terça-feira, 25 de junho de 2013

BRASILEIROS NAS RUAS


Regina, 2013.
Grande parte do povo brasileiro reagiu e tem protestado publicamente contra a enorme quantidade de corrupção, as injustiças, o desrespeito aos direitos básicos, os desmandos dos nossos administradores, entre outros. A insatisfação com os políticos e os partidos é um dos principais combustíveis das manifestações que levaram mais de um milhão de brasileiros às ruas nas últimas semanas. 
Por que os protestos dos brasileiros
Os presidentes da Câmara e do Senado prometem se reunir com as lideranças partidárias esta semana para estabelecer uma pauta positiva que atenda às reivindicações populares, de alguma forma. Um dos principais questionamentos dos manifestantes é o tratamento diferenciado garantido a políticos, desde os auxílios atrelados ao cargo até os privilégios na Justiça. 
Mas o povo brasileiro esteve adormecido por muito tempo e, mesmo ciente da necessidade de sua atuação para mudar os rumos do país, age de maneira imatura. Muitos não sabem o que reivindicar, outros, como fazê-lo. 
 Dona Nair -  manifestante
Há quem se aproveite da situação para cometer furtos, roubos, baderna; e, o pior, usar o ingênuo útil a seu bel prazer! A mídia veicula informações sem fundamento ou a serviço de determinada ideologia e acaba confundindo o povo pouco politizado. 
Eu estava animada com a participação popular. Então, assisti ao pronunciamento inconsistente da presidente brasileira e fiquei surpresa com as opiniões divergentes no dia seguinte. Alguns a elogiavam, outros a criticavam, como cegos na percepção da realidade. 
Mosaico na manifestação
Fiquei triste. Sei que é preciso tempo para que o povo se eduque e não existe mágica possível nessas questões. Não poderemos queimar etapas... 
Mas é importante este despertar histórico, porque vivemos momentos diferentes. Pelo menos no que diz respeito à inércia já tão comum aos brasileiros. Começamos a querer sair de casa e a falar o que realmente pensamos. As pessoas estão inquietas, os debates acalorados, os posicionamentos definidos e o medo estampado nas notícias televisivas, recheadas de tirinhas de rodapé mentirosas e tendenciosas. 
Cartaz em manifestação
Após as grandes manifestações, em várias cidades brasileiras e até no exterior, o povo respira os eventos, discute os diversos temas em protesto. Muito disso se deve às redes sociais que retiraram da televisão um pouco do poder opressivo da mentira e do ato de esconder o que ocorre no mundo. 
Claro que isso não impediu a televisão de tentar desmerecer e desacreditar os protestos. Mas já não consegue ter o mesmo êxito alcançado em outros momentos, pois na mesma hora as respostas são emitidas por meio da rede.


domingo, 23 de junho de 2013

NINHO DA JURITI


Aleixo e Regina, no riacho da Shamballa
Ontem choveu e amanheceu tudo úmido. Os pássaros parecem gostar deste tempo e cantam alegremente no bosque. Aproveitamos para curtir  a nossa Shamballa, passeando até o riacho, sempre acompanhada pelos fieis labradores. É que logo mais vou para Brasília dar apoio à minha nora, ao filho Otávio e aos netos. 
Na chácara, nós temos alguns bandos de pombas juriti. Elas medem quase 30 cm, tem o alto da cabeça cor cinza-claro, a região em torno dos olhos é azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado.   Na fêmea, o colorido
Pomba juriti.
geral é mais claro do que o do macho. Gostam de habitar nas áreas quentes como as capoeiras e os campos adjacentes, nas bordas das florestas densas e dos cerrados.
Percebo que elas vivem no chão, de maneira solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima.
Come as sementes e frutos no chão. Aprenderam também a compartilhar a comida dos labradores e dos galináceos. Como os outros tipos de pombos, ao beber, a juriti não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.
A juriti faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe dois ovos brancos ou cremes. 
Apareceu uma meio desastrada na entrada do celeiro. Fazia os ninhos baixos e de qualquer jeito e Aleixo resolveu ajudá-la. Prendeu um prato daqueles suportes de vasos plásticos na viga da entrada e o encheu com palha e capim. Ela o tem usado com frequência e nem se afasta mais com a nossa aproximação.
Soube que o casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é feita pelo chamado leite-do-papo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

