mércia desconheciam pequi, guariroba, jiló e incluí tudo isso no cardápio do almoço. Cé fez  uma torta de maçã a meu pedido, eu fiz outra de bananas e almoçamos aqui. O almoço agradou a todos!
Mais tarde fomos à Feira do Sol. Mércia e Arthur compraram mel de nosso querido amigo psicólogo apicultor – Zé Maria.  É sempre bom reencontrar os bons amigos!
Depois fomos até a Tribo do Açaí, junto ao Bougainville,  onde eles degustaram Açaí na tigela com banana picada em rodelinhas e granola.  Leninha brincou o tempo todo. Ela come de tudo e não estranha ninguém. Tomou a metade de meu suco de mamão com laranja. Espírito querido, muito evoluído, afim!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SABIÁ LÁ NA SHAMBALLA

Regina ajustando o binóculo para observar a sabiá
Adoro observar os pássaros e arranjei até um binóculo para compensar a minha miopia! Eles nos acordam nesta época do ano com seus cantos variados. Há um sabiá tentando fazer ninho aqui no alpendre e passa para lá e para cá o tempo todo. Eles são espertos e escolhem lugares estratégicos, neste caso, perto da ração dos labradores.

Quando vejo os sabiás aqui, lembro-me de minha infância e da música que aprendi a cantar com minha mãe e da qual me lembro até hoje. A letra é mais ou menos assim...

Regina, observando a passarada do bosque com o binóculo.
Sabiá lá na gaiola
Fez um buraquinho
Voou, voou, voou, voou
E a menina que gostava
Tanto do bichinho
Chorou, chorou, chorou, chorou
Sabiá fugiu pro terreiro
Foi cantar no abacateiro
E a menina vive a chamar
Vem cá sabiá, vem cá

Sabiá lá na gaiola...
A menina diz soluçando
Sabiá, estou te esperando
Sabiá responde de lá
Não chores que eu vou voltar.

Aleixo e Regina na frente da casa  da chácara.
Desistimos da academia esta manhã, mas vamos almoçar fora e ultimar o restante das compras para a chegada dos hóspedes esta noite.

Minha amiga leonina - Luzeni - me ligou há pouco. Ela havia alugado o apartamento do Rio por quatro dias, juntamente com amigos, mas vai tentar comprar outra passagem de ida e antecipar a viagem. Quer passar seu aniversário lá e lhe darei mais dois dias de hospedagem como presente!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ANINHAS DU ART NA SHAMBALLA

Ana Helena desfilando simpatia.
Amanhã será um dia relevante em Shamballa. Vamos receber Arthur, Mércia e Leninha, filho, nora e neta do Aleixo. Eles moram em Natal, mas estavam de férias, em Buenos Aires, e virão passar uns dias conosco.
Adoro receber e planejo tudo antecipadamente. Além de preparar a casa para acomodá-los bem, faço as compras antes, organizo o cardápio, esquematizo possíveis passeios, deixando flexibilidade para alterações, de acordo com o gosto dos envolvidos.

Papai Arthur empurrando a filhota com orgulho.
Nunca perdi o meu jeito de mãezona e me agrada cuidar. Faço tudo com prazer e carinho! Aleixo é mais despreocupado e me acha ansiosa, mas sou assim mesmo!
Eles ficarão aqui poucos dias e não será possível fazermos muitos passeios, mas poderão escolher entre ir a Caldas Novas, Pirinópolis ou permanecerem na chácara com passeios pela cidade e algumas visitas.


Mamãe Aninha Nuss acompanhando as artes
da herdeira!
Tenho muita afinidade com o Arthur e gosto muito de suas Aninhas! Será ótima a presença de mais uma criança querida aqui neste espaço!
Ana Helena está em uma idade encantadora – 18 meses – fase das descobertas, cujo compartilhar torna-nos devedores! Todos eles serão muito bem vindos, sempre!

DIA DA VOVÓ

Aleixo e Regina, na chácara,  em 26.07.2011.
Ontem foi dia da avó e eu só o soube quando meus netos me ligaram à noite. Matheus me cumprimentou e quis logo saber se a Kei-Ra estava bem. Ele gostou muito desta cachorra e queria levá-la, mas moram em apartamento e seus pais não permitiram.
Então, eu lhe disse que ela é sua e ele pode vir visitá-la sempre quiser. E, quando for possível, poderá levá-la! Ele se conformou...

A seguir, a Juliana quis falar, mas ela larga o telefone e corre pela casa e só ouço sua voz quando ela retorna ao aparelho... Perguntou alguma coisa que não entendi direito...

Esta é a Kei-Ra, a cachorra de meu neto Matheus.
Depois, a Luciana me contou que ela havia mordido a barriga do Matheus que não tem coragem de revidar... Ficou o sinal e quando Otávio chegou e lhe perguntou o que havia acontecido com o Matheus, ela respondeu com sua vozinha infantil que havia sido o bicho. Ela ainda não assume as suas artes, mas se arrepende e costuma ir beijar o machucado no irmão...
 
Teteu e Juju em visita à avó goianiense, 22.07.11.
Sempre nos lembramos de nossas avós com carinho. Não importa o tipo de avó. Hoje em dia, ela pode ser do tipo moderno, conservadora, super protetora e até mesmo a que já não está mais presente, mas quando se trata de avó é inevitável a lembrança afetuosa.

No dia 26 de julho, comemora-se o dia dos avós, data escolhida para representar, simbolicamente, a figura tão querida por todos. A criação desta data surgiu há muito tempo, em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas informações aparecem no evangelho de Tiago.

terça-feira, 26 de julho de 2011

VIAGEM A PORTUGAL

Aleixo e Regina curtindo a natureza em Shamballa.
Estamos pensando em voltar à Europa este ano e queremos visitar Portugal, uma vez que recentemente fomos ao UK. Estive na terra do fado há muito tempo, por alguns dias apenas. Aleixo morou em Lisboa, cerca de um ano, por motivos profissionais.

Alguém nos sugeriu um cruzeiro no Douro, com escalas em quintas centenárias para degustar soberbos vinhos do Porto e a idéia nos pareceu atraente... Também nos falaram de um passeio de barco por entre os belos canais da ria de Aveiro ou até uma viagem aos Açores para observar as baleias no Atlântico.

Mas andei pesquisando e percebi que Portugal pode ser dividido em sete principais regiões turísticas.

Alfama é um antigo bairro boêmio de Lisboa.
A primeira é o norte de Portugal que nos possibilita viajar no tempo, transportando-nos aos primórdios da nação. Esta região com antigas ruínas de cidadezinhas celtas, castelos medievais e imponentes monumentos preserva um rico manancial de histórias e lendas.

Nessas verdejantes encostas da região produzem-se alguns dos mais famosos vinhos do país e não há vila que não possua a sua especialidade gastronômica. Na cidade do Porto, esta combinação de encanto histórico aliada às novas tendências cosmopolitas é descrita como deslumbrante.

Imagem do Algarve famosa região turística.
A segunda região é o centro do país. Ali há grandes contrastes. O interior é dominado pela Serra da Estrela, com os picos mais elevados do país, enquanto o litoral está repleto de bonitas cidades e vilas costeiras.

Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e Fátima um dos maiores centros mundiais de peregrinação cristã. Os passeios por esta região nos permitem descobrir desde ancestrais vales glaciários a esplêndidas rotas vinícolas, verdejantes florestas e pinhais, soberbas praias ou até provar o mais genuíno queijo da serra – um dos mais famosos de Portugal.

Outra vista da cidade de Lisboa, capital do país.
A terceira região é a capital – Lisboa -, celebrada por pintores e poetas. Sua luminosidade ímpar realça a beleza do estuário do Tejo e a imponência das suas praças e monumentos, mas também o caráter castiço dos seus antigos bairros e vielas. O passado e o presente coexistem de forma harmoniosa nesta cidade que tem um ritmo muito próprio e cujo encanto deve ser apreciado com pormenor.

A poucos quilômetros dali está Cascais que exibe o requinte de uma sofisticada estância costeira, e, um pouco para o interior, Sintra, com a sua lendária serra podem encantar os apreciadores de cenários românticos. Minha amiga Mirtes mora nesta região e pretendemos encontrá-la lá, juntamente com seu marido português.

Imagem de uma cidade do Alentejo.
Outra região é a do Alentejo, com as intermináveis planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais e olivais, o litoral repleto de praias imaculadas e as pequenas vilas adormecidas no tempo conferem ao Alentejo um fascínio muito especial.

As suas cidades encerram velhas memórias romanas e mouriscas e as aldeias alcandoradas, nas encostas junto ao mar, oferecem soberbas panorâmicas sobre a foz de pequenos rios. A deliciosa gastronomia alentejana atesta a inventividade do seu povo e os inebriantes vinhos representam o caráter caloroso da região.

Foto da Universidade de Coimbra, no centro.
Depois vem o Algarve, onde o clima soberbo, as inúmeras praias, as animadas estâncias balneárias, os antigos monumentos e os campos de golfe uniram-se para fazer deste lugar a mais famosa região turística de Portugal.

Terra de extraordinária beleza natural, preservando zonas úmidas que servem de escala a milhares de aves migratórias, e, no interior montanhoso, entre as pitorescas cidades históricas e tranqüilas explorações agrícolas, a floração das amendoeiras oferece um momento de especial magia.


Imagem da Ilha da Madeira.
A seguir temos a Ilha da Madeira, a pérola do Atlântico, que deve grande parte da sua fama às esplêndidas paisagens revestidas de vegetação subtropical, ao maravilhoso clima e às águas tépidas e convidativas. O encantamento do mar preenche o coração dos madeirenses e contagia os visitantes, que se deixam tomar pelas oportunidades de requintado prazer que oferecem as costas da ilha. A hospitalidade é característica dessa região.

Por último, os Açores que constituem uma região de paisagens selvagens e intocadas, em que tranqüilidade caracteriza um modo de vida dedicado à terra e ao mar. Uma viagem aos Açores é sempre uma aventura de descoberta. Nestas ilhas espera por si uma terra de misteriosas crateras vulcânicas, lagos encantadores e fascinantes paisagens, e as suas águas límpidas atraem baleias, golfinhos e marinheiros de todos os cantos do mundo.

Foto de Viana do Castelo.
Minha amiga carioca – Eunice – diz que viajar é sempre dividido em três momentos: antes, durante e depois. O antes nos faz sonhar; o durante nos permite concretizá-lo e o depois nos leva a ter saudade daqueles momentos históricos que serão lembrados e compartilhados com familiares e amigos que nos são caros.
Ela e seu marido - Lívio - viajam muito. Nós nos conhecemos em um cruzeiro no final de ano e creio que depois disso eles já fizeram duas ou três viagens semelhantes. Eles são cultos e simpáticos. É muito bom quando temos a oportunidade de privar de sua convivência! Eunice também é escritora, vem publicando alguns livros e tem  dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa!

domingo, 24 de julho de 2011

ALMOÇO DE COMADRES


Regina Lúcia,  na Shamballa, 2011.
Acordamos cedo, tomei a minha coalhadinha caseira e voltamos para cama, levantando mais tarde neste domingo.

Enquanto tomávamos nosso café da manhã, um jatobá bateu na porta de vidro chamando a nossa atenção. Lá fora, as árvores balançavam ao vento exibindo um belo espetáculo colorido de verde iluminado, no alto. Caíam milhares de folhas a cada instante em balbucios do deus eólico!

É lindo, mas a gente tem que ter cuidado, porque pode ser atingida por um galho ao caminhar pelo bosque de Shamballa.

Helen, Regina, Aleixo, Marcos, Dona Nair.
Resolvemos almoçar fora e liguei para a minha comadre Helen, sugerindo nos encontrarmos para colocar a conversa em dia! Escolhemos o Tucunaré na Chapa e estivemos lá saboreando peixe, arroz com brócolis, salada e pirão. Após o cafezinho, combinamos de nos encontrar na Shamballa para continuar a prosa com os amigos.


Aleixo e Regina, à frente da casa, contemplando
a queda das folhas na Shamballa. 
Lucas está preocupado com a comemoração de seu aniversário e já me sugeriu o presente. O carro do Ben 10 que ele receberá no próximo dia 11 de agosto, data de seu oitavo aniversário.

Dona Nair, Marcos, Helen e Lucas chegaram aqui e tivemos outros bons momentos de prosa. Preparei rapidamente uma torta de banana e assei pães de queijo para acompanhar o chá das cinco!

Lucas correu o tempo todo atrás dos bichos e Aleixo disse-lhe que se ele conseguisse pegar um dos pintinhos, esse seria seu. Bem que ele tentou...

Helen e eu nunca conseguimos esgotar os assuntos. Deve ser característica dos afins, principalmente do sexo feminino!

sábado, 23 de julho de 2011

VOTERNIDADE

Princesinha Juju adora tudo cor de rosa!
Ontem Matheus pegou uma perereca bem pequenina, lá no banheiro, e brincou com ela bastante tempo, encantado com seu achado.

Há algum tempo atrás, a filha de uma amiga deu à luz um bebê e a recém avó se afastou de seus compromissos usuais por uns poucos meses. Nós brincávamos com ela, dizendo que ela estava de licença  voternidade!

Matheus com seu achado precioso


Pepereca nas mãos do  neto Matheus.
Eu já passei por este tipo de afastamento uma vez para cuidar do Frederico. Não consegui licença por mais de quinze dias, então, paguei uma substituta e fiquei com ele o tempo necessário!

Matheus e Juliana brincando na banheira da vovó.
Apesar de a lei ainda não contemplar essa necessidade, isto é a mais pura verdade. A chegada de uma criança implica muita mudança na rotina familiar e os marinheiros de primeira viagem ficam cansadíssimos, necessitando de todo tipo de ajuda.

Geralmente os parentes e, sobretudo, os avós tem grande afeição e carinho pelas crianças, o que garante que elas serão tratadas com atenção e amor, caso tenham que compartihar a guarda dos netos, provisoriamente.
Matheus e Juliana com o urso da Vó Regina.
Os laços afetivos das avós para com as crianças, principalmente quando são muito novas, fazem com que elas sejam a melhor opção, para cuidar dos netos, e a transição dos pais para ela será bem mais fácil, pois os avós conhecem a criança desde pequenos.

Muitas pessoas falam que os avós costumam mimar muito as crianças, o que pode redundar em indisciplina futuramente. Se os valores educacionais que são dados pelos avôs não forem iguais aos dos pais, como a questão de limites, isso certamente poderá dificultar o processo educacional da criança.

Juliana fazendo biquinho para pedir chocolate!
Nas outras vezes que a Juliana veio aqui eu lhe dei bombons e achei lindo vê-la toda suja de chocolate. Matheus não aceitou, então.

Ontem, a Luciana me contou que eles dificilmente comem doce, porque se acostumaram desta forma, no Canadá. Mas, a Juju se lembrou das vezes anteriores e me pediu chocolate na frente de sua mãe! Ainda bem que eu não tinha chocolate desta vez...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PÉ DE ARANHA

Matheus e Juliana  brincando felizes na Shamballa.
Mais uma vez recebemos a visita de meu filho Otávio, minha nora Luciana e os netos Matheus (7) e Juliana (2), na Shamballa.

