quinta-feira, 15 de maio de 2014

ARUANÃ E O ARAGUAIA




Regina com suas flores
Resolvemos visitar Aruanã. Nem me lembro de quando estive aqui pela última vez.  E Aleixo ainda não  tinha sido apresentado a esse orgulho de Goiás, pois todo goiano que se preze se orgulha desse rio... O Araguaia com suas belezas nasce em um ponto minúsculo próximo ao Parque Nacional das Emas. Como todo rio , ele banha terras, matas, bichos, plantas e pessoas. O mês de julho é a data que o rio recebe seu maior fluxo de visitantes, é a famosa temporada de julho,  na qual os pescadores, festeiros e bandoleiros acampam na mais famosa praia goiana.   A cidade de Aruanã
Museu Buridina
está estrategicamente localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale.

Dizer que o Rio Araguaia é uma paixão dos goianos não é exagero. É motivo de orgulho, pois é um dos principais cartões-postais do Estado e representa importante conjunto ecológico preservado e explorado por seus conterrâneos. Em seus mais de 2.000 km de margens, milhares de turistas disputam espaços privilegiados nas enormes praias de areia branca e fina durante todo sétimo mês do ano.

Floquinho e Lobinho
A cidade de Aruanã, que tem o privilégio de ser banhada pelo rio Araguaia, recebe turistas que alteram seu ritmo de vida durante toda temporada. São as pessoas que vão à busca da beleza das praias, da fartura de peixes e dos esportes náuticos. Além do contato com a juventude que lota a Praça Couto Magalhães. Essa praça expõe fragmentos de uma caldeira adquirida por Couto Magalhães que investiu na navegação, no século 19, quando trouxe um barco a vapor para navegar de Aruanã a Belém do Pará.

A cidade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos
Aruanã e o rio Araguaia
ncantos do rio Araguaia, um dos mais belos rios do mundo! Dispõe de infraestrutura para receber bem seus visitantes: hotéis e pousadas aconchegantes, camping, bares e restaurantes de boa comida e bebida bem gelada.

O Turismo de Pesca Esportiva, de Aventura e Ecológico são algumas das boas opções para você conhecer o município, incluindo o Turismo Étnico, devido à presença indígena Karajá, na aldeia Buridina. Considerada como Cidade Portal do Araguaia, Aruanã oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas de todas as partes do Brasil.

Nós junto ao monumento
Em 1849, uma lei do império criou perto da aldeia Karajá, o presídio Leopoldina, localizado próximo a um porto. O presídio foi destruído pelos Karajás, sendo reconstruído três anos depois, formando-se ali um povoado.

Com a criação da Comarca do Araguaia em 07/08/1875, o povoado logo evoluiu para distrito. Nessa época, a comunicação com a capital Vila Boa era feita a pé ou em burros e mulas, com duração de até cinco dias. O isolamento, do então distrito de Santa Leopoldina, levou os moradores a improvisarem meios de sobrevivência. Por
Aleixo e eu no CAT.
exemplo, a linha de pescar era feita com fios do rabo de cavalo, torcida e emendada, sendo os anzóis feitos com alfinetes. Em 18/12/1958, o então Governador José Feliciano Ferreira concedeu a emancipação política do distrito, passando a chamar-se Aruanã, nome de um peixe abundante na região, o qual ilustra o brasão do município. Aruanã é, também, o nome de uma dança sagrada dos Karajá.

Esse município é escolhido como lugar de férias, descanso, para milhares de turistas, personalidades políticas, artistas
Aleixo e Regina, à margem do Araguaia
e empresários, devido à exuberante beleza natural de seus rios e centenas de lagos. Estes são verdadeiros berçários que repovoam a ictiofauna, ou seja, o conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica, no caso o rio Araguaia. A cidade de Aruanã vive do turismo. Rios, praias, muita beleza e tranquilidade fazem de Aruanã um lugar ideal para lazer... Nós nos hospedamos na Pousada Aquarius que fica bem pertinho do grande rio...

Um comentário: