sexta-feira, 14 de março de 2014

DA PAIXÃO À COMPAIXÃO





Regina, Teatro Municipal, Rio, 2013.
"Envelhecer é passar da paixão à compaixão. "Albert Camus

Temperamento apaixonado, tive muitas paixões ao longo da existência. Apaixonei-me por pessoas, coisas, ideias, vezes infindas, mas, atualmente, vivo a compaixão. Esta pode ser definida como a compreensão do estado emocional de outrem.

A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa ou causa. Aliás, ela é frequentemente caracterizada por ações nas quais a gente busca ajudar
Casal de sexagenários
aqueles pelos quais se compadece.

Nem sempre usamos a compaixão adequadamente. Às vezes tratamos muito bem nossos companheiros de trabalho, amigos, conhecidos, funcionários e até mesmo inimigos, mas esquecemos de aliviar o sofrimento de quem está do nosso lado todo o tempo. Talvez, inconscientemente, julguemos óbvio que os amamos e omitimos palavras de carinho, conforto, solidariedade, amor…

Matheus e Juju, 09.03.2014.
A vida é sempre uma aventura de aprendizagem. Mas a gente sabe que esta caminhada terrena não é feita só de alegrias. A gente nem tem dúvidas do quanto a existência pode ser emocionante e das surpresas que ela pode nos reservar. Aliás, ninguém duvida de que a maioria das coisas que nos ocorrem pode chegar de maneira inesperada... Coisas boas e ruins, em nosso juízo precário!

Mas o que é mais legal nisso tudo é justamente essa ideia de que tudo e nada pode ser definido ao mesmo
Vaíte,Fábia,Regina,Aleixo, Tiros, MG
tempo. A gente nunca sabe o que vem depois, mas vive da esperança de que bons momentos possam se eternizar nas nossas histórias.

Enquanto isso, nesta melhor idade, a gente prioriza a alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas, usufrui momentos de lazer e de refazimento, buscando compartilhar as experiências vividas, pois isso facilita boa relação com as pessoas.

Caminhada com labradores
É de bom tom procurar estar de bem com a vida, cuidar da autoestima e realizar atividades que tragam alegria, bem-estar, harmonia interior.  Acreditar em algo e cultivar a espiritualidade também auxilia a manter a saúde emocional. Assim, por meio de um modo de vida saudável e atitudes simples, a gente vai mantendo a saúde integral...

De vez em quando, a gente se lembra do que foi agradável no passado e tem aquela vontade indescritível
Clélia, Paula, Fábia e Regina, jul. 2013.
de reviver tudo outra vez, de provar mais uma vez o sabor doce das aventuras, quando éramos muito maiores que os nossos sonhos.

Então, dá vontade de rever todas as cenas mais marcantes e guardar as mais emocionantes numa caixinha de recordações... Criei este espaço, aqui no blog vou lembrando, pois posso olhar para as lembranças toda vez que a saudade bate...

Nenhum comentário:

Postar um comentário