As crianças ficam eufóricas com a simplicidade da vida campestre. Eles observam tudo e tecem comentários, cuja ingenuidade nos encanta.
Brincaram o tempo todo correndo atrás dos cachorros, galinhas, pintinhos e perus. Divertiram-se no balanço, no pequeno carrossel, depois eles caminharam sobre as folhas secas indo ao chalé do bosque e ao riacho.

Otávio, Regina com Juju, Luciana, Pedro Henrique,
neto Matheus e Abadia, 22.07.2011.
Matheus queria saber o nome dos pássaros que cantavam nas árvores e de vez em quando me perguntava se tudo isso aqui era mesmo nosso! Matheus quis, ainda, pegar um dos pintinhos e tentamos ajudá-lo, mas não foi possível, mesmo com cinco pessoas ajudando-o! Eles são muito espertos e desistimos.
Depois, os dois foram tomar banho na jacuzzi e foi difícil tirá-los de lá ao final. Então,  fomos ver as vacas na chácara dos vizinhos e eles ficaram empolgados com a proximidade das vacas e dos bezerros. Ao final, viram o caseiro sair em uma carroça puxada por cavalo e aplaudiram com animação. Abri o nosso portão eletrônico ao retornarmos e uma vaca entrou em nosso jardim! Os vaqueiros entraram atrás para tirá-la, mas isso foi outra farra para as crianças!

Luciana, Otávio, Pedro Henrique e Abadia.
Abadia, tia da Lu,  e Pedro Henrique, seu sobrinho,  também vieram e todos almoçaram e tomaram lanche conosco. Lúcia faz pães de queijo muito bem. Eles não tomam refrigerante e evitam açúcar, costume adquirido no Canadá, que admiro.
Mas ganhei o meu dia em dois momentos ímpares! Quando estávamos no espaço circular de madeira ao ar livre que costumo chamar de meu santuário natural, Juliana, em meu colo, olhou para uma árvore perto, percebendo que ela estava ligada a outra por teias de aranha. Então, ela a apontou e me disse! Vó, olha o pé de aranha!  Todos nós rimos de sua lógica. Claro, se há pé de banana, de jatobá, de mamão, pode haver também pé de aranha!

Matheus e Juliana tomando banho na jacuzzi.
O outro momento ímpar foi durante as várias tentativas de se despedirem. Matheus já havia dito que queria ficar aqui por muitas vezes. Mas,  Juliana foi veemente. Despediu-se de todos e avisou: - Eu quero ficar com a vovó Regina!
Tentamos convencê-la da necessidade de ir naquele momento, prometendo que ela voltaria logo, mas em vão...  Seu pai tem um treinamento no sábado cedo...Todavia, só conseguiram levá-la aos prantos!

E fiquei aqui com o coração partido, mas gratificada pela bênção de  conviver com eles ao menos de vez em quando!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

COTIDIANO E SONHOS

Todos nós temos nossas máquinas de tempo. Algumas nos levam de volta, elas são chamadas recordações. Algumas nos levam adiante, elas são chamadas sonhos." Jeremy Irons
Aleixo e Regina, no antigo apto. Caimi, antes
de mudarem para a Shamballa, 2002. 
Enfim, a reforma do telhado ficará totalmente pronta, acabando com o excesso de poeira! Nesta época do ano, as folhas já começaram a cair e não adianta muito a gente varrer o pátio. A cada instante venta e o chão é forrado com folhas de todos os tamanhos e matizes do marrom ao amarelado. Mas adoro pisar as folhas secas na terra e sempre o faço na trilha até o riacho ou ao chalé do bosque.

