quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TERAPIAS HOLÍSTICAS



Aleixo e Regina,  Alto Paraíso, GO.
As terapias holísticas objetivam a integração do corpo, da mente e do espírito. A região da Chapada dos Veadeiros vem sendo reconhecida internacionalmente como um centro natural de cura e busca do autoconhecimento. 
A Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso foi criada em fevereiro de 2006 com o objetivo de congregar seus profissionais em torno de postulados éticos e qualitativos. Assim, os moradores e visitantes da Chapada dos Veadeiros podem contar com o respaldo de uma avaliação técnica das práticas exercidas pelos profissionais associados de Alto Paraíso.
Aleixo e Regina,  no Spa, Alto Paraíso.
As terapias holísticas compõe um conjunto de práticas e técnicas diversificadas que buscam proporcionar bem estar, equilíbrio e autoconhecimento. Popularmente chamadas de terapias alternativas, elas integram corpo, mente e espírito, numa abordagem que harmoniza a totalidade do ser.
Aleixo e Regina, no mesmo local.
Existindo há milhares de anos, as terapias holísticas chegaram até os nossos dias como uma herança dos sacerdotes, pajés, xamãs e curadores das sociedades primordiais. Resgatadas do ostracismo preconceituoso da civilização ocidental materialista, elas se revestem hoje de uma nova roupagem, incorporando elementos da modernidade e despontando como práticas sintonizadas com a civilização do terceiro milênio.
Imóvel em Alto Paraíso, GO.
O paradigma holístico reconhece as práticas e vivências em nosso dia a dia como partes de um todo maior relacionado ao Universo. Considerado um posicionamento de vanguarda em nossos tempos, o paradigma holístico aplicado à cura era predominava nas sociedades primordiais, tendo sido abandonado na Idade Média, quando surgiram as escolas de medicina frequentadas por aqueles que possuíam recursos materiais para pagá-las.
Com filhos e netos, em Alto Paraíso.
Em consequência de uma reserva de mercado assim constituída, todos aqueles que possuíam o dom natural da cura e do trato com os medicamentos disponíveis na própria natureza passaram a ser discriminados e penalizados. 
Naturalmente, eles eram concorrentes para os egressos das escolas de medicinas, que começaram a dividir o trato com a doença em compartimentos estanques a partir de especializações e remédios específicos fabricados em laboratórios. Criou-se, então, o preconceito de que os curadores naturais ou holísticos eram bruxos e charlatães.
Aleixo e Regina, na Pousada Camelot.
Felizmente, o preconceito está dando lugar à consciência de que não se trata mais de trabalhar apenas a sintomatologia das doenças por meio de métodos individualizados, mas sim de priorizar a saúde com o equilíbrio integral do ser.
Em nossa recente passagem pela cidade de Alto Paraíso estivemos em uma pousada que oferece algumas terapias gratuitas, além de manter convênio com centros de medicina alternativa de acordo com a escolha do interessado.
Recebi a bênção da cura de meu neto por meio de um conjunto de terapias holísticas feitas a distância e estou muito grata ao Cósmico e a todos que direta ou indiretamente intervieram para o seu sucesso!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

APOLO DA SHAMBALLA



Aleixo e Regina, fotografados pela
Helga Brockes, Pirinópolis, 2002.
Eu crio o Apolo solto há alguns anos. Eu o adoro! Quando eu fico ocupada pela manhã, ele vem atrás de mim no escritório ou onde eu estiver. Aleixo colocou uma corda de seu poleiro entre duas árvores até uma terceira e ele passeia por toda a chácara. Gosta de música, mas detesta muita gente ao redor. Come girassol, frutas, pão molhado no leite, arroz! Gosta muito de bolo ou broas! Ele me reconhece e hostiliza o Aleixo!  E fica todo feliz quando converso com ele em linguagem afetiva.
Apolo comendo pão.
Dentro da espécie que engloba todos os pássaros, os papagaios constituem uma ordem própria e se dividem em 12 famílias, apesar de isto ser variável dependendo do autor. Alguns biólogos apenas reconhecem uma família com várias subfamílias. Os papagaios são aves de cores chamativas e variadas. Este é o nome comum que se utiliza para denominar algumas das 340 espécies de aves como as catatuas, as araras, entre outros. 
Apolo na Shamballa.
Eles apresentam um buço curto e muito forte, com o bico superior móvel para permitir que agarrem nos galhos e em outros locais. 
A sua língua é carnosa e grossa e em algumas espécies estão cobertas de pupilas fibrosas. As patas dos papagaios são atípicas. Têm quatro dedos em cada pata, dos quais o primeiro e o último estão virados para trás, enquanto os dois do meio estão na direção da frente. Isto permite aos papagaios terem mais facilidade na altura de agarrar algo.
Apolo brigando com Lei.
As asas são curtas e arredondadas. Algumas espécies perderam a possibilidade de voar. A cauda dos papagaios é geralmente comprida. Nosso Apolo voa de uma árvore para outra com facilidade, mas nunca acompanhou os bandos que passam por aqui!
Normalmente são animais sociáveis. Mas Apolo, em tanto. É preciso tempo para conquistar a sua simpatia. 
Apolo reinando na chácara.
Todas as espécies são monógamas, apesar de algumas criam em colônias e outras não. Os seus ovos são brancos. A sua alimentação se baseia em sementes, raízes, tubérculos e fruta principalmente. Em relação à água, não têm muita necessidade.
Os papagaios são animais fascinantes, especialmente pela capacidade que têm de falar. Esta aptidão é algo que se encontra presente nas espécies de maior tamanho. São capazes de repetir e imitar palavras ditas pelas pessoas. Existem alguns que podem chegar a dizer frases inteiras como o Apolo, nem sempre compreensíveis. Também podem piar facilmente.
Apolo em um de seus poleiros.
Isto não quer dizer que entendam o que dizem, pois as palavras não têm sentido para eles. Ainda assim são capazes de, por meio da observação, relacionar palavras com feitos concretos. Apolo me surpreendeu um dia repetindo: Lei, telefoooooneeee! Depois, eu quis que ele o dissesse outras vezes, mas não deve ter entendido...
Apolo me visitando no escritório.
O tamanho dos papagaios é muito variável e depende da espécie. Infelizmente, soube que o número de aves diminuiu consideravelmente, devido principalmente à importação e exportação ilegal. Outros fatores são a redução e destruição dos habitats naturais. Hoje em dia, é considerada uma espécie ameaçada segundo o CITIES - Convenção Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagens.  
Papagaio de perfil.
A aquisição de um animal silvestre é possível desde que venha de criadouros registrados no IBAMA. Não adquira papagaios oriundos do tráfico, pois além de ser um ato ilegal, você estará contribuindo para a redução das populações de aves na natureza, levando-as à extinção. Estima-se que de cada 10 aves retiradas da natureza, apenas uma sobreviva. Papagaios oriundos de criadouros registrados podem ser mais caros, mas são aves legais, mansas e oferecem menos risco de transmissão de doenças ao homem (zoonoses).

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CURAS QUÂNTICAS


Aleixo e Regina, junto ao mar carioca
É senso comum que os pensamentos positivos têm uma dupla atuação: podem ajudar a própria pessoa que os emite e os pacientes a que se destinam. Cada pensamento é energia que constrói imagens que se consolidam em torno de nós. Impressas no subconsciente, elas formam um campo de representações de nossas ideias. Portanto, conclui-se que nossos pensamentos interferem em nosso organismo e nos de outros e podemos usá-los tanto para o bem quanto para o mal. Daí, o necessário cuidado com o que pensamos ou falamos!
Escritor Brasigóis, Elci e Russkaya,
na Austrália, 2013.
Aliás, o pensamento é energia que expressa nossos desejos! Nós somos sensibilizados por estímulos externos que desencadeiam percepções cerebrais de vários matizes. As cores, os sons, os sabores ou os afetos geram em nós sensações que despertam desejos, criam ideias e organizam pensamentos que expressamos pela linguagem. 
Essa experiência sensorial nos possibilita desenvolver reflexos, hábitos, instintos, automatismos, discernimento, raciocínio e, finalmente, a inteligência e a consciência de si mesmo num processo evolutivo do ser unicelular ao homem com seus bilhões de neurônios. 
Minha médica querida -
 Rosa Maria.
Por efeito das vibrações que emitimos ao pensar, estamos obrigatoriamente ligados, por sintonia mental, a todas as criaturas que no mundo inteiro pensam como nós. Somos livres para pensar e induzir aos outros a pensarem como nós. De certa forma, somos escravos das ideias que fixamos para nós mesmos e das sugestões que nos incomodam.
Por meio de seus pensamentos, o ser humano torna-se o cocriador do universo, de acordo com os espiritualistas. Assim, somos responsáveis pelo nosso próprio destino e donos das forcas psíquicas capazes de promover a saúde, o bem-estar e a alegria de viver, tanto para nós mesmos, como para os semelhantes.
Por isso, durante a oração, a pessoa deve ser movida pela força de quem verdadeiramente ama a Deus e pedir coisas justas, de acordo com as leis do universo.
Meu amigo Terapeuta -
Luis Alfredo Vasconcellos.
Quando estudamos a psicologia transpessoal, percebemos que a faculdade de realizar curas espirituais é inerente à alma ou ao espirito. O amor é o maior subsidio para a realização de todas as modalidades de curas espirituais, tanto em beneficio da própria pessoa, como quando são direcionadas para a ajuda aos semelhantes. 
A fé é uma virtude maravilhosa no fortalecimento do ser humano, quando a gente almeja alguma coisa para si mesma, para seus semelhantes ou quando atua como intermediário nas ações de cura espiritual dos doentes que tratamos.
Há pessoas que acreditam que o pensamento é de natureza elétrica. No entanto, existe quem não defenda tal postura, justificando que o pensamento é de natureza quântica. 
Querido amigo músico -
Ricardo Abrahão, em Berlim.
Cientistas afirmam que os fluidos são o veículo do pensamento e este não é mais que o gerador de toda criação, quer consciente ou inconsciente.
A Cura pelo Pensamento é a chamada Cura Quântica. O Pensamento é um atributo da alma e tem uma ação modeladora do organismo desde a formação do embrião.
A ação curativa faz-se por meio das irradiações fluídicas do pensamento ou pela utilização de formas-pensamento, feitas individualmente ou em grupo de pessoas unidas com o mesmo objetivo.
Juju e Teteu, janeiro 2012.
O pensamento se propaga através do fluido universal, como o som se propaga pelo ar, e alcança distâncias consideráveis em segundos, podendo ser utilizado para o tratamento distanciado. Isso tem sido documentado por vários cientistas por todo o planeta. Como reikiana, tenho tido a oportunidade e comprová-lo inúmeras vezes.
As curas pelo pensamento são grandemente beneficiadas com a participação de mais de uma pessoa que se reúnem e, mesmo estando distantes umas das outras, se concentram no mesmo horário para a realização de determinado objetivo. Assim, a cura pelo pensamento pode ser realizada a distância, sem limitações.
Familiares em festa julina
na Shamballa.
Toda criatura deve saber que a alegria dos seus semelhantes mais próximos começa muitas vezes com o seu alto astral, oriundo de  pensamentos bons. O ser que compreende essa verdade pode tornar-se um centro de irradiação de energia sã, uma fonte de luz e de amor, viver com saúde e alegria e deter condições para ajudar outras pessoas, por meio das vibrações dos seus pensamentos retos.
A cura quântica é, essencialmente, a cura espiritual realizada pelo pensamento que é um atributo da alma e ele próprio, em nossa opinião, de natureza quântica, apesar de o pensamento fisiologicamente ser eletroquímico, face à densidade de cada criatura.
Juju no parquinho - BSB.
O poder de curar pelo pensamento depende da força de atuação energética, da vontade, da elevação espiritual e do interesse daquele que se propõe realizar a cura, sendo tanto mais eficaz quanto maiores forem os quanta de energia utilizada para tal fim. A ajuda do receptor também contribui para a sua eficácia.
Desta maneira, já não existe razão para que a ciência e a fé se mantenham separadas. E quando falamos de fé, nós nos referimos a uma fé racional, liberta de crendices, superstições e dogmas. Afinal, acredito que todos nós, filhos da genética divina, somos também, por herança, co-criadores divinos!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

TEMPORADA CARIOCA



Regina, 2013.
Nem sei se poderia chamar de férias a este último período no Rio. No passado, no início do semestre letivo, os professores costumavam nos pedir uma redação com esse tema e a gente descrevia o que viveu ou o que desejava ter vivido durante o recesso escolar. Todavia, os aposentados podem viajar fora das estações e, talvez, o mais apropriado seja mesmo temporada carioca...
Matheus eÂngelo, na Shamballa.
Nossa última viagem foi diferente. Na realidade, estávamos com expectativas diversas das anteriores, porém foi muito bom trocar de cenário por algum tempo! 
E estou feliz de volta à Shamballa! Aqui chove, parece que choveu o tempo todo desde a nossa saída há três semanas... Os cachorros, o papagaio... Sinto o acolhimento alegre até das árvores do bosque, dos guardiões do espaço... Sou grata, pela permanência junto ao mar, como também por estar de volta ao nosso espaço querido!
A viagem de volta foi tranquila. Falei com meu filho Otávio e também com a Lu, por telefone e internet.  
Guerreira Luciana, na 2ª quimio.
Eles cancelaram a festa de aniversário da Juju porque não sabem como será a reação à terceira quimio da Luciana. Minha nora já havia preparado alguma coisa antes de saber de suas limitações de saúde, mas preferiram  deixar a organização da festinha  pela escola. A família não poderá ir, só os coleguinhas e professores. 
Matheus completa 09 anos hoje.
A segunda quimio deixou a Lu de cama quase o tempo todo... Mas estamos confiantes de que ela vai melhorar e continuar superando todas as batalhas! Seu alto astral tem sido admirável! Logo, essa guerreira que é excelente mãe estará curada e poderá criar meus netos com a bênção do Cósmico!
Como descanso das inúmeras atividades na chácara, agora eu quero navegar deitada numa rede de algodão curtindo uma boa leitura enquanto percebo os pássaros e o balanço das folhas ao vento... Os labradores mantêm-se ao meu lado e Apolo, de vez em quando, se manifesta na árvore! 
Afilhado Lucas com Matheus.
Com a chegada das chuvas, os mosquitos chegaram atrasados, mas vieram com tudo e tenho que manter-me protegida com roupas e equipada com a raquete mortífera...
E, neste fim de semana prolongado, minha filha Fábia, meu genro Vaíte e o neto Frederico chegaram de Minas. O feriado do carnaval familiar será de convivência harmoniosa junto à natureza.
Pena a ausência dos netos brasilienses! Lu está com a imunidade baixa e deve evitar encontrar muita gente. Hoje, Matheus completa nove anos, mas só o cumprimentarei pessoalmente daqui a alguns dias em Brasília. Gosto muito dele! 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COM PRIMO ALEXANDRE



Regina e Fátima Nuss Macedo.
De Brasília, Fátima nos avisou que estaria no Rio porque vinha encontrar o irmão Alexandre que chegaria do Canadá em visita aos familiares.

Almoço com familiares, em N. Iguaçu. 
Assim, neste domingo, Fomos encontrá-los no sítio de Cida/Geraldo em Nova Iguaçu! Muito bom rever a Tia Dolores saudável e todos os demais!

Tia Dolores, 87 anos!
Pegamos o metrô para a Central e de lá um ônibus para Vila de Cava onde Aparecida e sua filha Giulianna nos buscaram de carro. 
Fátima, Geraldo, Aleixo e pais do
Geraldo e da Geíza.
Fátima e Tia Dolores nos esperavam e logo apareceu Geraldo, seus pais e o notável primo Alexandre a quem Aleixo tanto aprecia. Ele nem parecia ter retornado de longa viagem! Interagiu com excelente humor durante todo o dia!  
Aleixo, Giulianna e Fátima.
Aproveitamos a companhia da prima Fátima para um passeio a pé pelos arredores a fim de tirarmos algumas fotos. 
Pelo caminho vimos algumas placas de conscientização ecológica, colocadas pela Cida... A prefeitura local ainda deixa muito a desejar e a comunidade desperta tenta ajudar!

Alexandre com pescoço na rede!
Mais tarde, tivemos um rico almoço com prosa, lanches, sucos e animada troca das novidades. Ao final da tarde fizemos o trajeto inverso.  Faço menção especial às empadas e aos pastéis de Dona Nanci, sogra do primo Alexandre e mãe do Geraldo, marido da Cida! Especiais!
Passeio nos arredores do sítio...
Hoje amanheceu nublado e desistimos da praia matutina, mas aproveitaremos para caminhar, ir às compras e nos organizarmos para o retorno... 
Quem sabe, uma ida ao Flamengo ou curtir mais um cineminha?!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

BLOCOS DE CARNAVAL NO RIO



Imagem de Iemanjá no posto seis.
Quem procura uma alternativa mais barata para curtir o carnaval pode apostar na animação dos Blocos de Carnaval de Rua, aqui no Rio de Janeiro.  Eles estão abertos ao público, sem cordas de isolamento, qualquer um está convidado a se juntar e compartilhar a alegria.
Duas semanas antes da folia de Momo, a cidade já recebe nas ruas milhares de foliões para a festa. Um dos blocos mais tradicionais é o Banda de Ipanema que se reúne na praia. Ele surgiu como forma de fazer críticas políticas, inclusive durante o regime militar. Nessa época seus integrantes fingiam tocar instrumentos e usavam terno. 
Cordão do Bola Preta.
No mesmo bairro, o bloco Simpatia é Quase Amor, nasceu às vésperas do carnaval de 1985, em meio às Diretas Já, com o grito: “Alô burguesia de Ipanema!”. É considerado o bloco de rua mais simpático da Zona Sul e tem como lugar cativo a Praça General Osório.
Outro bloco bastante famoso é o Cordão da Bola Preta, que sai pelas ruas do centro. Esse é um dos mais antigos do Carnaval do Rio, foi criado em 1918 e é tão cativo e importante que se tornou uma instituição carioca, sendo um dos poucos que tem sede própria para ensaios e saídas. 
Bloco em rua central do Rio.
Aqui perto, na Sousa Lima, nós temos Os Imóveis, no número 121. Hoje acompanhamos o Bloco dos Mendigos, por algum tempo, na Rua Bulhões de Carvalho e também o bloco Quem não Chora não Mama, na Rua Miguel Lemos com a Avenida Atlântica.
A festa está muito organizada, com bastante policiamento aliado à tecnologia. Há banheiros e assistência médica espalhados pela cidade em pontos estratégicos.
Opção é o que não falta. Na dúvida, é só sair pelas ruas do Rio de Janeiro e pular de bloco em bloco para curtir tudo o que o carnaval carioca oferece. Pura animação! 
Desfile de outro bloco.
Neste ano a quantidade de blocos é bem extensa, centenas deles, proporcionando ao folião um amplo leque de opções. Todos são gratuitos e dispensam o abadá, mas uma fantasia caprichada é garantia de mais diversão. Percebi que a maioria tem uma camiseta de identificação que pode ser adquirida no início dos ensaios. Já temos algumas...

DOIS DE FEVEREIRO NO RIO


Millôr Fernandes (1923-2012).
"Viver é desenhar sem borracha. Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos,  o homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado.  Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito". Millôr Fernandes

Regina, 2013.
Fomos tomar nosso banho de mar neste dia 2 de fevereiro em que se comemora o dia de Iemanjá. Essa orixá do sincretismo religioso equivale à Nossa Senhora cristã. Na praia, observando a linda paisagem do Morro Dois Irmãos,  lembrei-me de minha amiga Maluba. Ela também faz aniversário nesta data e aproveitamos para cumprimentá-la por telefone.
Maluba e Regina, na Shamballa.
Este espaço no Posto Sete chama-se Praça do Millôr e pensei nele com admiração. Millôr Fernandes foi um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista brasileiro. Aqui foram colocados dois painéis de identificação turística.
Aliás, trinta pontos turísticos do Rio ganharão, até o fim do ano, painéis de QR code instalados em placas de pedra portuguesa. Essa tecnologia permite que sejam armazenados dados, fotos e curiosidades sobre monumentos, praças e praias. Com isso, basta o visitante baixar um aplicativo simples para smartphone ou tablet, apontar para o mosaico na calçada e ter acesso a essas informações.
QR code, em mosaico em pedra portuguesa. 
O QR code é uma tecnologia semelhante à utilizada nos códigos de barras, mas com potencial de armazenamento maior. Ao ser decodificado por um leitor disponível nas câmeras de smartphones e tablets, o visitante é direcionado para um conteúdo online.
Meu neto Matheus e labradores.
O primeiro mosaico foi inaugurado há poucos dias na praia do Arpoador. Em breve, Leme, São Conrado e Barra da Tijuca também receberão as placas que também serão instaladas no Sambódromo, Pão de Açúcar, Ipanema, Arcos da Lapa, Praça XV, entre outros pontos.
O Alexandre, primo do Aleixo, deve chegar do Canadá neste fim de semana para visitar os familiares e pretendemos ir ao encontro dos primos e de Tia Dolores, em Nova Iguaçu.