quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BISSEXTO NO RIO


Aleixo e Regina, no Rio, em 28.02.2012.
Levantamos cedinho, tomamos café e estávamos nos aprontando para ir à praia quando Arthur ligou do aeroporto dizendo estar vindo visitar-nos. Ele estava em Natal, pegou o voo de madrugada, parando no Rio antes de ir ao trabalho, em Macaé. Mas estava se sentindo febril e resolveu parar um pouco aqui.
Aleixo o acompanhou ao hospital para checar a possibilidade de ser dengue. Ele fez a consulta médica no Copa D'or foi medicado e tranquilizado pelo fato de não ser nada importante.

Meryl Streep como Margareth Thatcher.
A cada quatro anos, fevereiro contabiliza mais um dia em seu calendário. Essa característica é conhecida como ano bissexto e este mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos vinte e oito. O ano passa a ter 366 dias e não 365 dias e seis horas. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. Para saber se um ano é bissexto ou não, basta ver se o numero do ano é divisível por 400.

Foto do município de Nova Iguaçu.
Na crendice popular, o ano bissexto também é tido como ano de azar, assim como a sexta-feira, 13. Isso é bobagem, superstição apenas, sem base científica. Mas o mito de que ano bissexto dá azar é passado de geração para geração. É a mesma situação de que passar embaixo da escada traz azar ou ver um gato preto à frente. Não tem fundamento.

Almoçamos no restaurante da galeria e mais tarde fomos ao Roxy para assistir ao filme Dama de Ferro. Gosto muito da atriz principal – Meryl Streep -, tantas vezes premiada.
O longa mostrou a história da ex-primeira ministra da Inglaterra - Margaret Thatcher - com a saúde prejudicada, lutando vigorosamente contra o marasmo da sua aposentadoria e contra as memórias de feitos do seu passado.  Margaret Thatcher foi uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. E que intransigente a dama de ferro!

Meu irmão Júnior, sua esposa Terezinha e
minha afilhada  - jovem advogada - Luciana Araújo.
A história é uma reflexão sobre o preço que se paga pelo poder e o retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa. Na fita, ela relembra os menores detalhes da sua vida pessoal e profissional, após ser provocada por seu marido, Dennis Thatcher. Em flashback, ela vivencia todo o processo de sua ascensão ao poder da Inglaterra dos anos 1980. Na realidade, o filme questiona se tudo teria valido a pena. Essa dúvida conduz a atraente narrativa.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

IDA AO SÍTIO FLORESTA ENCANTADA

Aleixo e Regina na sala do apê de Copa,
em 28.02.2012.

Temos ido à praia pela manhã e optado pela caminhada no início da noite. O sol continua forte apesar de hoje ter estado nublado antes das 9 horas da manhã. Compramos ingresso para assistir ao filme Dama de Ferro, amanhã à tarde.
Bettina acabou dando à luz a meia dúzia de filhotes e está lá sob os cuidados do caseiro do vizinho - Luis César - que trabalha como diarista para nós, semanalmente. Gostaria muito de estar perto dela, mas Aleixo é menos ansioso e não julga necessário. Assim, apenas ligo e rezo por eles. Mas minhas irmãs Clélia e Celina estiveram lá há pouco e me telefonaram dizendo que está tudo sob controle.
Sede do Sítio Floresta Encantada,
no bairro de Tinguá, Nova Iguaçú.
Estamos planejando ir ao sítio Floresta Encantada no próximo final de semana. Fica em Nova Iguaçu, no Tinguá. Descobri que lá existem ruínas históricas de duzentos anos atrás. Tia Dolores, irmã da mãe do Aleixo mora ali com sua filha Aparecida, o genro Geraldo e a pequena Giulianna.
Tinguá é um dos bairros em que se divide o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Teve grande importância durante o século XIX por causa da estação de mesmo nome do bairro, fundada em 1883 e desativada em 1964.
Ali encontramos importantes sítios históricos da região da Baixada Fluminense como a fazenda São Bernardino e as ruínas da antiga vila e cidade de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu, torre sineira da igreja de Nossa Senhora da Piedade, cemitério Nossa Senhora do Rosário e porto de Iguaçu. É um bairro de caráter essencialmente rural. Localiza-se próximo à Reserva Biológica Federal do Tinguá.
Vila de Cava, bairro de Nova Iguaçú, RJ.
Outro bairro do município de Nova Iguaçu é a Vila de Cava. É também berço da história brasileira. Ali ocorreram fatos históricos importantes neste país.