Aleixo e Regina em Londres, 30.08.10. Essa
viagem foi um sonho duplo já concretizado.
Ontem, fomos buscar as telhas que faltavam para a beirada do telhado e serão colocadas nesta quinta feira. Mais tarde o Jorge veio com seu filho Lucas buscar a Pagu. Aleixo havia dado um banho nela, enquanto eu estive lá perto lhe explicando que será muito bem tratada e reinará numa outra casa! Ao partirem, ela se acomodou docilmente no banco de trás, junto com o filho do Jorge. Eles gostaram dela à primeira vista!

Regina e Bettina na varanda da Shamballa.
Fábia ligou de Tiros. Estão felizes lá. Frederico reclamou muito antes e durante a viagem, segundo ela informou, mas agora está tranqüilo. Ele não queria voltar dos EUA antecipadamente. Mas, em Tiros, ele tem um computador e a empregada manda ligar a internet sempre que Fábia avisa que estão a caminho.

Agora vamos planejar o recebimento dos filhos, noras e netos nos próximos fins de semana. Ainda bem que já tenho a Lúcia para me ajudar com a limpeza e a cozinha. Meméia nos emprestou a casa em Pirinópolis e, talvez, fiquemos lá uns dois dias.

Mércia e Leninha, nora e neta do Aleixo, virão
nos visitar na próxima semana junto com Arthur.
Tenho ainda que preparar um texto para o Congresso de meu grupo de pesquisa. Será no Rio, nesse final de agosto. Em setembro pretendemos fazer mais uma longa viagem. Desta vez pretendemos visitar a Península Ibérica, com a bênção do cósmico.

Mas, ainda tenho um sonho – visitar a Índia. Por dois anos consecutivos estive tentada a ir em fevereiro para o curso de psicologia do Leo Mattos e, talvez, eu acabe realizando este sonho em breve! Aleixo sonha com uma viagem à Austrália e, se for possível, concretizaremos os dois sonhos!
Amanhã, voltaremos à academia, depois de mais de dez dias ausentes. Acostumei-me com esta atividade e sinto falta quando a gente não vai...

terça-feira, 19 de julho de 2011

DIÁRIO DE JULHO


Regina redigindo seu diário.
Pagu foi doada mais uma vez. Ela tem estado separada, porque ficou no cio e o novo dono quer dar um tempo antes de se preocupar com filhotes. O mundo é mesmo muito pequeno. Imaginem que Aleixo a ofereceu para a sua dentista – Dra. Jeanne! Ela indicou seu primo e, ao tratarmos dos detalhes por telefone, ele identificou a minha voz e nos reconhecemos como servidores da PUC. Amanhã ele virá buscá-la e parece que desta vez ela estará bem!

Pela manhã Aleixo me chamou para ver os sinais da visita de um ouriço cacheiro. Parece que à noite ele sobe numa das árvores do pátio que seguram o poleiro do papagaio Apolo. É uma ingazeira e tanto no caule como no chão ao redor havia espinhos do bicho. Ele come insetos e sementes de frutas.

Foto de um ouriço-cacheiro, nosso visitante noturno.
Soube que o ouriço cacheiro mantém atividade noturna ou crepuscular, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. É solitário e territorial, sendo que os territórios do macho são superiores ao da fêmea. Durante a noite, ele pode percorrer distâncias entre um e três quilômetros.

Quando se sente ameaçado, o ouriço enrola-se sobre si próprio, parecendo uma bola de espinhos, de modo a esconder as suas pequenas patas e as áreas mais desprotegidas.

Este mamífero hiberna quando os recursos alimentares diminuem e a descida da temperatura se torna nociva à manutenção da temperatura do seu corpo.

Avó Sonia e sua netinha Aurora, agora com 2 meses.
Daqui a pouco vamos ao CEIC onde vou proferir mais uma palestra. Não tive muito tempo para seu preparo, mas confio de que serei inspirada de maneira a cumprir bem este pequeno ato de caridade, principalmente, em meu próprio benefício.