LUTA CONTRA O CÂNCER



Minha mãe com sua neta Fábia.
Enquanto acontece, nas ruas de todo os pais, o primeiro protesto popular desde a derrubada de Collor, participamos de outra luta dentro de um hospital brasiliense. Em nossa família biológica ainda não existe histórico de câncer, mas já perdemos alguns amigos, dois cunhados, dentre outras tantas vítimas desta doença. E há seis meses minha nora Luciana luta bravamente contra um câncer de mama e axila!
Este é um tema sobre o qual muita gente não gosta nem de falar, mas segundo as previsões da organização Mundial de Saúde, o câncer deve atingir cerca de 27 milhões de pessoas em 2030. Todavia, houve muitos avanços no tratamento dessa doença nos últimos anos. 
Surgiram, ainda, novas abordagens que contemplam a
Querido cunhado, Adevaldes, 84.
espiritualidade do paciente, apontada como um importante fator para lidar com o problema e influenciando positivamente para a sua recuperação. E o interesse por essas terapias complementares tem crescido tanto que estão se multiplicando, por todo o mundo, os congressos e demais eventos sobre medicina e espiritualidade. 
Acho que a má alimentação e o stress da vida moderna têm levado ao aumento da incidência de câncer. Consequências do stress, tais como o abuso de álcool e nicotina certamente também têm favorecido as estatísticas. Em Goiânia fala-se que a questão do Césio pode ter contribuído para a proliferação dessa enfermidade.
Querida Helga, vítima de leucemia
Outro fator é o aumento de casos de doenças que predispõem ao câncer. A solução é realizar um trabalho de medicina preventiva e melhorar a qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável junto aos exercícios físicos. Sabe-se que uma das causas do câncer esta expressa primeiramente pelos maus hábitos alimentares, como o excesso de gorduras e carboidratos, certos tipos de vícios como, bebidas, fumo e uso de drogas em geral segundo a ciência oficial. A literatura espiritualista diz que as doenças em geral se processam no períspirito manifestando-se no corpo físico. Daí, as chamadas doenças psicossomáticas, isto é, psique=alma e somática=corpo, onde se manifesta a doença.
O médico-cirurgião e expositor espírita, o brasileiro Paulo Cesar Fructuoso é um dos que se interessam pelo assunto. Ele
Bené, Raimundo, mamãe e, seu José,
 também vítima de câncer. 
afirma que quando começou a lidar com a doença, em 1972, sabia-se muito pouco sobre a origem do câncer. Hoje, a ciência avançou bastante, mas não o suficiente para compreender muitos dos enigmas dessa doença. Ele, como espiritualista, acredita que o câncer possa ter origem em vidas passadas. 
Esse cientista afirma que no dia em que a medicina comprovar a existência do espírito, muitos véus que ocultam as causas dos insucessos terapêuticos cairão.
Dona Didi e sua filha adotiva Bené.
Por que vacinamos nossos filhos contra doenças causadas por vírus e outros micro-organismos? Porque a ciência demonstrou que esses seres existem, mesmo que sejam imperceptíveis aos nossos sentidos. Quando essa mesma ciência, através do desenvolvimento de equipamentos ultrassensíveis, demonstrar também a existência da alma, receptáculo da vida, muitas doenças poderão ser evitadas simplesmente pela mudança comportamental da humanidade.  Afirma, ainda, que os nossos pensamentos e preces são forças que
Mamãe no Ed. Trianon, GYN, 2002 .
repercutem por todo o universo, transmitidos por meios do fluido cósmico universal, e assim chegam aos benfeitores espirituais. Essa energia é canalizada, redistribuída e revertida às pessoas enfermas. 
Aos portadores de câncer e às demais pessoas de modo geral, ele aconselha que se afastem drasticamente dos hábitos sabidamente nocivos, como o fumo. Que as mulheres e os homens façam seus exames preventivos, sem posterga-los e que tenham suas responsabilidades com o corpo físico, templo do espírito. Ele sugere cuidado com as radiações solares, principalmente os indivíduos de pele muito clara e com  a alimentação. Deve-se atentar também para com o excesso de álcool. 
Crianças da Creche Casa do Caminho.
E aconselha muito zelo com o próximo e com nossos sentimentos, uma vez que a filosofia espírita nos mostra que sofremos sempre naquilo que, em algum momento, propiciamos sofrimento aos outros.  Finaliza, lembrando que os nossos esforços em nos aprimorarmos moralmente, o cultivo dos bons pensamentos, dos atos e sentimentos elevados, nos libertam e vão aos poucos limpando nosso perispírito, criando a saúde espiritual e, de acréscimo, a física. 
A cirurgia da Lu ocorreu com sucesso ontem pela manhã
Lu fez 16 sessões de quimioterapia.
aqui em Brasília e nesta terça feira é possível que ela tenha alta e volte para casa. Terá que iniciar logo a fisioterapia e se submeter ao tratamento de radioterapia, mas estamos confiantes em sua plena recuperação com a bênção de Deus! Agradecemos o apoio de amigos, colegas, familiares e todas as correntes de oração em seu benefício!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

AS CRIANÇAS NA ATUALIDADE


Meus netos: Juliana e Matheus, jan.2012.
A formação do ser humano começa no seio familiar, de onde vêm os primeiros ensinamentos. Esta é a educação de berço que será complementada com os ensinamentos escolares e todas as convivências sociais ao longo da vida de um cidadão.
Há algum tempo estivemos na festinha de aniversário da minha sobrinha neta Aurora e acabei fazendo uma reflexão sobre as mudanças ao longo das décadas. O evento aconteceu em renomado salão de festas infantis e tudo funcionou com muita organização. Tão diferente das antigas festinhas organizadas com tanto trabalho no ambiente doméstico de outrora.
O comportamento de algumas crianças e a vida que elas
Filho/neta do Aleixo: Leninha e  Arthur
levam difere muito do antigo contexto que vivenciamos. Lembro-me de que quando era pequena, eu ficava feliz com uma simples brincadeira inventada de última hora na escola ou com primos ou vizinhos. Possivelmente, essas brincadeiras pareceriam sem interesse algum para qualquer criança da atualidade, mas, naquela altura, elas me faziam muito feliz!
Aprender cantigas de roda, brincar na horta com meu pai ou minha avó, ler um livro de histórias infantis, ver minha avó trabalhar com renda de bilro ou meu irmão e primo construírem seus próprios brinquedos eram coisas que me divertiam. 
Breno e Ana Júlia: sobrinhos netos!
Mas hoje em dia tudo isso é desconhecido para as crianças, o must é ter o último play station, o game melhor do que o colega tem, o tênis de grife famosa, a calça da moda, tudo que a mídia impõe. Amor, carinho, simplicidade, respeito aos mais velhos, solidariedade, o desfrutar das coisas simples da vida, agora carecem de espaço na vida de algumas crianças.
Será que essas coisas boas da nossa geração um dia farão falta na vida dessas crianças? Será que um dia elas vão conseguir olhar para a vida de uma forma diferente? Será que no futuro, esta geração saberá verdadeiramente o que é
Carolina e Melissa: sobrinhas netas
amor, o que é ser feliz com coisas simples, o que é sentir-se bem numa praia deserta, o que é estar feliz apenas porque ainda temos os nossos pais vivos? Às vezes, tenho sérias dúvidas, mas certamente tudo acabará se encaixando de acordo com os novos valores...  
Agora percebo que a relação entre avós e netos é muito gratificante. Mesmo que os avós não possuam a mesma vitalidade e energia da juventude, hoje possuímos mais paciência e por vezes mais psicologia para lidar com os pequenos. 
Atualmente, mães e pais trabalham muito e com frequência os netos ficam ao encargo total dos avós, o que no meu ponto de vista não é correto; entretanto, há situações em que isso se torna a melhor opção educativa. 
Neta Juju e amiguinha Luíza, aos 2 anos.
De qualquer forma, os avós são a imagem viva das tradições e das memórias da família, pois são eles que muitas vezes repassam conceitos morais e éticos para as crianças. 
E esses valores certamente serão lembrados por toda a vida adulta da criança. Lembro que a educação começa na primeira infância e é nessa época que se aprendem também as coisas básicas da vida...

1.Estela. 2.crianças creche.3 Juju.
4.Sofia e Lucas.






terça-feira, 11 de junho de 2013

TEMPO E MUDANÇAS


Aleixo e Regina, m Portugal, 2011.
A gente sabe que o cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.   Assim, se alguém nos colocar dentro de uma sala vazia, sem portas ou janelas, sem qualquer espécie de relógio, a gente começará a perder a noção do tempo. 
É o que acontece quando uma pessoa está no CTI, nos cassinos, nos bingos ou sem nenhum marcador de tempo. Por alguns dias, a nossa mente pode detectar a passagem
Cristo Redentor, Rio.
do tempo sentindo as reações internas do nosso corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, a fome, sede e pressão sanguínea. 
Lembro-me bem de que, quando bem pequenos, meus filhos contavam os dias pela quantidade de noites dormidas.  Com a aproximação do Natal, Otávio e Fábia queriam dormir mais vezes durante o dia, imaginando que isto anteciparia a distribuição de presentes!
Elci, Brasigóis, Regina e Lei, na
Pousada do Farol, RN.
Isso acontece porque a noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, das pessoas, dos sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. E o nosso cérebro é extremamente otimizado e evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Imaginem que um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. 
Por isso, a maior parte desses pensamentos é automatizada
Programa Praia Limpa, Rio.
e não aparece no índice de eventos do dia e, portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo! Mas conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no piloto automático e apagando as experiências duplicadas. Após entender estes dois pontos, a gente pode compreender por que parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e por que os natais chegam cada vez mais rapidamente... 
Hotel Cupim, em Cristiano Otoni
Exemplificando, quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia, dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.  Isto é possível porque o cérebro já sabe o que está escrito nas placas, a gente nem precisa ler com os olhos, mas com a imagem anterior registrada na mente. Nosso cérebro já sabe qual marcha trocar e ele simplesmente pega nossas experiências passadas e as usa, no lugar de repetir realmente a experiência. Ou seja, nós não vivenciamos aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de nossa noção de passagem
Jantar na casa da Lane com amigos.
do tempo. Portanto, quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
E à medida que envelhecemos, as coisas começam a se repetir: as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, enfim, as experiências novas, ou seja, aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que nosso dia pareça ter sido longo e cheio de novidades, vão diminuindo. 
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que
Com os netos em BSB.
tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a rotina. A rotina é essencial para a vida e aperfeiçoa muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos. Mas felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: mudança. A gente deve mudar, fazendo algo diferente e marcando com algum ritual, uma festa ou os registros com fotos. Por que não um blog? 
Aleixo em Pirinópolis.
Devemos mudar de paisagem, tirar férias com a família sempre que possível, preferindo variar e marcando os acontecimentos com fotos, cartões postais, publicações. Ter filhos ou netos acaba destruindo a rotina e devemos buscar sempre situações diferentes. Adoro comemorar tudo e descobri que isto também é positivo!  Aliás, sempre busquei ser diferente, inovar de acordo com as minhas possibilidades, viver. 
E tive a sorte de encontrar um companheiro que compartilha de meus desejos de aventura e temos viajado muito interior e externamente, pois se a gente puder viver intensamente as

Regina e Aleixo, no Rio, 2013.
diferenças, o tempo vai parecer mais longo. Vivemos cercados de familiares e amigos com gostos diferentes, oriundos de lugares diversos, com religiões variadas  e que gostam de coisas diferentes. 
Dessa maneira vamos fazendo a nossa parte para aproveitar da melhor forma possível os anos que nos restam. Todas essas experiências acabarão por expandir nosso tempo com qualidade, sentimento de vida genuína! E amanhã passaremos o dia dos namorados viajando...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FUTEBOL, MÚSICA E FÉ


Regina, em Nazaré, Pt, set. 2011.
Poucos dias no Rio deixa na gente a sensação de quero mais! Aqui os programas nunca se esgotam e agradam os mais variados gostos. No domingo, Aleixo queria assistir ao futebol. Afinal, não é todo dia que a seleção joga. Ao mesmo tempo, acontecia um show da Wanessa da Mata interpretando Tom Jobim! Ainda com a participação do Caetano! Cruel, a escolha! Tínhamos preferências diferentes e tivemos que recorrer ao par e ao ímpar! Que pena! 
Soube, depois, que a cantora subiu ao palco por volta das
Igreja em Ipanema, Rio.
17 h, cantando Fotografia. Depois, seguiu com Esse teu olhar, Falando de amor e Só tinha de ser, que levou cerca de 100 mil pessoas a assobiar o final da música com ela. Chovendo na roseira, Lamento do morro e Samba de uma nota só foram os clássicos seguintes.
Caetano Veloso subiu ao palco para cantar Corcovado, Por causa de você e Se todos fossem iguais a você. Ela sugeriu que cantassem juntos, Garota de Ipanema, no bairro onde a música foi feita por Tom e Vinícius!
Regina, Frederico e Elis Regina, em GYN.
Enquanto isso, na plateia, casais famosos e anônimos apaixonados trocavam beijos, entre eles Malvino Salvador e Sophie Charlotte e Jayme Matarazzo e a namorada, Luíza Tellechea. Larissa Maciel, Alinne Rosa, Otávio Mesquita, Paula Burlamaqui e Adriana Birolli também marcaram presença.
Os preparativos para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude há muito agitam o Rio de Janeiro. A Copa acontece de 15  a 30 neste mês de
Regina, com Estela ao colo e Leandro.
junho e envolve outras capitais brasileiras como Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Salvador e constitui um torneio preparatório para a Copa do Mundo de 2014. As cidades envolvidas reformaram seus estádios de acordo com a exigência da FIFA.
E entre 23 e 28 de julho, a Cidade Maravilhosa vai sediar a JMJ que trará o novo Papa a sua primeira viagem internacional como Sumo Pontífice. A programação inclui eventos na Orla de Copacabana, no Teatro Municipal, na Quinta da Boa Vista, no Pavilhão do Rio centro, na favela da Varginha e em Guaratiba, zona norte, onde acontecerá a Vigília da Oração com centenas de milhares de jovens peregrinos. Dias 25 e 26 de julho foram declarados como feriado.
Wanessa da Mata, dia 09.06, no Rio.
Nesses dias a cidade terá um esquema especial de trânsito, sinalização reforçada em pontos turísticos, reforço no sistema de transportes, além de ter intensificadas as atuações dos órgãos municipais envolvidos no evento. Estarão excluídas da proposta de feriado as atividades de comércio de rua, bares, centros comerciais, shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos – que poderão funcionar normalmente. 
Outra decisão tomada pela prefeitura carioca, a partir de
Aleixo e Vivi, 2013.
sugestão da organização Rio Eventos Especiais, envolve os ônibus fretados que transportarão peregrinos vindos do exterior, de outros estados ou do interior do Rio de Janeiro: eles não poderão circular dentro do município do Rio durante os dias 19 e 30 de julho. 
Acabei de falar com a Luciana.  Ela concluiu a 16ª sessão de quimioterapia com sucesso. Já está em casa e passa bem! Contou-me que desta vez nem tiveram dificuldade de encontrar a veia adequada e não haverá hematomas como em ocasiões anteriores! A próxima etapa será a cirurgia! Parabéns, Lu, por sua força!

sábado, 8 de junho de 2013

CURTA TEMPORADA CARIOCA


Família Araújo no  níver da Aurora!
Resolvemos dar uma escapada rápida até o Rio! Não estava animada com esta breve estada na cidade maravilhosa, mas bastou respirar a energia marinha e meu coração se encheu de alegria! É que gostamos muito de estar na Shamballa nesta época do ano!
Mas na Cidade Maravilhosa o clima também está adorável. Não nos estimula os banhos marinhos, mas temos andado o dia todo, aproveitando o sol luminoso com a temperatura amena. 
Rafael e Vivi flagrados pela dinda Pri!
Resolvemos as pequenas pendências que nos trouxeram aqui e ontem pudemos nos reunir com a irmã e os sobrinhos que também se encontram no Rio.
Lu está bem, em Brasília, preparando-se para a 16ª sessão de quimioterapia que antecederá a cirurgia  à qual  faço questão de estar presente. Antes receberei a visita da Fábia, na Shamballa. que irá escolher o traje do baile de formatura em agosto. Enquanto isso, no Colégio Perpétuo meus netos dançam quadrilha junina. Queria desenvolver o dom da ubiquidade em algumas ocasiões!
Encontrando familiares no Humaitá.
O Rio continua cativante! Há muitas obras em andamento e o trânsito piorou bastante. A estação de metrô General Osório, que tem uma entrada aqui ao lado, está interditada devido à criação da esperada linha quatro que atingirá a Gávea e a Barra. Acredito que tudo isso só ficará pronto para a Copa e as Olimpíadas.  
Convite da filha Fábia Fernanda.
Passeando pelo Leblon, Ipanema, Copacabana, pudemos observar cenas típicas de a vida como ela é... Discussões por causa de cachorros, a irreverência do espírito carioca no posto de atendimento aos idosos, o movimento animado nas ruas e avenidas... 
Há pouco tivemos conhecimento de fatos inéditos na biografia de Fernando Pessoa. Ele manteve longa correspondência amorosa com uma jovem que convivia com cada um de seus heterônimos! Tão romanticamente ficcional! Gosto demais desse poeta maior! 
Estela e Leandro; Aurora e Monique.
Ontem à noite estivemos visitando os sobrinhos netos no Humaitá e daqui a pouco sairemos para mais uma excursão ao Rio antigo. Acordamos tarde para nossa caminhada matinal no calçadão e a realizaremos no final da tarde, mas aproveitamos para ir às compras. 
Apesar do tempo exíguo já visitamos o Lar Paulo de Tarso, responsável pelo Solar Meninos de Luz, cujo trabalho educacional admiro muito e  com o qual colaboro com uma pequena doação mensal!