quinta-feira, 24 de novembro de 2016

MACACO BUGIO


Macaco Bugio
A primeira vez que ouvi os macacos aqui no sitio foi durante uma visita da Professora Maluba. Ela resolveu tocar um pequeno tambor, enquanto curtíamos a natureza em  espaço circular que o antigo proprietário havia construído dentro do bosque. Eles apareceram em grupo, creio que atraídos pela música. Passado muito tempo, eu os ouvi outra vez e chamei o Aleixo para identificar o som alto. Parecia-me o barulho de uma manada de porcos. Meu marido julgou que fosse o ruído de motos sendo aceleradas... Discordei e fomos ao fundo da chácara, seguindo o barulho... A visão do bando foi algo maravilhoso. Agora eles têm vindo com muita frequência... Apareceram, inclusive, quando  amigos residentes nos EUA nos visitaram recentemente... Mas é difícil de fotografá-los, porque ficam no topo das árvores mais altas... 
Soube que o macaco bugio é um animal que também pertence à fauna do cerrado. O macaco bugio é um primata do gênero Alouatta.   Existem oito espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seu hábitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árvores de 10 a 20 m de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca, cujo macho possui uma coloração marrom avermelhada na parte superior da cabeça, marrom dourada nas costas e barba vermelha ou negra. As fêmeas, normalmente são mais pálidas, podendo variar de amarelo claro a marrom escuro.
Lei, eu, Adriane, Shelby, Cleo e Jhenifer
O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como  macaco barbado.
Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez, que pesa mais ou menos 130 g. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.
Bugio emitindo som
As espécies do gênero Alouatta possuem muita variação de coloração, dificultando bastante a diferenciação entre elas e até mesmo dentro da própria espécie, sendo difícil distinguir os sexos e as idades. Na espécie Alouatta guariba, o macho geralmente é marrom avermelhado com reflexos dourados e a fêmea é mais escura, quase preta. Característica marcantes dos bugios é a presença de espessa barba que rodeia a face. Nos machos ela é mais evidente. A cauda é preênsil, longa e peluda, sendo a parte terminal, do lado interno, nua. Os membros são curtos e fortes.