Estão quase terminando a limpeza e o conserto no telhado da casa. Aleixo aproveitou e passou as placas do aquecimento solar para o outro lado e nossa piscina já está sendo aquecida novamente.

Em breve voltaremos aos nossos exercícios diários! Tenho horror à água fria!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

18 de julho

Regina junto a um  dos Anjos do Cerrado, da
 amiga escultura Telma Morais, 2011.
Hoje, nosso dia foi bastante cheio. Fábia queria retornar a Minas esta noite e corremos o tempo todo para resolver as pendências. Acabou dando tudo certo e neste momento eles devem estar viajando ao encontro do Vaíte.
Aqui em casa está uma verdadeira bagunça com a sujeira que estão tirando do telhado e até foi bom passarmos praticamente o dia fora.  
Cedo tivemos algumas novidades. Nosso papagaio Apolo fugiu do poleiro e veio até a cozinha assaltar a fruteira grande. Bicou quase todas as bananas e maçãs que encontrou até que Aleixo o percebesse ali.
Aleixo, filhote Astro e labradora chocolate Bettina.
Depois foi nosso labrador filhote -  Astro - que deve ter prestado bastante atenção ao cruzamento do Volpi com a Bettina e, de repente, lá estava ele perdendo a virgindade. Se nascerem filhotes amarelos, saberemos que são  filhos de um pai adolescente! E Astro agora é adulto ou quase!

Quando saimos os donos do Volpi vieram buscá-lo. São pessoas maravilhosas e gostamos muito de conhecê-los! Volpi precisava ir direto ao Pet Shop porque lá em  sua casa ele dorme em cama, no interior da residência...Aqui, ele compartilhou o canil e o espaço ao ar livre da chácara, como os outros...Porém,  Volpi não estranhou!
Aleixo, Regina e Astro, 12 de junho, na Shamballa.
Aleixo teve um aniversário diferente este ano. Estamos sempre viajando nesta época e desta vez o passeio precisou ser adiado!
Estamos planejando uma viagem  curta até o Rio Araguaia. Não tenho boas lembranças de rios e me contento em estar numa boa pousada e realizar alguns passeios pelos arredores, de preferência em terra firme!

domingo, 17 de julho de 2011

RETORNO ANTECIPADO


Aleixo, em PUB, no UK, 09.09.2010.
Fábia e Fred retornaram dos EUA na sexta à noite e fomos buscá-los no aeroporto. Ao chegar à Shamballa, jantamos e ela nos relatou as suas peripécias no país do Tio Sam, incluindo a dificuldade de conseguir remarcar o vôo de volta. Ela foi avisada por E-mail da UNIPAC que haveria um treinamento que começa no próximo dia 21 em Uberlândia e caso faltasse perderia dez pontos. Ou vinha agora ou apenas no dia 4 de agosto, conforme previsto.

Ontem conversamos bastante sobre a viagem e seus projetos. Ela pensa ir encontrar o Vaíte em São Gotardo, antes de voltarem a Araguari e assim que descansarem um pouco, Fred e ela farão essa viagem de ônibus. Na segunda, eles querem resolver algumas questões em Goiânia, porque não sabem quando poderão voltar aqui novamente.


Clélia, Regina, Fábia, Aleixo, Júnior, Terezinha e Tavinho.
Foi muito bom saber notícias das pessoas que conheci nas múltiplas visitas que fiz aos EUA quando eles moravam lá.

Ontem, Aleixo teve pequena indisposição digestiva e a nossa Doutora Fábia o medicou, evitando que ele fosse ao Hospital de Senador Canedo e precisasse fugir, como aconteceu no ano passado!

Hoje é aniversário do Aleixo e seu filho Arthur ligou logo cedo para cumprimentá-lo! Então, saímos para buscar as tortas que eu havia encomendado de minha amiga Gilcy. Mais tarde meus irmãos Júnior, Clélia e Celina devem vir para o almoço!