quarta-feira, 8 de junho de 2016

CEGONHAS EM PORTUGAL


Aleixo e eu, Cabo da Roca, Cascais.
Em minha infância, eu acreditava que as cegonhas traziam os bebês. Era um mito da época, creio. Embora isso não seja verdade, as cegonhas são aves muito interessantes, parentes das garças e dos abutres. Em Lisboa, costumávamos pegar o comboio para visitar  as cidades do interior e nos encantava observar seus ninhos em muros, telhados, torres altas!
Soube que as cegonhas são ovíparas e a maioria dos
Cegonha com filhotes
ovos pode sobreviver quando a temperatura cai dos 37 para os 25 graus, mas se subir para 39 a maioria não sobrevive. Então o desafio não é só aquecer, mas as vezes também esfriar...
Algumas aves, como a cegonha do pescoço preto molham seus ovos com água para refrescá-los, outros abrem suas asas para manter os ovos na sombra do seu próprio corpo, outras ainda cobrem os ovos com excrementos que funcionam como uma bolsa térmica. 
Ninhos quase geminados
Com o pescoço todo voltado para trás e abrindo e fechando o bico, elas anunciam ao parceiro que estão de volta.
As cegonhas acasalam para a vida toda e podem usar o mesmo ninho por toda a vida.  Na Europa são consideradas aves de boa sorte.
As cegonhas voltam todo ano para os mesmos ninhos e, às vezes, um dos filhotes o ocupa quando os pais morrem.
Filhotes no ninho
Levantando voo nas correntes ascendentes de ar quente, as cegonhas ganham altura antes de partirem na sua longa jornada em direção ao sul, para os locais tropicais onde passam o inverno. Um sentido de orientação das cegonhas mais velhas ajuda as mais jovens a encontrar o caminho nessas longas distâncias.
Estamos agradavelmente surpresos com o
Cegonha em torre da igreja
desenvolvimento do país lusitano. Apesar de ainda não se igualar a outros países do centro da Europa, percebemos grandes avanços e revitalização urbana significativa, em relação a visitas anteriores.
Passeamos muito e elogiamos a segurança que desfrutamos no ir e vir...










Nenhum comentário:

Postar um comentário