quarta-feira, 30 de maio de 2012

MAR E CAMPO


Aleixo e Regina em Copa, 29.05.12.
Tivemos excelente temporada no Rio. Aproveitando o clima mais ameno pudemos realizar muitos passeios. Caminhamos diariamente pelo calçadão,  ao cinema, ao nosso restaurante do Flamengo, às compras. Fomos à praia do Arpoador algumas vezes, estivemos curtindo a Lagoa e Ipanema. Participamos, ainda, da linda festa a Santa Sara, padroeira do povo cigano. Usamos bastante o metrô e uma vez o ônibus, uma vez que fomos de avião!

Tia Dolores recolhendo os ovos.
Ir a Nova Iguaçu e estar com os parentes no Tinguá também foi excepcional. A Cida costuma dizer que quando a Tia Dolores recebe a visita de parentes ela se renova.
Conversei bastante com  ela e Tia Dolores me estimulou a visitar a Terra Santa. Disse-me que havia visto no programa católico matinal uma propaganda a respeito desta viagem. Contou-me que nem ficava muito caro e acrescentou que era bobagem a Cida e o Geraldo pensarem em visitar os irmãos no Canadá, que  a filha já conhecia... O ideal era viajar para a Terra Santa, dizendo que lá até ela mesma poderia ir... hehehe   Mensagem subliminar bem feminina...

Cida e Regina no Sítio Floresta Encantada.
Tia Dolores me colocou a par do nascimento dos filhotes da cachorra e da nova casa do galinheiro, agora com rampa para ela subir e cuidar da produção! Ela, Cida e a Giuliana já nos visitaram aqui na Shamballa algum tempo atrás!
Gosto muito de conversar com as pessoas mais idosas. Elas se sentem acolhidas. Na nossa correria, muitas vezes, não reservamos um espaço de tempo para dar-lhes um pouco mais de atenção!

Regina, em passeata  na Av. Atlântica.
Mas estar de volta à nossa chácara é sempre muito bom! A nossa arvorezinha Neve da Montanha está toda florida. As flores dos dois pés de Dama da Noite perfumaram o nosso primeiro sono! Os cachorros e o papagaio  sempre ficam muito alegres  com o nosso retorno.
E, hoje cedo, as  maritacas passaram em revoada animando o nosso regresso. Estava tudo em ordem e concluímos que somos privilegiados, detendo esses dois espaços maravilhosos – mar e campo!

Nossa Neve da Montanha florida, 30.05. 
Todavia, nosso final de semana será em Brasília. Vamos assistir à festa junina da escola de meus netos e pensamos visitar a prima Fátima desta vez, com a bênção do cósmico.

Não é à toa que gosto das festas à Santa Sara. Aleixo e eu temos espírito cigano!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CANTEIRO DE COUVES




Geraldo, Regina, Aleixo, Cida, Giuliana
e Tia Dolores, no Tinguá, 27.05.12.
Durante a visita de ontem, perguntei aos primos Geraldo e Cida como haviam descoberto aquele  belo sítio! Soube que tudo começou com um canteiro de couves. Geraldo me contou que namorava a Cida que residia em Nilópolis. Estava deveras apaixonado! Para impressioná-la, resolveu fazer um canteiro de couves na casa de sua mãe – Tia Dolores!   E caprichou na aparência da pequena horta doméstica, entusiasmando todos com sua arquitetura.

Geraldo preparando os cachorros
quentes para mutirão de moradores.
Acontece que eles precisaram de esterco e foram buscá-lo no sítio de um colega no Tinguá.  Ali, soube que havia um imóvel à venda! Ele se interessou bastante... Daí,  ele lembrou-se de que havia colocado um telefone à venda que custava caro naquela época.  Geraldo tinha ainda pequena poupança, mas o proprietário queria 9.000 dólares e o montante não era suficiente!
Então, conversou com o dono que recebeu o telefone e a entrada, parcelando o restante em três vezes. Fechou o negócio, feliz da vida! Logo puderam se casar.  A pequena Giuliana, agora com 11 anos, veio logo abençoar a vida do casal.  Mais tarde compraram o Sítio Floresta Encantada e mais duas extensões de terra para ampliar a linda propriedade.

Tia Dolores é responsável pelas galinhas
e sai feliz para recolher os ovos diários. 
Eles gostam muito de morar na região, apesar da pouca infra-estrutura do local, mas batalham para melhorá-la com o apoio de outros moradores. Cida lidera o projeto Faremos Nós que busca a conscientização ecológica da população, valorizando a história regional e criando condições para ajudar os menos favorecidos, sobretudo, com a construção de moradias e de frentes de trabalho.  Mas falta ainda envolver as autoridades locais!


Sítio Floresta Encantada, em 27.05.12. 
Paralelamente, Cida toma conta do Sítio Floresta Encantada e Geraldo trabalha, na GE, em Niterói, na área de Química Industrial. Tia Dolores mora com eles, mas costuma passar temporadas em Brasília, junto com a outra filha  - Fátima Nuss. Um dos irmãos – Alexandre – mora no Canadá, mas tem uma casinha ao lado e costumam vir matar a saudade dos familiares, às vezes. 
O casal continua apaixonado e é muito gratificante a convivência com eles! A gente se ente muito bem acolhida em sua companhia e agradecemos o carinho atento!

domingo, 27 de maio de 2012

SÍTIO FLORESTA ENCANTADA



Aleixo, Regina, Cida, Fernando e Marli.
Cedo pegamos o metrô para a Central e dali uma condução para Vila de Cava, em Nova Iguaçu. Geraldo foi nos buscar de carro no ponto final. Havíamos combinado com os primos Aparecida e Geraldo de encontrá-los para almoçarmos com a Tia Dolores. O casal é proprietário de um sitio no entorno da reserva biológica do Tinguá e próximo às ruínas do século XVII e XVIII. 
O Sítio Floresta Encantada possui Mata Atlântica própria com trilha ecológica, alojamentos, piscina, campo de futebol e vôlei, passeios de charrete, bicicletas, amplo galpão, excelente estrutura de cozinha e uma bela casa sede. 

Cida Nuss e o paisagista Fernando.
Eles se especializaram na locação do espaço para encontros religiosos e eventos como: casamentos, aniversários e confraternizações empresariais.  É um local lindo onde passamos parte da tarde deste domingo.  Em 2009 aconteceu ali uma grande reunião da Família Nuss da qual participamos também. Antes estivemos na residência da Cida e do Geraldo. Sheila preparou o almoço da família, assim que voltamos do passeio a pé pelas redondezas, inteirando-nos do trabalho voluntário desenvolvido por um grupo de moradores liderado pela Aparecida. 

Sítio Floresta Encantada, no Tinguá.
Eles participam de um projeto visando à revitalização da área histórica dessa região que foi o berço da colonização brasileira. Além dos anfitriões e a filhinha Giuliana, Tia Dolores, Aleixo e eu, esteve ainda presente ao almoço o Fernando que faz parte do grupo, orientando- o com seus conhecimentos de paisagista.


O grupo – Faremos Nós - já conseguiu inúmeras melhorias, graças à conscientização dos moradores. Construiu, recentemente, duas casas erguidas de maneira sustentável e restaurou alguns monumentos históricos.  Plantou centenas de palmeiras, além de cuidarem da limpeza do local, entre outras prioridades.

Geraldo, Regina, Aleixo, Cida, Giuliana  e
Tia Dolores, 27.05.12.
Hoje havia um mutirão para limpeza das ruas do bairro e Geraldo ajudou a preparar os sanduíches tipo cachorro quente que distribuíram entre os participantes. 

Ao final da tarde fizemos o caminho inverso, para nossa caminhada diária no calçadão de Copa. 

sábado, 26 de maio de 2012

RIO + 20



Aleixo&Regina, em Copacabana.
Hoje almoçamos no Largo da Machado. O clima continua maravilhoso e temos aproveitado o máximo a nossa estada. O Rio está se preparando para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho de 2012, aqui na cidade.
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Regina, na passeata contra retirada de
postos de gasolina da orla.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, 2012.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio disse que a utilização de materiais sustentáveis nas construções é uma tendência mundial.  Esse é o objetivo de muitas apresentações que vão ocorrer durante esta conferência internacional. Ele informou que o setor privado vai apresentar iniciativas de construção sustentável no Forte de Copacabana.
Aleixo e Regina, na pedra do Posto Sete.
Aliás, soubemos que as instalações do Forte foram alugadas pelas federações das indústrias dos estados do Rio de Janeiro (FIRJAN) e de São Paulo (FIESP), pela Fundação Roberto Marinho e pela prefeitura carioca. Aqui ocorrerão vários eventos paralelos à Rio+20. Um deles, programado para o dia 18 de junho, vai tratar da construção verde. 
Também as residências de luxo estão em busca da sustentabilidade e procuram inovações sustentáveis, entre elas estrutura metálica com aço reciclado, telhado verde, captação de água da chuva, madeira certificada, conforto ambiental com luz natural e ventilação cruzada e aquecimento solar. 

Aleixo está terminado um trabalho de tradução e daqui a pouco sairemos mais uma vez...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

LAGOA E PASSEIO A BÚZIOS



Aleixo e Regina junto à Lagoa R. Freitas. 
Hoje atravessamos Ipanema e caminhamos pela Lagoa Rodrigo de Freitas. O local está cada vez mais bonito desde o início de sua revitalização. As plantas cresceram e as aves nadam felizes por todo o espaço aquático. Tudo em alegre harmonia!
Paramos alguns instantes para registrar a beleza do lugar e Aleixo se lembrou de quando remava nessa lagoa representando o Vasco. Acha que foi no período de 63 a 69, antes de emigrar para a Austrália. Atestado de antiguidade!

Regina e Aleixo na festa de Santa Sara.
Na volta para o almoço em Copa, pegamos o ônibus e passamos pelo Jardim Botânico, Gávea, Leblon e Ipanema. Então, ele se lembrou de quando trabalhava no Laboratório Park Davis que funcionava na Rua Marquês de São Vicente, próximo ao planetário.  Ali ele conta ter sido o seu primeiro emprego prazeroso, onde aprendeu muito.
Temos aproveitado bastante esta temporada no Rio. Pelo fato de a temperatura estar em torno de 25º podemos caminhar com mais disposição.

Praia de Geribá, em Búzios.
Planejamos ir a Búzios amanhã e fiz uma pesquisa sobre a cidade. Soube que é um dos mais falados balneários do Brasil. Aliás, Armação dos Búzios ou apenas Búzios é uma península de 8 km, rodeada de ilhas e com mais de 20 praias de todos os estilos. Ela já foi uma pequena vila de pescadores. Atualmente, é um lugar muito charmoso no qual a maioria dos estabelecimentos são ateliês, pousadas, sofisticados cafés ou rústicos restaurantes. Na decoração dos interiores podemos encontrar retratos da musa Brigitte Bardot que, depois de ter passado pelo lugar na década de 60, atraiu a atenção dos artistas e turistas do mundo inteiro.
Rua das Pedras, em Búzios.

A cidade recebe correntes marítimas do Equador de um lado e correntes marítimas do Pólo Sul do outro. Isto faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se: Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do Nudismo.

Aleixo e Regina, na Pedra do Arpoador.
Muita gente também passa por um dos mais conhecidos locais de Búzios - a Rua das Pedras. Várias nacionalidades, vários estilos e muita gente bonita fazem dessa rua um excelente lugar para encontros e paqueras.

Sei que ali a gente encontra os melhores restaurantes, bares, discotecas, boates com uma diversidade de pratos, drinks e muita diversão. Há nesta cidade uma diversidade de lojas, grifes famosas, boutiques e tudo para satisfazer o turista e a madrugada não tem hora para acabar em Búzios, porque o turista sempre encontra alguma coisa para fazer.

Dr. Gustavo, Patty e gêmeos paulistanos.
A diversão é garantida pelo circuito gastronômico, composto por 126 restaurantes e seis casas noturnas. A cozinha brasileira e internacional é bem representada, há restaurantes italianos, orientais, mexicanos e, como não podiam faltar,  franceses e argentinos, já que franceses e portenhos são os turistas que mais visitam a cidade. Para quem não quer arriscar, há também boas opções de restaurantes self-service.  Amanhã vamos conferir tudo isso ao vivo e a cores!

Patrícia e Gustavo, ontem, na USP.
E hoje é aniversário de meu jovem sobrinho Gustavo. Ontem ele defendeu a sua tese de doutorado em Estatística, na USP, e tornou-se o mais novo doutor da família! Há menos de um ano, ele e sua esposa Patty se tornaram pai e mãe de um casal de gêmeos paulistanos.  Muita coisa boa a comemorar!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FESTA DE SANTA SARA


Regina junto ao painel da festa
de Santa Sara, 24.05.12.
Hoje fomos caminhar e ao cruzar o Parque Garota de Ipanema deparamos com os preparos para a festa de Santa Sara, a padroeira do povo cigano sobre a qual já escrevi anteriormente.
Meu músico também voltou e parei para conversar com ele. Ele me disse que o tempo não andava bom e que se afastou da prática musical no parque por alguns dias!
As comemorações de Santa Sara vão acontecer hoje a partir das 16 h e quero estar lá, mas aproveitamos para fotografar antes do aglomerado de pessoas.
À medida que caminhávamos, percebíamos a quantidade de gente levando os cachorros para passeio ou para fazer as necessidades biológicas. Alguns animais são muito feios e lembrei-me de meu pai. Ele costumava dizer que o dono fica parecido com o cachorro ou vice-versa!

 Roda Cigana no Local da festa de hoje.
Mas sei que o idoso está mais propenso a processos depressivos e ter um animal de estimação é excelente para evitara depressão, própria de que se sente muito só. Como sabemos, a população de Copacabana é constituída de idosos em sua maioria.
Na volta da praia passamos pelo Boteco Aboim para degustar o delicioso pastel diário! Ontem ligamos para a Aparecida Nuss e estamos planejando visitar a Tia Dolores no final de semana lá em Nova Iguaçu. Estive, ainda, pesquisando sobre Búzios que pretendemos visitar amanhã.
Sara é considerada Padroeira do povo cigano. Sempre senti certa afinidade com esse povo. Talvez, memórias de vidas passadas. A história da santa remonta ao início do cristianismo. 
Tenda cigana preparada para festa.
Os primeiros cristãos eram perseguidos pelos romanos e Sara, uma escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia, foi capturada juntamente com as três Marias Maria Madalena, Maria Salomé e Maria Jacobé.
As quatro mulheres foram colocadas em um barco que foi lançado ao oceano, sem remos e sem provisão. Por um milagre, após mais de 30 dias vagando sem rumo pelo mar, o barco aportou em Laguendoc, no Sul da França, na Ilha de Camargue, um local que seria conhecido mais tarde como Saintes Maries-de-La Mer , traduzindo, Santas Marias que vieram do Mar .
Imagem de Santa Sara Kali.
Um grupo de ciganos que vivia por ali, socorreu as quatro mulheres e elas, em troca, levaram ao grupo os ensinamentos de Jesus, trazendo para eles a doutrina cristã.
Após a partida das chamadas Três Marias, conta a história que Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali. A palavra Kali significa "negra" na língua romanê ou cigana.
E hoje é também feriado lá em minha cidade natal - Goiânia. Dia da padroeira goianiense - Nossa Senhora Auxiliadora!
E meu querido sobrinho Gustavo está defendendo a sua tese de doutorado na USP. Salve, o mais jovem doutor da família!

BOTECO ABOIM OU BUNDA DE FORA


Aleixo e Regina, hoje, no Arpoador.
Eu sempre gostei de pastéis! Sempre que venho para o Rio, como pastel quase diariamente! É que na nossa rua aqui em Copa, no quarteirão da praia fica um botequim famoso – ABOIM - com um dos melhores pastéis que já provei! O boteco é bem pequeno, tipo pé-sujo, tão apertado que o freguês acaba ficando com um pé dentro do bar e outro na calçada. Por isso, os assíduos bem humorados frequentadores cariocas batizaram o Aboim de Bunda de Fora. Do bar, a gente avista o mar e uma nesga do forte, a pontinha onde estão os canhões!
Regina, no Aboim, para o pastel diário.
Lá dentro, um pequeno balcão, com estufa envidraçada que exibe parte dos pratos do dia: pernil, carne assada, costelinha de porco, lombinho. Cada um custa módicos R$ 10. Os pastéis são de carne, camarão, carne seca, frango, palmito, queijo, sem dúvida entre os melhores da cidade, saem a R$ 3,50 cada um. O de camarão, o de carne seca e o de carne são os mais famosos. E dizem que não existe outro endereço mais barato para se beber uísque. 
O atendimento é maravilhoso e o bar está sempre cheio.

Pratos servidos no Aboim.
É incrível observar o movimento de pessoas no Aboim. Há de tudo. O policial vem, bate um papo, nega a água que lhe é oferecida, reclama do Réveillon de Copacabana: “Esse pessoal é fogo. Todo mundo quer ir embora à mesma hora. Imaginem, de dois milhões de pessoas que estiveram lá, metade saiu praticamente junto, depois da queima de fogos”.
Adega do Aboim.
O porteiro chega de uniforme e pede dois PFs de carne seca. O pintor de paredes, todo respingado de tinta, também faz uma encomenda para os colegas: quatro PFs para viagem. Um senhorzinho pede dois pastéis, também viajando. Chega o garotão, sem camisa e tatuado, fumando um cigarrinho: mais um PF de pernil sai na quentinha. O guardador de carros vem e também dá um alô. E um senhor de meia idade anuncia que vai para casa comer uma peixada na panela de barro, para depois “ir para a internet comprar e vender ações”. Não é incrível esta miscelânea?

Enquanto isso, Aleixo e eu observamos o mar, as pessoas que vão e voltam da praia, a vida carioca como ela é, enquanto comemos um pastel de carne!
Fregueses do boteco.
O boteco me chamou a atenção desde que compramos o apartamento aqui em Copa. Não entendia como os fregueses podiam gostar de um local que não os acomodasse bem. Muitos ficam sentados em bancos de todos os tipos, na calçada, em frente ao bar. Mas, então, provei o pastel e soube por quê. Ontem almoçamos uma quentinha que abóbora com carne seca que Aleixo buscou lá! Delícia! Poucos lugares podem ser tão agradáveis para se passar depois da praia do que o Aboim. Por isso, o botequim  Bunda de Fora está sempre lotado!

domingo, 20 de maio de 2012

AQUI NO RIO DE JANEIRO


Aleixo e Regina com a camiseta do
movimento contra a tirada dos postos
da Orla de Copa.
A cidade do Rio de Janeiro empolga todos que a visitam. São atividades sociais, culturais e esportivas para atender os mais variados gostos.  O carioca é participativo. Questiona tudo e todos com seu humor criativo. 
Hoje vimos uma passeata de protesto porque o governador quer tirar os postos de gasolina da orla, visando à estética da cidade frente aos grandes eventos que terão palco neste local. Mas os moradores discordam.
Imagem da Cidade Maravilhosa, 2012.
Acabamos ganhando a camiseta do movimento que acompanhamos por algum tempo. Paralelamente, acontecia uma atividade esportiva destinada aos jovens no posto seis - Run, Swim, Run. O carioca não se aliena, está sempre em movimento!
Em todo o estado  do Rio a natureza mostra-se prodigiosa, oferecendo ao turista  belas paisagens. Na Costa Verde, ao sul, existem inúmeras praias situadas em locais como Mangaratiba, Angra dos Reis, Parati e Itacuruçá que é ponto de partida dos saveiros para a Ilha de Jaguanum. 
Aleixo correndo na areia de Ipanema.
Na Costa do Sol, na direção norte, praias belíssimas são encontradas nas cidades litorâneas de Itaipú, Itaipuaçu, Maricá, Saquarema, Araruama, Cabo Frio, Búzios e muitas outras.
Na região serrana, o estado do Rio oferece estâncias de veraneio como Itaipava, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, bem próximas da capital.
Na região do Parque Nacional de Itatiaia, as cidades de Itatiaia, Visconde de Mauá e Penedo que possui hotéis com sauna finlandesa seguida de banho de cachoeira...
Bem próximo a Valença está Conservatória, local atualmente muito apreciado pela tranquilidade e pelos seresteiros que encantam as noites enluaradas.
Nossa praia diária fotografada ontem.
A cidade maravilhosa se espalha entre o mar e as montanhas. Os primeiros portugueses que aportaram na baía da Guanabara perderam o fôlego diante de sua beleza extraordinária.  Até hoje sinto a mesma coisa a cada vez que retorno a esta cidade.

Às margens da baía cresceu o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Nome de fantasia para uma combinação perfeita de mar, terra, clima e gente. Caldo agradável das culturas indígena, branca e negra, fermentado em grandioso cenário natural.
Nossa paisagem lá na Shamballa, em
contraste com a paisagem marinha que
desfrutamos agora.
Cidade cosmopolita, capital do Brasil por quase 200 anos, o Rio de Janeiro é um dos principais centros de cultura do país, com seus inúmeros cinemas, teatros, museus, salas de concerto, casas de show, galerias de arte e bibliotecas. Grande pólo gastronômico, os restaurantes da cidade oferecem inúmeras opções, da cozinha internacional a pratos típicos de todas as regiões do Brasil.
Há dez anos a gente vem ao Rio quatro a cinco vezes ao ano e até hoje a gente encontra novas opções de entretenimento.  Esta goiana carioca gosta muito de estar nesta cidade! Nessa semana programamos uma excursão a Búzios, passando por toda a costa do sol!

sábado, 19 de maio de 2012

SAUDADE INDEFINIDA


Aleixo e Regina, em Ipanema, 19.05.12.

Estivemos na praia e tiramos algumas fotos. Em Ipanema, passamos por alguns locais onde acontecem feiras para adoção de cães e gatos. Esses animais sobreviveram à enchente na serra  carioca no ano passado e estavam sendo mantidos em galpões alugados por uma ONG. Agora os recursos acabaram e precisam de donos que os adotem!
Às vezes, acordo com a sensação de saudade indefinida... É como se tivesse tido acesso a algo de que não me lembro mais!
Nossa praia predileta aqui no Rio.
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia intimista da língua portuguesa e também na música popular. Esta palavra saudade só existe em galego-português, não há equivalente em outras línguas. Ela descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Dizem as lendas que saudade foi cunhada na época dos descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos.
Netos gêmeos da irmã Clélia: Ana Júlia
e Breno Gustavo, 05.05.12.
O signo tenta expressar a melancolia causada pela lembrança. Ou seja, saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, recordação carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.
Já senti saudade muitas vezes. Freqüentemente de lugares, pessoas, músicas, perfumes ou situações que passaram; talvez, que eu não tenha valorizado quando as vivenciava.
Aleixo e Regina na Praça Gal. Osório,
em Ipanema, hoje cedo.
Todavia, o mais intenso sentimento de saudade de que me recordo esteve sempre relacionado a algo de que não me lembro direito ou não consigo identificar com precisão... Apenas sinto saudade de alguma coisa, tempo-espaço remoto, que nem sei bem o que é! Saudade indefinida...
Aleixo e eu estivemos conversando sobre a possibilidade de estarmos mais tempo no Rio. Sentimos que a energia marinha faz muito bem à nossa alma cigana!
Mais tarde iremos almoçar no Flamengo e, talvez, pegar um cineminha por lá! Hoje, à noite, terei ainda meu plantão semanal como voluntária na WEB...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMUNHÃO MARINHA


Regina, no Rio.

Fomos à praia cedo. Caminhamos um pouco pela areia fria e nos sentamos em uma pedra descoberta no Arpoador. Havia poucos banhistas àquela hora matinal. Mas o sol brilhava esplendoroso, as gaivotas e fragatas faziam exibições de dança no céu azul, a brisa marinha acariciava nosso corpo e eu me sentia deveras contente!
Aleixo e Regina, no calçadão de Copa.
Fiquei pensando por que as pessoas precisam de templos com toda aquela magnificência disponível! A princípio a gente nem conversava, para poder curtir melhor toda a magia da natureza marinha e da serra próxima.
Imagem da Cidade Maravilhosa, 18.05.12.

Depois, Aleixo começou a lembrar-se deste mesmo lugar que ele conheceu há mais de meio século! Relatou que costumava freqüentar o local junto com conhecidos...  A paisagem era bem diferente, rústica, ainda intocada pelo homem, simplesmente, floresta e mar! Eles costumavam pegar mexilhões nas pedras e cozinhá-los ali mesmo com a água do mar. Normalmente o local só era freqüentado por homens, as meninas ainda não vinham ali.
Aleixo e Regina na areia do
Arpoador.
Estivemos curtindo  o ambiente maravilhados com a paisagem! À frente, as montanhas, à direita o posto sete, atrás, a pedra do Arpoador... Difícil descrever o sentimento desta comunhão mística com a natureza!
Mais tarde, caminhamos de volta para casa. Primeiro pela areia, depois atravessamos a Viera Souto e pegamos a Rua Rainha Elisabeth até encontrarmos a Bulhões de Carvalho que cruza com a nossa Sousa Lima.
Ontem estivemos no Lar Paulo de Tarso à tarde. Ouvimos edificante palestra, depois tomamos o passe balsâmico e a água fluida. Esse grupo desenvolve importante trabalho cristão, divulgando a doutrina por meio de cursos, palestras e trabalho social.
Elci, Brasigóis, Regina, Aleixo, na Pousada
do Farol, em São Bento do Norte, RN.
O tempo está bastante agradável, mas a temperatura ainda não convida aos banhos e temos nos limitado apenas a caminhar à beira-mar e namorar a casa de Netuno! Mas temos nos mantido em constante atividade! Aliás, a cidade maravilhosa é surpreendente, os programas prazerosos jamais se esgotam, mesmo com as nossas visitas freqüentes!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

EM COPACABANA


Família Araújo no enlace Lívia.Thiago

Ontem, bem cedinho, nós deixamos a Shamballa e pegamos um vôo da TAM para o Rio. A viagem foi excelente e elogiamos o café da manhã da empresa! O apartamento estava arrumado, logo desfizemos as malas e saímos para uma volta e o almoço.

Livinha e Thiago, junto ao
Pe. Alcides, na hora do SIM!
O tempo estava nublado.  Havia previsão de chuva nos três turnos, mas isto não aconteceu, apenas permaneceu sem sol e a temperatura bem fresquinha! Foi a primeira vez que não precisamos ligar o ar condicionado, mas ainda não usei cobertores no Rio, apesar das constantes temporadas que passamos aqui.
Hoje amanheceu com sol! Já fizemos a programação desta primeira semana em Copa e estou muito feliz com mais esta oportunidade de curtir a energia marinha! Poderemos caminhar bastante com o clima fresco, porque não gosto muito do exagero do calor carioca.
Em junho acontece aqui o Rio + 20 e os hotéis estão caríssimos na cidade.  É uma conferência internacional visando à discussão da sustentabilidade.

As primas princesas: Tata e Pri!
Imaginem que quase desmaiei no enlace da Lívia, no último sábado! Há muito tempo, isso não acontecia! Deu para disfarçar e não estraguei o evento maravilhoso.  A festa estava linda, muito bem organizada naquele cenário magnífico. Verdadeiro casamento de princesa! Que Thiago e Lívia sejam muito felizes!
As primas da noiva princesa também capricharam no visual! Mas ainda não sei qual delas terá pegado o bouquet da noiva!