Tinguá é um lugar extremamente distante do centro do povoado de Nova Iguaçu. Até alguns anos atrás era habitado por indígenas. Este lugar foi encontrado por um andarilho vendedor de empadinhas, as Famosas Empadinhas do Rock - conhecida mundialmente em Nova Iguaçu. Tinguá ficou famosa depois de servir de cenário para a novela Chamas da Vida, da Record.

SANTA SARA, NO GAROTA DE IPANEMA


Santa Sara Kali, padroeira
dos ciganos.
Dentro do parque Garota de Ipanema que atravessamos diariamente para ir ao posto sete, existe uma espécie de altar bastante enfeitado numa pedra que imita um vão de caverna. Ele tem a imagem de uma santa negra, além de flores, estrelas douradas e outros enfeites.  O local sempre me atraiu e uma vez perguntei o que significava. Soube que é o altar de homenagem a Santa Sara, a protetora dos ciganos, ou seja, Santa Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos). Quis pesquisar maiores detalhes sobre a história dessa santa.
O seu nome, tal como o de Sara, no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade. Algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras como “senhora”.  Já o epíteto Kali deve significar "negra", na língua indiana - sânscrito, por sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.

Altar da Santa na Pedra do Arpoador.
Por volta dos anos 50 d.c, uma embarcação cruzou os mares a partir de terras palestinas levando a bordo, para fugir das perseguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagens bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobé, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximinio e Sara, uma negra serva das mulheres santas.
Eles foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Então, Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje, a cidade de Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Posto Sete, início de Ipanema, RJ.
Daí,  nasceu a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).
Esta sua história  a transformou na Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Acontece uma procissão e festejos com banhos no mar. Mas aqui neste parque do Arpoador eu  presenciei um culto em sua homenagem,  em 27 de setembro.

Durante os festejos, a imagem de Santa Sara é vestida de azul, rosa, branco e dourado, adornada de flores, joias e lenços coloridos e é levada para as águas do mar. Após o banho de mar, a imagem volta ao altar para  que os participantes da procissão possam pedir suas graças.
Muitos buscam nos olhos de Santa Sara a obtenção das graças, pois nos olhos de Santa Sara, tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E, assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer.

Regina observando o altar da santa cigana
Embora seja uma santa da igreja católica, canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. Por isso, lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. Santa Sara é ainda a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.
Alguns autores, como Dan Brown, por exemplo, baseando-se em outras obras como Holy Blood, Holy Grail, sugerem que Sara seria, na verdade, filha de Jesus Cristo e Maria Madalena.Será?!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ESPÍRITO CARIOCA


Aleixo e Regina curtem o espírito carioca.
Nunca gostei do horário de verão, meu relógio biológico sente-se violentado às vezes. Acabou, mais uma vez! Novamente estivemos no nosso cantinho do Arpoador e Aleixo fotografou a montanha Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Estava muito agradável e conversamos bastante enquanto fazíamos a leitura-percepção do nosso ambiente.  As fragatas continuaram seus voos imponentes que têm efeito lúdico em mim. Elas não se aproximam de nós como os marotos biguás e, quando querem peixe, buscam-no longe da orla.
A água carioca é fria, diferente do mar do nordeste. Mas nos últimos dias ela não está congelada como no carnaval e pudemos tomar o nosso banho marinho diário. Aleixo disse que esta proximidade lhe faz bem e eu lhe recitei versos que escrevi há muito tempo: “estou no interior/ Goiás é meu setor/ Mas sou filha do mar/ o mar é meu amor. A brisa marinha me cura/ Sinto-me volátil e pura..."
Pedra Dois Irmãos e Pedra da Gávea, atrás.
Nos dias de semana, principalmente agora, após o carnaval, as praias ficam muito mais atraentes, sem a multidão de farofeiros(como dizem aqui) e turistas. Já falo como uma goiana carioca, uma vez que ser carioca é um estado de espírito!
Conhecemos muitas pessoas que frequentam nosso cantinho pela manhã. A maioria é daqui mesmo e mora próximo. Copacabana é constituída de pessoas idosas em sua maioria. De vez em quando deixamos de ver alguém que encontrávamos sempre. Imaginamos que a pessoa esteja doente ou tenha nos antecipado e mudado de andar. A existência humana é tão efêmera e temos de nos acostumar a isso.
Mais uma foto da montanha registrada
de nosso cantinho, no Arpoador, 27.02.12
Daqui a pouco sairemos para o almoço e depois virá o rapaz instalar a tela protetora na janela frontal. Ontem fizemos uma bela caminhada pelo calçadão, à tardezinha, que pretendemos repetir diariamente. Fomos até o posto dois e na volta passamos pelo Roxy para ver os filmes em cartaz. Hoje compraremos os ingressos para os dois aos quais desejamos assistir.
Na esquina de nossa rua está a Casa Paulo de Tarso. Gosto muito de ir ali assistir às palestras edificantes e tomar o passe. A energia do local é maravilhosa e me faz muito bem. Estivemos lá na quinta-feira e costumamos frequentar o centro duas ou três vezes por semana quando estamos aqui. Eles oferecem bons cursos e desenvolvem excelente trabalho social.

Laila, Fábia, Aline e Ana Luiza em festa
junina da UNIPAC.
Já fizemos contato com os primos do Aleixo que têm um sítio perto da Vila de Cava, no Tinguá. Eles vão nos receber e visitaremos a Tia Dolores, irmã da mãe do Aleixo. Ela, a Aparecida e sua filha Giulianna nos visitaram na Shamballa anos atrás.  Pretendemos colher informações para concretizar o projeto de escrever sobre a família Nuss. Em 2009, participamos de um almoço de família, em seu Sítio Floresta Encantada!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

TUDO DE PRIMEIRA


Regina e Aleixo no apê de Copa, ontem.
Hoje fomos à praia bem cedinho com a ajuda da mudança do horário. O mar estava delicioso. Gosto de estar ali, quando ainda não há muita gente, principalmente por ser no domingo, quando as praias costumam lotar, nesta época de verão. A Pedra e Praia do Arpoador é um pequeno e movimentado trecho de areia que se situa entre uma pequena península de rocha na qual fica o Forte de Copacabana e a parte inicial da Praia de Ipanema. A gente senta bem no cantinho aproveitando a sombra da muralha no posto sete.

Praia do Arpoador, em 26.02.2012.
Havia um biguá pescando no meio de alguns banhistas, na maior tranquilidade. Ele mergulhava e voltava com o peixe no bico. Engolia o peixinho na superfície e mergulhava novamente, sem se incomodar com a presença humana. Linda espontaneidade da natureza! No céu, as fragatas faziam desenhos geométricos em seus voos lúdicos e, ao fundo, a bela paisagem da montanha carioca como a Pedra da Gávea e a Pedra Dois Irmãos.

Após banhos de mar, mesclados à observação da natureza e à leitura, voltamos caminhando pela areia, a princípio. Depois, paramos no supermercado e ao comprar papel higiênico lembrei-me de um episódio da pré-adolescência que compartilhei com Aleixo.

Pedra da Gávea e Dois Irmãos.
Meu pai era leitor crítico, sempre muito bem informado. Estava a par da possível revolução que poderia acontecer após a renúncia do Jânio Quadros e a situação crítica de seu sucessor – João Goulart. Num dia de março, resolveu prover a dispensa de nossa casa, preocupado com os sete filhos e mais agregados que residiam conosco, na casa da Rua Seis.

Não havia tantas opções de supermercados como atualmente e ele usava ir a pé até o mercado central. Fazia as compras mensais no armazém número 1, de seu Benedito. Comprou muito mais que o costumeiro. Arroz, feijão e açúcar eram adquiridos em sacos de linhagem, mas trouxe farinhas, óleo vegetal que começáramos a usar há pouco tempo, sal, café, algumas enlatados, enfim, tudo que pudesse abastecer a família, caso rebentasse a temida revolução militar.

Celina, Paula, André e filho Guilherme.
Hoje é níver do jovem advogado André!
Seu Benedito mandou entregar a grande compra. Minha mãe guardou tudo, mas perceberam que faltava alguma coisa. Ele quis ir pessoalmente ao Seu Benedito, mais uma vez. Ao retornar, contou-nos que o proprietário do armazém de secos e molhados adivinhou o que faltava antes mesmo de ele dizer. Seu Benedito havia dito: - “Bem que eu estranhei. Depois de vocês comerem tudo isso, certamente,  precisarão de papel higiênico”. Só lhe perguntou se era do tipo a ou b, ao que papai retrucou! – “Lá em casa, tudo é de primeira”! 
Todos nós rimos muito, então! E, até hoje, sou pouco sustentável neste aspecto, ainda prefiro o tipo a, folha dupla, para prejuízo da natureza!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

AQUI NO RIO

Aleixo e Regina após almoço no Flamengo.
O fim de semana no Rio deve acontecer como o carioca gosta. Futebol entre clássicos e o carnaval que ainda não acabou. Deram uma pausa, mas a partir de hoje há desfile de várias bandas e da escola escolhida como a melhor de 2012 - União  da Tijuca- que homenageou Luis Gonzaga com enorme criatividade.

O tempo está maravilhoso! Estivemos no Arpoador e Aleixo deu seus mergulhos. Molhei apenas os pés, porque fomos tarde e o sol forte me trouxe logo de volta.
Foto de Copacabana, tirada ontem no Forte.
Hoje fomos almoçar no nosso restaurante português lá no Largo do Machado. Arroz com brócolis, batatas coradas e a pescadinha que eles preparam muito bem. Vamos de metrô e descemos quase à porta. A estação é a um quarteirão daqui, na Sá Ferreira.

No Rio não faltam atividades de entretenimento, turísticos ou culturais, e a gente nem sabe quando vai embora. A lista é imensa e inclui a paisagem, as praias, os botecos com seus petiscos, o chope escuro que adoro...
Gracyanne Barbosa na Unidos da Tijuca. 
Tenho compromisso em Goiânia na metade do mês de março e por enquanto não queremos planejar  a volta. Pretendemos visitar os familiares do Aleixo em Campos, Italva, Itaperuna e na antiga fazenda de sua família, onde ele nasceu  e viveu até o início da adolescência. Faremos pesquisa para registrar a história da família Nuss.
Praia de Copacabana registrada em 24.02.12
Mas antes disso queremos aproveitar bastante nossa estada nesta cidade que recebe a todos de braços abertos por meio de seu redentor. Muita gente que havia se mudado do Rio está retornando para investir na cidade. Isto tem a ver com o renascimento do Rio em que todos passaram a acreditar depois do sucesso das UPPs.  
Hoje tenho plantão, mas depois estamos pensando ir dar uma olhada de perto para entender o que  é  sapucar na avenida!  Selecionei também algumas peças em cartaz às quais  poderemos assistir. E fiquei deveras interessada nos espetáculos de ópera disponíveis agora na rede ... As possibilidades são muitas e a imagina + ação também!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

RIO - CIDADE MARAVILHOSA


Aleixo e Regina na volta da praia hoje.
Este é o nome da nova exposição coletiva que acontece no Forte de Copacabana desde o dia 19 de janeiro até 26 de fevereiro, aqui perto, na Av. Atlântica, Posto 6, e com entrada franca.

O Rio está em momento propício, pois a cidade desfruta de grande importância mundial por ser o palco para diversos eventos, proporcionando o crescimento e conhecimento da arte brasileira e é assim que os novos artistas contemporâneos - figurativos pretendem mostrar, por meio de sua pintura, as grandes belezas naturais e figuras artísticas que enriquecem a cidade e justificam o fato de o Rio de Janeiro ser uma genuína cidade maravilhosa. 

Vista da Comunidade do Pavãozinho,
registrada da janela de nosso quarto.
Estivemos  presos ao apartamento quase o dia todo. Aleixo está consertando o bicama e pedimos a transferência de endereço na Sky, tendo que aguardar os técnicos, além do orçamento de tela protetora na janela. São coisas que a gente só pode fazer quando vem de carro, porque às vezes demoram a atender.

Mas ao final da tarde pudemos ir prestigiar a exposição no Forte e dar um passeio pela praia. Faz calor, o sol está muito forte e não consigo mesmo sair logo após o almoço. E encontramos a praia lotada com  a temperatura de 30º C.

Foto  na Praia de Copacabana, posto 5.
No dia que chegamos, o evento Chorinho no Forte reuniu mais de 300 pessoas na Alameda Octávio Corrêa e divertiu o público presente com música popular brasileira de qualidade. Crianças, adolescentes e a melhor idade curtiram o evento juntos.  Gosto muito de música e estivemos lá por algum tempo. 


A exposição de pintura que visitamos hoje, no Forte, retrata personagens e telas clássicas com toques cariocas, ou seja, os artistas interpretam pictoricamente a Cidade Maravilhosa, segundo suas visões pessoais. 
Chorinho no Forte d Copacabana, fev. 2012.
Os pintores são: Dario Tuttolomondo, Felipe Sabino, Frank, Jade, Mariana Agostinho, Marcos Eira e sua filha de sete anos – Ana Clara. Além de paisagens típicas da cidade, pudemos observar os retratos de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Chico Buarque. Mas a Gioconda é reproduzida com a camisa do Flamengo e um quadro do Van Gogh traz o Zeca Pagodinho, em humor maroto, bem carioca.
 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CONCRETIZAR DOS SONHOS

Aleixo e Regina realizam seus sonhos  a dois.

Nosso apartamento já está organizado e acolhedor. Aleixo foi atrás do cartão do morador para pendurarmos no carro, porque agora nossa rua é área azul e oneraria muito trocar o cartão a cada duas horas. Fiquei sozinha em casa e comecei a pensar sobre a importância do sonhar.
A vida não é feita só de trabalho e rotina. Sinto que agora é hora de cuidar do lado sonhador e conquistador que existe dentro da gente. É possível ter uma vida ativa e equilibrada fora do trabalho e poder retribuir para a sociedade com um pouco do conhecimento e da experiência adquiridos ao longo dos janeiros.
Aleixo ama do animais e tenho
aprendido muito com ele.
Ter sonhos faz bem à alma, traz-nos mais longevidade, pois sempre temos uma meta a cumprir, um desejo imenso de fazer a diferença e de ajudar ao próximo. Por isso, devemos cultivar os sonhos e sempre manter projetos pessoais na vida. Isso é gratificante.
A prática do bem traz enormes benefícios. Tento ser um pouco mais altruísta ajudando o próximo de forma mais efetiva. Gosto muito do trabalho voluntário.  As visitas a instituições de ajuda ao próximo levando uma palavra amiga são ações indescritíveis.
Doação não tem só a ver com dinheiro. Você pode doar um pouco do seu tempo, do seu conhecimento. É importante a gente não acumular um monte de coisas desnecessárias e que nem usa. Assim, tento colocar em prática o desapego às coisas materiais.
Aleixo e Regina em S. J. Del Rei, 21.02.12
Às vezes, para realizar um grande sonho temos de nos desfazer de várias coisas e adquirindo o hábito do desapego, tudo fica mais fácil. Lembro-me de quando vendi o carro novo de que gostava para ajudar na compra deste apê. Realizei o sonho de ter um espaço junto ao mar. Minha filha Fábia está realizando o seu sonho de ser médica depois de muitas voltas que a vida dá. Meus amigos podem achar estranho, mas, sempre que ganho algo de que não preciso e sei que outra pessoa ficaria feliz com o objeto, passo-o para a frente.
Fábia e Regina perto da Igreja em Tiros, MG.
Cada sonho é único e intransferível. O sonho é nosso e de mais ninguém. E procuro realizá-lo de uma forma ética e honesta. O sonho alimenta o entusiasmo. Esse entusiasmo é a força que nos leva a realizar o que antes parecia impossível. É uma força genuína somente liberada quando se quer algo de verdade. O sonho é a mola que move desejos e realizações. Uma pessoa sem sonho é uma pessoa com pouco ou nenhum entusiasmo. O sonho ilumina a vida da gente.
Colati, Regina, junto com Fábia e Vaíte, que
viveram o sonho americano. 
Mas sonhar só por sonhar não leva a nada. Não importa qual seja o seu sonho, o que importa é o que você está fazendo para tentar realizá-lo. Nossa vida merece este presente.
A capacidade de sonhar estimula a criatividade. Imaginar, ir longe com nossos pensamentos é um dom divino. Algo que não pode ser desperdiçado, porque o sonho é o início de tudo.
O sonho vai sendo aprimorado de acordo com a sua execução. O sonho é mutável e dá sentido à nossa vida. E a gente merece o que há de melhor, sempre! Afinal, como diria Clarice Lispector, “sou um coração batendo no mundo”! E ainda tenho muitos sonhos que procuro concretizar ou vou renovando ao longo do tempo...Nos últimos anos tenho contado a cumplicidade do Aleixo na realização dos sonhos!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA NO RIO


Aleixo e Regina no Apê de Copa, 22.02.12.
Hoje é quarta-feira de cinzas. O carnaval acabou. Mas nem todo mundo curte essa festa que toma conta da cidade maravilhosa nesta época. Por isso, em plena semana de Carnaval, o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma surpresa para os fãs da sétima arte. A mostra dos Melhores Filmes do Ano está exibindo, de 14 a 26 de fevereiro, os longas de 2011 considerados imperdíveis pela crítica especializada. Entre os escolhidos estão: Meia Noite em Paris, de Woody Allen, e o elogiadíssimo A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar. Após as sessões, o público poderá participar de debates para aprofundar as ideias apresentadas nos filmes.  Pretendemos assistir ao filme Além da Vida, no dia 26 de fevereiro.
Imagem de Jesus Cristo indo ao
Calvário.

E hoje começa a quaresma cristã. Quaresma, do latim, significa quadragésima e é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
A Quaresma é um período voltado à reflexão, em que os cristãos se recolhem em oração e meditação para preparar o espírito para a acolhida de Jesus Cristo vivo, ressuscitado no domingo de Páscoa, na visão católica. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Esse retiro espiritual pode ser feito no dia a dia de trabalho, em casa, na sua igreja ou em algum retiro específico. 


A cor litúrgica desse tempo é a roxa, que geralmente significa penitência, aflição e crescimento. Mas, no tempo da quaresma, a cor não significa luto, e, sim, mostra que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. 

Quadro fotografado em S. J.
del Rei - cidade em que os sinos
falam.
A Quaresma não é um período de sofrimento, dor ou sacrifício, mesmo que muitos façam penitências nesta época. Os mais comuns são o jejum e as orações, para purificar a alma, a mente e o corpo. Todavia, independentemente da religião, a quaresma é período de renovação da nossa mente e alma.


É um tempo para mudar nosso estado mental negativo e transformá-lo em positivo. É o momento de renascer, ou seja, temos que exterminar o que não presta dentro de nós, aquilo que nos torna feios ou sem motivação, para dar lugar ao nosso novo "eu". Um "eu" mais puro e limpo nas atitudes.

Na quaresma, é comum encontrarmos imagens cobertas por mantos de cor roxa: sentido de penitência. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.


Vaíte, seus pais e irmãos na década de  60.
Na questão da ressurreição, o espírita acredita que Jesus apareceu a Maria de Magdala e aos discípulos com seu corpo espiritual que chamamos de perispírito. Entende-se que não houve uma ressurreição corporal, física.  Isto é, Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição. Mas isto não invalida a festa da páscoa, se a encararmos em seu simbolismo renovador.

NOSSO APÊ DE COPA


Aleixo e Regina ainda em S. J. Del Rei.
Viajar de carro é muito bom, principalmente se a gente não tem pressa! A paisagem é gratificante. Às vezes reconhecemos o local, outras descobrimos. E desta vez só passamos por lugares lindos. É confortável morar no planalto. As vias são retas e a viagem rende bastante. Mas a montanha se desvela muito mais atraente na maioria das vezes, apesar de nem sempre conseguirmos o mesmo desempenho dos  longos  trechos em direção reta!


Cidade de S. João Del Rei, MG..
Gosto de brincar com os nomes dos locais por onde passamos. Por exemplo, Itatinga. Quem  nasceu ali é um itatinguense? Muitas vezes, alguns  gentílicos parecem curiosos e nos distraímos com a brincadeira. Mateus Leme – mateuslemense; São João del rei – Joanense. Mas, como se chama quem nasceu em Levi Gasparian? Pode ser levigasparinense!
 
Hoje é dia de arrumação do apê. Quatro famílias passaram por aqui desde o natal e cada um vai deixando coisas na geladeira, mudando o lugar de objetos.  Aleixo e eu gostamos de limpeza e neste aspecto o ser humano é impar, cada um tem seu próprio jeito. Creio que seríamos ótimos faxineiros. Duas horas depois, nosso apartamento era de novo um lar!

O Centro Histórico de S.J. Del Rei  funciona
na construção mais antiga da cidade.
Mudaram as regras de estacionamento no bairro de Copacabana. Há uns veículos que estão estacionados aqui desde que chegamos há mais de 3 anos. Agora o proprietário terá que pagar uma taxa como a dos nossos cartões de área azul em Goiânia. Porém,  como temos endereço aqui, podemos requerer um cartão de morador na Prefeitura local e deixá-lo pendurado no carro sem ônus. Todavia, hoje o serviço público ainda está fechado e só amanhã cuidaremos disso.
 

Rua típica na cidade mineira.
Sentia falta de boa música, mas desta vez trouxemos um pendrive com mais de 3000 músicas selecionadas e ligamos na TV. Isso nos deleita a alma.  
Daqui a pouco sairemos para almoçar fora. Há algum tempo descobrimos um restaurante em galeria próxima  com ótima comida caseira tipo self service e pela metade do preço dos demais. Até fizemos amizade com o casal de aposentados, proprietários do local e o indicamos para nossos hóspedes.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DE SÃO JOÃO DEL REI AO RIO


Aleixo e Regina,  S. João Del Rei, 21.02.12 
O café da manhã foi servido em nosso apartamento em estilo colonial e com o exagero mineiro que nos faz cometer o pecado da gula. Então, saímos a pé pelos pontos históricos da cidade.  Na avenida ainda se viam vestígios da passagem do Momo na segunda-feira.
Os adornos carnavalescos fixados aos postes tinham a expressão de alegres anjos barrocos. Estivemos na Igreja do Carmo, nos becos históricos de São João Del Rei, em um jardim rodeado de fachadas em estilo colonial.

Nosso hotel na noite de ontem em Minas.
Mais tarde subimos ao quarto para aprontar e pegar a estrada. Rodamos por pequena parte da rodovia 265 até Barbacena. Depois, tomamos a 040 que nos levou até a cidade maravilhosa.
A rodovia está muito bem cuidada. Ela tem uma placa dizendo ter sido escolhida a melhor rodovia mineira e a viagem transcorreu em harmonia. A paisagem da serra da Mantiqueira alegrou nossa visão, assim como as plantações de eucaliptos, a vegetação estonteante de verdes diversos, muitas flores.
Chegamos aqui em Copacabana pouco depois das 15h e depois de meu Reiki encontramos estacionamento quase à frente de nosso condomínio. Logo saímos para ver o mar e caminhar pelos arredores. Nosso apê ainda estava ocupado e deixamos a bagagem no carro provisoriamente.

Aleixo e Regina em S. J. Del Rei.
Observamos que os barzinhos estão animados nesta terça feira gorda. As antigas marchinhas carnavalescas são entoadas aqui e ali. Há muita gente fantasiada pelo calçadão e ruas próximas, as praias estão lotadas, o mar parece agradável. Amanhã cedo estaremos no Arpoador, certamente.
Logo pudemos subir e estar em casa. Lar doce lar carioca!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SÃO JOÃO DEL REI


Jandira, Vaíte, Claúdia, Ivan, Cássia, Regina,
na fazenda Buriti, no domingo, dia 20.
Levantamos cedo e saímos com a Fábia. Depois retornamos e conversamos até a hora do almoço. A seguir pegamos a estrada. Passamos pelas rodovias, 352, 354, 262 e 265. As condições das estradas  estão relativamente boas. Às vezes a gente se confunde nos trevos com a colocação das setas de direção, bem ao estilo mineiro. 
Chegamos aqui em São João Del Rei em torno de 19h. Estamos no hotel Colonial no centro da cidade. Tem folia de carnaval na rua. Muita gente fantasiada, desfilando ou dançando ao som de bandas e trios elétricos. Animação total para gente descontraída de todas as idades.
Ruas centrais de S. João del Rei.
Acabamos de jantar na Cantina do Ítalo e tivemos dificuldade em passar em meio a tanta gente. O hotel é confortável, tem internet, frigobar, tv, ar condicionado, café colonial. 
São João Del Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado no sudeste do estado, na região do Campo das Vertentes. Sua população em 2010 era de aproximadamente 85 mil habitantes, o que a torna uma das maiores cidades da região. O município possui elevado índice de desenvolvimento humano em relação ao país.
O aeroporto Prefeito Otavio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia, Zona Norte da cidade, é o mais importante da região.

Cidade em que os sinos falam: S. João Del Rei
São João Del Rei concentra serviços de saúde, comércio e educação, polarizando cidades do Campo das Vertentes e Sul de Minas. Grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea. Pacata e cultural na sua parte histórica. São João Del Rei possui uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Na sua parte histórica,, protegida do restante da cidade, é possível observar diversas linhas arquitetônicas.
São João Del Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido ao grande número de repúblicas de estudantes da Universidade Federal de São João del Rei. 

S. João Del Rei, 20.02.2012.
Nasceram em São João Del Rei: o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, o presidente eleito do Brasil, em 1985 ,Tancredo Neves, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, Padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros. Amanhã daremos umas voltas pela cidade e também por Barbacena que fica a uns 40 km de  distância antes de prosseguirmos para o Rio de Janeiro.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DOMINGO DE CARNAVAL EM TIROS

Fábia, Regina e Jack, o triturador.
Hoje cedo saímos a pé pelo centro de Tiros. Passamos por algumas ruas, Fábia nos mostrando a casa de parentes  e amigos do Vaíte. Paramos na casa de sua irmã Balduína depois da casa da Colati, onde seu filho Ronan nos convidou para almoçar na roça  com sua família. Voltamos para casa, pegamos o carro e, pouco depois, fomos com o Vaíte para a visita às fazendas de suas irmãs.


 Fábia e Regina, junto à igreja de Tiros, MG.
O almoço foi ótimo. Logo depois chegaram outros familiares. Sebastião de Faria emprestou seu passaporte com visto em seu nome para Vaíte ir aos EUA, onde ele permaneceu por 18 anos. Conversamos bastante sobre as histórias da família, ouvimos causos engraçados e nos deleitamos com o sotaque mineirês do pequeno grupo: Bontempo, Gonçalves e Lima.

Colati, Vaíte e Fábia, na fazenda.
Depois fomos para a fazenda da Jandira onde encontramos seus filhos e neto. A cada saída voltávamos com as mãos cheias. Leite, doce, biscoitos, bolo, rosca, coalhada, requeijão feito na hora.

Vaíte e sua irmã Jandira na cozinha da
Fazenda Buriti.
Mais tarde, de volta a casa, Vaíte logo assou mais carne. Amanhã pretendemos iniciar a viagem para o Rio. Estamos planejando parar em Barbacena que ainda não conhecemos. A cidade é grande produtora de frutas e de flores. Também se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado. Seu nome é uma homenagem ao Barão de Barbacena.