quinta-feira, 16 de outubro de 2014

NOSSO RIO DE JANEIRO



Aleixo e Regina, Lagoa, Rio.
Depois de Brasília, viemos ao Rio para breve temporada junto ao mar. O Rio de Janeiro é conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, entre as montanhas e o mar. Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana.

O Rio foi a primeira cidade do planeta a ser declarada como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana. Esse conceito foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1992.  E os famosos símbolos de cartão postal da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Calçadão de
Rio - Cidade Patrimônio Mundial
Copacabana ou a deslumbrante vista da Baía de Guanabara foram fundamentais para esta inclusão.

A capital carioca apresenta-se como uma cidade  em que a paisagem urbana se funde com a natureza exuberante que dá origem a uma cultura de rua, com grandes espaços abertos, parques públicos, jardins e orla que são parte da vida cotidiana dos cariocas.

O Rio tem todas as características para ser patrimônio da humanidade: a mescla do urbano com a natureza, uma topografia que condiciona a vida do carioca que tem esta
Palmeiras no Jardim Botânico
relação intensa com o mar e o morro, mas ainda é preciso resgatar a Baía de Guanabara, acabando com a sua poluição. Definida pelo Pão de Açúcar em um extremo e o Morro do Pico no outro, em Niterói, a Baía de Guanabara é considerada o berço do Rio de Janeiro e forma as praias de bairros tradicionais, como Botafogo e Flamengo.

A baía foi o primeiro ponto da cidade identificado pelos exploradores portugueses, em 1502, quando acreditavam ter descoberto um rio. Outro ícone da cidade, que recebe milhares de turistas a cada ano, é a estátua do Cristo Redentor.

Jardim Botânico no Rio
Outros locais apresentados foram a Floresta da Tijuca, que abriga uma rica biodiversidade com espécies em perigo de extinção e que foi nomeada Reserva Mundial da Biosfera, a Pedra da Gávea e o Jardim Botânico, criado em 1808.

A praia de Copacabana, com seu famoso calçadão de pedras portuguesas, e Ipanema, que inspirou o surgimento da bossa nova, também foram lembrados. Destino turístico por excelência, a cidade maravilhosa também é famosa por seu carnaval que todos os anos atrai milhares de pessoas para suas ruas em fevereiro ou março.

Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Além do Rio de Janeiro, o Brasil tem outros 18 bens culturais e naturais, incluindo o desenvolvimento urbanístico de Brasília, o centro histórico de Salvador, o Pantanal de Mato Grosso e as reservas de Mata Atlântica e do Cerrado.

Nossa rotina aqui no Rio inclui praia quase diariamente, compras, passeios diversos e longas caminhadas,  encontro com amigos e familiares, mas desta vez quisemos voltar ao Jardim Botânico que é excelente opção para relaxar e
Forte  de Copacabana
refazer as energias... 
Ali, a gente pode apreciar as belezas da natureza, fotografar, além de perceber esse espaço que guarda uma história riquíssima. Nós costumamos revisitar os pontos indicados no folheto da Trilha Histórica, que é distribuído no centro de visitantes, entre eles: a Casa do Pilão, o orquidário, o chafariz central e o jardim japonês... Mas, sobretudo, sentir esta energia mágica, prenhe de natureza exuberante...

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SINTOMAS DEPRESSIVOS



Regina, 2013.
Nunca passei por processo depressivo, mas acabei pesquisando sobre esses sintomas por conviver, ao longo dos janeiros, com muitas pessoas que sofrem desse mal. A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a história da humanidade. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É um transtorno que precisa ser tratado!
Ninguém nasce com os sintomas de ansiedade ou depressão. Este fato já coloca em cheque a crença de que tais sintomas
Aleixo, Regina, Celina, 2014.
são causados por um problema químico no cérebro ou que é algo genético. Sabemos que a química do nosso cérebro se modifica junto com nosso estado emocional, mas eu não sei se é o estado emocional que altera a química no cérebro ou é a química que altera o estado emocional, ou as duas coisas...
E percebemos que crescem os casos de ansiedade e depressão em todo o mundo. Uma das razões para esse quadro alarmante é o ritmo de vida que levamos. Sedentarismo, cobranças maiores no ambiente de trabalho, a má alimentação e falta de qualidade do sono são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos.
Para combater os males da mente, os médicos costumam
Regina, Fábia, Lu,ago.14
receitar remédios como os ansiolíticos que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento. Todavia, muitas vezes é o próprio paciente que costuma pedir o remédio buscando solução para todos os seus problemas.
A sabedoria popular indica há tempos algumas uma série de ervas como saída para o estresse e as noites mal dormidas. Os guias da fitoterapia explicam aos profissionais de saúde como manipular algumas das plantas medicinais mais conhecidas, auxiliando na produção desse tipo de medicamento.
Entre essas plantas estão a passiflora, a valeriana e a erva-de-são-joão. A principal vantagem em relação ao ansiolítico é o fato
Tanit, Priscila, Elzinha, 2012.
de a concentração dos princípios ativos ser menor e misturada a outros compostos, o que abaixa o risco de efeitos colaterais e dependência. Os resultados do tratamento à base de fitoterápicos demoram mais para aparecer, mas seus efeitos adversos são muito menos agressivos.
Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. Os princípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações. Devemos comprá-los em farmácias de confiança e conferir no rótulo o nome científico da planta.
Fábia e Otávio, 15.08.14.
E, mesmo sendo de origem natural, os fitoterápicos devem ser consumidos com cautela. Um dos principais perigos é a interação medicamentosa, que pode anular ou até potencializar drogas que estejam sendo tomadas paralelamente. As plantas possuem milhares de substâncias químicas capazes de reagir de maneira indesejada junto com medicamentos alopáticos comuns. A passiflora, por exemplo, que é um calmante suave, causa sonolência excessiva se combinada com outros remédios. Não devemos nos enganar acreditando que as plantas sejam inofensivas. A orientação de um especialista será sempre indispensável!
Aleixo, Regina, Clélia e netos.
Mas é bom lembrar que em vez de ir ao médico em busca da pílula mágica para algo, o paciente com depressão tenha uma atitude mais precavida. Que o normal seja que o paciente interrogue o médico cada vez que este receita algo. Perguntar por que o prescreve, que benefícios traz, que efeitos adversos causará, se há alternativas... Se o paciente mostrar uma atitude resistente, é mais provável que os fármacos receitados a ele sejam justificados.
De qualquer forma, a pessoa que passa por um processo depressivo precisa de ajuda e compreensão amorosa. Mas necessita também de uma parcela de força de vontade para superar essa fase difícil... O conforto espiritual e a fé costumam fortalecer bastante!
Amigos reikianos na Shamballa.
A referência para se iniciar um processo de transformação não diz respeito ao que o outro fez ou faz comigo, mas ao que eu estou fazendo por mim.
Enquanto gastamos energia buscando os responsáveis pelos nossos infortúnios, perdemos a oportunidade de reconhecer em nós as possibilidades de saída. As pessoas que conseguiram superar os sintomas da ansiedade e da depressão são aquelas que saíram do vitimismo e tomaram a responsabilidade de seu estado emocional para si mesmas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SETEMBRANDO



Neto Fred e vovó coruja
O mês de setembro trouxe as primeiras chuvas e o coro das cigarras ao nosso espaço sagrado. Os pássaros parecem mais alegres e o calor diminuiu um pouco. Estreamos o carro novo em visita a familiares, agradecendo a oportunidade de convivência com filhos e netos em espaços diversos.
Minha neta Juliana sempre nos surpreende em seus cinco aninhos! Repreendida pela mãe por rebeldia, ela afirmou que tenta ser como Jesus, mas ainda não consegue... Depois, disse à minha nora Luciana que podia cortar o cabelo de todas as suas bonecas para pregar na cabeça da mãe, que ficou emocionada... Lu ainda traz os efeitos de mais um protocolo de quimioterapia...
Sabemos que as abelhas, os pássaros,  as borboletas e moscas se
Juju, em BSB.
alimentam do néctar das flores. Enquanto passeiam entre elas, grãos de pólen grudam em seu corpo e são levados para outras plantas. Quando o pólen que contém células masculinas chega a uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Daí, uma parte da flor se transforma em um fruto com a semente de uma nova planta.
Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. E como os passarinhos cantam... É que nessa época há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebês. Cada espécie tem uma tática para atrair namorados. Muitos mudam de comportamento ou até de cor. Soube que quando a água fica mais quente, as escamas de certos peixes ganham cores mais fortes para chamar a atenção. Já entre os pássaros, o calor pode ser um sinal para que os machos cantem mais para conquistar as fêmeas.
Matheus dormindo em BSB.
A temperatura da terra está aumentando e isso provoca confusão nas estações do ano. O inverno está mais curto e a primavera começando mais cedo. Esse fenômeno causa desordem na natureza, como flores aparecendo antes do tempo e mudanças no período de migração dos pássaros e no ciclo de vida de muitos bichos e plantas. Só com o tempo saberemos quais espécies vão conseguir se adaptar à nova situação do clima no planeta...


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MATURIDADE E FEFLEXÃO



Regina Lúcia, 1993.
Na juventude, eu sonhava com uma espécie de missão grandiosa em minha vida.  Mas era ilusória aquela sensação de magnitude, de ser a escolhida, a eleita por forças supra terrenas. Claro que todos nós temos uma missão, uma tarefa ou determinado aprendizado a cumprir. Talvez, antes de nascer, eu soubesse que a arrogância era uma das coisas que eu teria de superar. Certamente eu não soubera lidar com essa questão em vidas anteriores, nas quais eu pudesse ter tido acesso ao poder ou à riqueza excessivos.  Agora eu nascia em família classe média, sem fortuna, mas trouxe
Aleixo e Regina, Saquarema, 2012.
nesta existência um sentimento de algo a desempenhar...

Agora sei que a arrogância encoberta pela timidez inicial, a sensação de superioridade arraigada, o sentimento de ser especial, era o que tinha que combater nesta encarnação. Tenho consciência de como era falso todo aquele sentimento de grandiosidade, de ser especial ou escolhida por forças supremas para desempenhar tarefas superiores às dos seres comuns. Mas, de certa forma, todo esse sentimento de busca transcendental foi válido, pois ele me impulsionou para ir à luta em cada fase de minha vida.

Regina, Bettina e filhotes, 2014.
Neste ocaso desta existência ainda persiste em mim o misticismo interior. Mas não é nada extraordinário. Como o místico aprendiz, tenho confiança em mim mesma e costumo dar provas de coragem frente aos desafios. Sinto minha mente em harmonia e permito que a luz da consciência ilumine minha vida e minhas ações... E, ao meditar, agradeço o Deus de meu coração pelas benesses e lições recebidas!