quarta-feira, 27 de março de 2013

MENSAGEM DA SEMANA SANTA



Jesus Médico
Com a aproximação da Páscoa, vêm sempre à nossa mente os fatos ocorridos durante a última semana de Jesus sobre o nosso planeta. Deixando de lado a importância excessiva que algumas religiões cristãs dão às comemorações da Semana Santa, prefiro lembrar a mensagem que o Mestre veio nos trazer, a relembrar, ano após ano, os horríveis episódios que levaram à sua crucificação. Há algum tempo quis comprar um CD próprio para a semana santa e não consegui vê-lo, tamanho era o grau de cenas violentas que certamente não me fariam bem! 

Uma das lições mais importantes que Jesus nos deixou é encontrada na Parábola do Bom Samaritano.
Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para testá-lo: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna?
Jesus em Jerusalém
Respondeu-lhe Jesus:
- Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela?
Ele respondeu:
- Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe Jesus:
- Respondeste muito bem; faze isso e viverás.
Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo?
Jesus, tomando a palavra, lhe diz:
Gosto dessa visão da Páscoa.
Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.
Jesus inspirando médicos.
Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? 
– O doutor respondeu: aquele que usou de misericórdia para com ele.
– Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (Evangelho de Lucas, 10: 25-37)

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros. 
A disputa pelo pão de cada dia!
Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura." (ESE, Cap. XV, 2-3)
Com essa lição, Jesus quis demonstrar que a Caridade não é uma das condições da salvação, mas a única. Jesus colocou a caridade em primeiro lugar dentre as virtudes, porque nela se concentram todas as demais, sendo também a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.
Aleixo, Juju, eu, Lu e Otávio.
Hoje, decorridos dois mil anos da passagem de Jesus pelo planeta, sabemos que a caridade é o amor em ação e que o cristão deve se espelhar em seus ensinamentos no seu  cotidiano. 
A caridade é o conjunto de todas as qualidades morais e pode ser encontrada na bondade e na benevolência em relação ao próximo. Portanto,  o amor caridade é a maior de todas as virtudes e deve ser observado não apenas na semana santa, mas em todos os nossos dias!

sábado, 23 de março de 2013

REIKI NA SHAMBALLA



Amaro, Tê, Patrícia, Pollyanna,
Luciana, Regina, Randal e Jenifer.
Reiki é a energia de cura universal quântica transmitida por meio de imposição de mãos nos chacras ou centros magnéticos ou à distância, envolvendo a aura do indivíduo na cura integral e localizada. A palavra Reiki é de origem japonesa e composta por duas sílabas: Rei - força cósmica e Ki - energia vital, presente em tudo o que é vivo.
O Reiki equilibra a energia física, emocional, mental e espiritual, elevando a pessoa que o recebe a um nível de harmonização profunda em todos os campos energéticos ou chacras. Pode também ser utilizado em residências, nos locais de trabalho, em objetos, animais e plantas.
Grupo de reikianos na Shamballa.
O Reiki é energia quântica que age em um nível de frequência energética superior à do corpo físico, promovendo uma transformação energética no organismo. Funciona como catalisador para acelerar a velocidade das reações bioquímicas envolvidas no processo de cura natural do corpo. Atua, ainda, no nível celular, realizando uma limpeza ou catálise das energias deletérias instaladas. Também promove a desintoxicação dos átomos e moléculas, ampliando o processo bioenergético dos quatro corpos sutis: espírito, físico, emocional e mental.  
Peru e galináceos do sítio.
O Reiki pode ser utilizado para pessoas que necessitam ampliar a energia de órgãos devido à falta de produção de enzimas, hormônios ou outra disfunção. Pode ser indicado em casos de HIV para aumento de imunidade e insuficiência renal crônica,  entre outros.
É útil na terapia de doenças osteomusculares, em pré-cirúrgicos de lesões ósseas, como fraturas, lesões graves em partes moles e tendões, pois realiza o processo corretivo energético do local da lesão. 
À medida que começamos a encarar os seres humanos como seres espirituais e multidimensionais constituídos de luz, nós poderemos principiar a compreender os poderosos efeitos dos métodos de cura vibracionais, os quais fornecem ao organismo quantidades específicas de energia sutil para promover a cura através da integração e do realinhamento de nossos complexos mente/corpo/espírito. 
Símbolo do Reiki I.
O Reiki está entre os métodos de cura vibracional que atuam de modo a reequilibrar as perturbações estruturais e de fluxo energético no contexto de nossos campos energéticos interativos de múltiplos níveis.
Hoje sintonizamos mais oitos Reikianos, seis novatos e dois mestres! Que a energia Reiki flua por todo o universo com a bênção de Deus!

terça-feira, 19 de março de 2013

BUSCAS

Regina e suas orquídeas azuis.

BUSCA     Regina Lúcia de Araújo

Quisera uma rosa, 
uma rosa que tivesse em si
o perfume de todas as flores da vida...
Quisera uma rosa, 
uma rosa linda, uma rosa só minha.
Quisera uma rosa sensível à minha ternura, 
uma rosa que já existisse, 
mas uma rosa de minha descoberta.
Minha vida e sua história
será esperar uma rosa
que, um dia, talvez, 
Deus, ao me fixar, 
destacará do ramalhete de Suas mãos
e ma atirará.
Eu a tomarei a sorrir, 
contente em ver terminada
minha longa espera, 
talvez, de mais de uma vida.               In: PRESENTE DE MEIGA. 1996.

Contemplando as flores azuis.
Eu sempre soube que tinha duas buscas: o sonho do grande amor e a transcendental. Outras buscas foram acontecendo ao longo da minha caminhada... Tantos desacertos, sonhos renovados, muitos acertos. Ontem, algo interior fez com que eu tomasse algumas decisões e, quase ao final do dia, eu me presenteei com duas orquídeas azuis. Não eram rosas, mas são lindas demais. Claro que esta netuniana não leu a etiqueta da embalagem antes. Depois, descobriu que, numa próxima florada, elas nascerão brancas... E a vida é assim mesmo, tudo se transforma nesta eterna escola... Novas buscas sempre serão necessárias à nossa evolução...

quinta-feira, 14 de março de 2013

RATO EM NOSSO QUARTO


Regina, 14.03.2013.
Ontem comentei com um amigo que a natureza é fantástica. Um bichinho grudou na parede de nosso quarto, construiu o seu próprio casulo e está ali à espera de se transformar! Creio que é uma lagarta sonhando virar borboleta!  E logo o conseguirá! 
Mas há alguns dias estamos preocupados com a presença de ratos em nossa casa. Eles fazem barulho no teto de madeira. O pé direito da casa é deveras alto e às vezes a gente pensa que pode ser outro animal maior. 
Pela internet foi divulgado que feijão moído poderia exterminá-los e preparamos os grãos com cuidado, espalhando o pozinho por locais estratégicos. Mas os montinhos de feijão continuam intactos. Esta noite ouvi barulho no criadinho mudo do Aleixo assim que apagamos a luz. Aleixo levantou-se e conseguiu vislumbrá-lo de longe. Então, buscou a ratoeira e fechou a porta do quarto. Assim que nos aquietamos, eu o ouvi novamente mexendo em meus papeis de cabeceira. Não demorou muito e escutamos o barulho da ratoeira prendendo-o. 
Ratoeira 
Então, Aleixo levou a ratoeira para o banheiro e o rato intruso dormiu ali. Hoje cedo ele foi dado à Bettina no desjejum!  Nossos labradores costumam comer o ninho inteiro e não faz mal. Na Shamballa, eles são ratos selvagens, porque vêm do mato próximo... 
Os roedores podem causar sérios danos em estruturas, maquinários e materiais. Eles podem penetrar em computadores, roer fios elétricos e cabos telefônicos. Com isso podem causar curto circuito e provocar até incêndios. Além dos prejuízos econômicos, o pior é ocasionar danos à saúde humana. São transmissores de várias doenças para o homem e outros animais.
Rato na Shamballa.
Alguns dos indicativos da presença de roedores são: barulho característico à noite, presença de fezes, tocas, ninhos, trilha de roedores, manchas de gordura por onde passam, mau odor de urina, presença de ratos vivos ou mortos, entre outros. Se a gente esquece a porta do banheiro aberta depois que escurece, sempre aparece algum desses visitantes. Normalmente, vão à cozinha ou à despensa, mas esse preferiu o nosso quarto...
Otávio, Luciana e crianças, 10.03.13.
Uma vez minha irmã Luiza estava nos visitando. Ela mora na Holanda. Percebeu um desses intrusos roedores em seu quarto e conseguiu prendê-lo entre as duas janelas, uma de madeira e outra de vidro. Pela manhã o destemido Mac Aleixo foi chamado para matá-lo...  Como optamos por morar no campo, já estamos acostumados a defender o nosso espaço de visitantes indesejáveis...

segunda-feira, 4 de março de 2013

REGINA DE SHAMBALLA



Aleixo e Regina de Shamballa.
Depois de alguns dias em Brasília e passagem rápida por Alto Paraíso, ancoramos na Shamballa.  Aqui também tem chovido bastante. Adoro! Ontem escrevi um poema vendo a chuva cair no fundo verde do bosque! 
Mas estou ajudando na revisão de uma tradução do Aleixo. É na área da odontologia, bem específica, chata demais! Além disso, cozinho, cuido das plantas, da criação...Tudo, com alegria prazerosa!  Ainda há pouco, veio um bando de papagaios e aprontou aquela algazarra nos pés de jatobás... Depois, uma rolinha começou a cantar no alpendre... Aleixo disse que é o macho chamando a fêmea para fazer o ninho ali, e dizendo, em voz alta: pode vir,  querida, aqui eles não maltratam a gente... 
Bando de papagaios na chácara.
Ninguém imagina, mas Aleixo é bem poético, às vezes, embora seu caráter rígido! Meu papagaio fugiu e subiu no pé de carambola... Mas logo o achei... Acabei deixando-o lá... Há muitas carambolas e ele pode estragar algumas... 
Nossas galinhas e cães estão comendo banana todo dia, da melhor banana possível... Tanta fruta de uma vez e somos apenas dois... Quando a gente sai leva o excesso para minhas irmãs ou ao asilo Batuíra próximo...
Galináceos na Shamballa.
Acabamos de almoçar... Arroz, carne moída, feijão, jiló, quiabo e tomate cereja colhido na minha hortinha... Tudo feito na hora e no capricho, juro!
Esta simplicidade voluntária deve ser o ideal de muita gente e somos gratos pela bênção de desfrutar de tudo isso...
Imaginem que tudo de que a gente gosta, os bichos também gostam e, às vezes, comem antes que a gente chegue... Anteontem. havia muitas jabuticabas no pé... Saímos e logo depois percebemos que não havia sobrado nada... Os pássaros comem tudo, afinal é uma questão de dividir com os habitantes mais antigos...Acontece com as pitangas, com as amoras, também! 
Luciana, 1977, minha nora, na idade da Juju.
Não vamos sair hoje, se a chuva deixar. bem de tardezinha, vamos nadar na piscina que está limpa e quentinha...
Tenho um galo e quatro galinhas atualmente. Uma ainda está com os dois pintinhos que sobraram. Bettina e Astro comeram os outros. Geralmente, colho dois ou três ovos diários. Os galináceos ficam presos parte do dia para não comerem todas as minhas plantas, mas nós os soltamos para pastarem depois que botam... 
Se as galinhas ficarem soltas, os cachorros comem os ovos antes que a gente veja... O poder do grupo é muito forte e são três labradores. Talvez, se fosse um só, a gente pudesse tentar educar melhor, não sei...
Minha neta Juliana.
Os seis perus estavam dando trabalho. Juntavam todos contra o galo. Aleixo levou cinco deles para vender, trocando-os por sacos de ração... Sobrou só um que tem a asa quebrada devido a uma briga com o galo... Esse virou uma dama. Anda acuado pelo galo agora, manso, tão obediente!
Ele vai virar Peru de Natal no fim do ano, possivelmente. Não deixo matar nada aqui, mas dou a minha irmã Celina e ela me passa uma parte recheada depois... Ele é bem grande!
Luís Alfredo e Neli nos aconselharam a pendurar cacos de espelhos em pontos estratégicos... Dizem que os pássaros deixarão as frutas em paz... Aleixo não acredita muito nisso. Nossos pássaros são destemidos e, segundo ele, vão brigar com a imagem narcísica no espelho. E depois, a gente sempre pode repartir as frutas com eles, não é?
Matheus levando cães para passeio.
Hora dessa a gente não escuta nenhum barulho de carro na rua lá fora... Os moradores saem para trabalhar e só ouvimos o som dos pássaros nas árvores, da chuva e outros sons da natureza... Mas se pegarmos o carro, em dez minutos estamos no maior shopping de Goiânia ou em dois grandes supermercados.
Na horta, o pior são os insetos... Mudei os canteiros para recipientes grandes de plástico, mas mesmo assim eles sobem... Disseram para eu plantar fumo perto, ou molhar com água de fumo... Quando a chuva diminuir, voltarei a semear tudo de novo!