terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PROVAÇÕES E APRENDIZADO




Com filhos, noras e netos, em Natal, 2012.
Muitas vezes, a vida nos coloca de frente com situações que nos fazem pensar que as coisas chegaram ao fim... O fim dos nossos sonhos, das nossas esperanças, em alguma área... Mas pode ser justamente o caminho que o universo encontrou para um recomeço e uma vida mais plena, satisfatória, consciente.
Hoje refleti sobre o quanto crescemos neste último ano. A doença de minha nora Luciana nos aproximou mais e temos aprendido muito com esse convívio. E
Aleixo e eu, em Fátima,Portugal, 2011
quis agradecer por tudo que temos vivenciado. Luciana tem sido um exemplo de fé, força, coragem! Estou muito orgulhosa em tê-la como nora e mãe de meus netos!
Um dos resultados positivos da provação é a humildade que produz. O homem tem tendência a orgulhar-se do que é e faz, por isso tem tendência a se iludir. Como na história da formiguinha que passou numa ponte daquelas antigas, de cabos, que balançam. Quando
Aleixo e Regina, na Shamballa,2014.
estava iniciando a travessia, entrando na ponte, um elefante saía da mesma ponte pelo outro lado, balançando-a intensamente. A formiguinha iludida acreditou que tudo aquilo era provocado por ela mesma. Nós também temos essa tendência de exagerarmos nossos efeitos. Neste momento entra o benefício da provação. Ela nos faz enxergar as nossas limitações...
E a provação produz sensibilidade. Ao sofrermos, desenvolvemos sentimentos solidários, pois ficamos mais
Aleixo, eu, Edilene, Rosane,Áurea..
sensíveis à dor de outrem. Capazes de chorar com os que choram. Essa sensibilidade é muito importante, pois que nos põe no caminho do bem, da beneficência.
A provação produz, ainda, maturidade. Quando saímos da provação já não somos mais a mesma pessoa. Há uma nova visão do mundo, das coisas, do que é realmente importante. Do que realmente vale a pena. Isso nos proporciona a concentração necessária para triunfarmos em algumas circunstâncias de nossa vida.
Meus sobrinhos, década de oitenta.
Por derradeiro, a provação produz fraternidade! Ela nos ensina, primeiramente, a receber. Tem muita gente que não sabe fazer isso. A provação nos ensina a receber e a colaborar. Ou seja,   ou ato de receber e  de doar são aprendizados da provação que fortalece os laços de fraternidade...
No domingo, tivemos uma tarde muito agradável. As amigas queriam comemorar o meu aniversário que passei no Rio. Depois fui a Brasília dar apoio à minha nora. Acabamos marcando para este domingo. Alguns se desculparam impossibilitados de comparecer, mas foi tão
Jantar com filho, nora, amigos, 2002.
agradável que me assustei ao perceber que estávamos ali há mais de quatro horas... Fomos atendidos pelo Plínio no Outback. Muito atencioso, bem no estilo de meu restaurante preferido! Soubemos, ao final, que ele é acadêmico de engenharia, quase formando. Valorizo muito a disciplina, a pessoa que sabe aproveitar o tempo construindo um futuro com trabalho honrado! E
Aleixo, Regina, em Lamego, 11.9.2011
logo voltaremos lá para receber o bônus ganho pela participação na pesquisa da rede.
E há mais de uma semana chove suavemente na Shamballa. Hoje cedo curtimos a chuva no verde, ao som de Haendel, música recebida de nosso querido amigo Ricardo Abrahão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário