sábado, 31 de janeiro de 2015

AMIZADE





Carmem e Regina, 30.01.15.
A amizade é o mais levantado dos humanos sentimentos. Camilo Castelo Branco

Ontem recebemos a visita de uma amiga querida. Carmem e eu convivemos bastante na adolescência e juventude.  Durante algum tempo, a vida nos manteve distantes geograficamente, mas nunca diminuiu nossa amizade que perdura há décadas! Sou grata pela existência de tantos amigos em minha vida!

Sei que a amizade é o sentimento que imanta as almas umas
Aleixo, eu e Nair.
às outras, gerando alegria e bem-estar. Assim, a amizade é uma benéfica expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.  Por inspirar coragem e abnegação, a amizade enfloresce as almas,  fortalecendo-as para os desafios.

Algumas das mais relevantes reflexões dos filósofos referem-se à amizade. Sem ela, não há sociedade que se sustente. Aristóteles a definiu como “uma alma em dois corpos”.

Otavio, eu e Divina, 2014.
Marco Aurélio, o imperador filósofo de Roma, afirmou que as pessoas nascem para ajudar umas às outras, assim como os braços quase nada fazem um sem o outro.

Montaigne dizia que natureza  conspira para semear em nós a necessidade de termos amigos e afirmava que a amizade assinala o ponto mais alto de perfeição na sociedade. Mesmo porque a amizade se opõe a sentimentos menores como o egoísmo, o individualismo, a ganância.  Agir com amizade significa compartilhar, dividir, crescer não sozinho, mas em  equipe.

Sêneca, estadista e filósofo de Roma,  afirmou que só teria
Clélia, eu,Lei, Bené e Raimundo.
prazer em aprender, se o objetivo fosse ensinar.  Segundo ele, nenhuma descoberta poderia interessá-lo, por mais útil e importante que fosse, se ele tivesse que ser o único a lucrar com ela. Acrescentou que, se lhe dessem a sabedoria com a condição de que ele a guardasse apenas para si mesmo, sem poder transmiti-la,  ele a recusaria.

Creio que é de Montaigne uma das mais belas frases sobre a
Eu, Helga Brockes e Ricardo Abrahão.
amizade: “as almas se entrosam e se confundem em uma única alma, tão unidas uma à outra que não se distinguem e nem se percebe a costura entre elas”.

Por isso é tão difícil a perda de amigos afins. Mesmo acreditando na continuação da vida após a transição, é dolorido. Mas, com o  tempo, a dor se transforma em saudade que alguém tão bem definiu como o Amor que fica...

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DIA DO ASTRÓLOGO




Avós com Juju e Luisa, dez.14.
Dia 6 de Janeiro é considerado por toda a comunidade astrológica como o dia do Astrólogo, mas quem foram na realidade estes três personagens, que se deslocaram de vários pontos para seguir uma estrela até Belém? Os presentes que levaram ouro, incenso e mirra, simbolizam respectivamente, a realeza, a divindade e a cura.
Num tempo em que não se falava de astronomia e astrologia, esses três reis ficaram conhecidos na história pelos nomes de Baltazar, Melquior e Gaspar. O que se conhece desta história é fascinante e essas personagens mitológicas têm assumido a dimensão e compreensão ao longo dos tempos, como elo  entre  o tempo passado e o presente.
Reis Magos
Baltazar era um Rei que morava num castelo muito alto. Nesse castelo havia uma torre e uma igreja em ruínas, o último padre já havia morrido e ninguém vinha substituí-lo, a igreja que eram as únicas referências que aquele povo tinha na altura foi abandonada à sua fé. Baltazar que se dedicava a observar o céu sonhava com um acontecimento importante que devolvesse a fé, os princípios e a religiosidade ao seu povo e observou uma estrela mais brilhante no céu. Assim, decidiu seguir essa estrela. Não se sabe se ele teria seguido somente esta estrela ou habituado a ler os astros... Todavia, esperava um acontecimento que lhe revelasse algo importante e mudasse o rumo da terra sob a forma de uma nova orientação espiritual para a humanidade...
No país de Melquior havia muita guerra, violência e destruição.
Ceia de Ano Novo, Natal. RN
Esse rei não conseguia encontrar uma solução para o seu povo, e  a exemplo de Baltazar procurava no céu respostas para os problemas do seu povo.  Diz-se que encontrou a resposta em um sonho no qual lhe foi dito que seguisse uma estrela, a mais brilhante no céu, até ao local de nascimento, daquele que iria ser a resposta espiritual para os problemas de seu povo.
Sabe-se que o Rei Gaspar vivia na zona de África e conta-se que ele também teve a visão de que deveria seguir uma estrela brilhante,  até ao local de nascimento de Jesus. Nessa época esse rei passava por uma fase de falta de água e seca no seu país. Ali havia uma árvore curadora chamada Mirra. Por esse motivo Gaspar decidiu levar mirra como oferenda.
Juliana e Matheus, jan.2015.
As lendas e os mitos desses tempos são muito ricos em arquétipos na história da humanidade e esses problemas antigos  se adaptam à nossa atualidade.
Um rei, sempre esteve associado, ao nobre caráter e nobreza de espírito, associado ao ouro, ao sol que brilha em cada um de nós quando assumimos e compreendemos estas características.
Um mago, àquela época, era considerado pelos povos antigos, uma pessoa que conhecia os segredos e mistérios da vida, ele compreendia e conhecia as forças da natureza e atuava sobre elas. Um mago detinha o poder e o conhecimento de atuar sob as forças da natureza, porque as estudava e as compreendia, hoje conhecemos, em um grande número, espero eu as duas vertentes da magia negra e branca, para termos a liberdade de escolher.
No Ma-noa Park, RN
O incenso sempre esteve associado aos rituais de contato com o plano espiritual, aos rituais de ligação do homem com o espírito, a técnicas de meditação, ativas ou passivas que pelos seus aromas induzem à prática da oração e meditação, simbolizando o elemento ar.
A Mirra, naquele tempo era uma árvore, que pelas suas características produzia uns grãozinhos dentro de uma casca que serviam para auxiliar e aliviar o sofrimento das pessoas, tendo uma forte característica curativa, daí Gaspar tê-la levado como presente.
É bom relembrar esta história, comemorar este dia como o dia do Astrólogo e fazermos como esses Reis que olhavam o céu à procura dos sinais de mudança, acrescentando o nosso saber e conhecimento em novas formas de ler o céu, em direção ao futuro da nossa evolução.