terça-feira, 21 de outubro de 2014

RIO - CENTRO




Regina, no centro do Rio
O centro é um bairro de classe média da zona central do município do Rio de Janeiro. Apesar de possuir edifícios residenciais, o bairro é eminentemente comercial e turístico. A zona central carioca foi o palco de algumas das mais importantes decisões e eventos da história do país. Restos arquitetônicos desse passado persistem até hoje, tendo se convertido em importantes atrações turísticas.

É no centro que se localizam alguns monumentos e edifícios famosos, como o Cinema Odeon, o Teatro Municipal, o Chafariz Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes - sede da
Edifícios do centro do Rio
câmara de deputados estaduais, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada por Dom João VI), a Estação Central de Metrô e Trem e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro. Soube que possui atualmente 23 instituições museológicas.

São inúmeras as igrejas históricas localizadas no bairro. Dentre elas, podemos citar: a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serreado, anexa ao Mosteiro de São Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, a Igreja de Santa Cruz
Teatro Municipal - Rio
dos Militares, as igrejas de Santo Antônio e da Ordem Terceira de São Francisco anexas ao Convento de Santo Antônio, a Capela do Menino Deus, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Igreja de Santa Luzia, a Igreja de São José, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, entre outras.

É um bairro de grande interesse turístico para aqueles que têm curiosidade sobre o Brasil Colônia e o Império do Brasil. Nesta região, ficam o Paço Imperial e o Convento do Carmo. Além de antiguidades, possui também algumas
Hospital da Gamboa - Rio
 - preciosidades do Modernismo, como o Edifício Gustavo Capanema, projetado por Le Corbusier, Niemeyer e Lúcio Costa entre outros, com seus azulejos e afrescos interiores de Portinari.

Mas hoje viemos conhecer o local do Hospital da Gamboa. Este signo Gamboa quer dizer remanso. O Hospital - Nossa Senhora da Saúde -, mais conhecido como Hospital da Gamboa, é um hospital geral, sem emergência, que está situado no morro da Gamboa, na região do porto da cidade do RJ.  Fica perto do Morro da Saúde e da Providência, perto
Fábia Nogueira
da Cidade do Samba. Minha filha Fábia está fazendo uma especialização em cirurgia dermatológica avançada aqui.

No mesmo local, fazendo parte do conjunto, existe a capela de Santo Cristo dos Milagres, inaugurada em 1890. O prédio foi adquirido pela Santa Casa da Misericórdia do RJ, em 02 de julho de 1853 para reforçar o combate à epidemia de febre amarela que assolava a cidade na ocasião. Inicialmente, para que o hospital funcionasse com 30 leitos, três quartos e uma pequena farmácia, foi fundamental a participação de religiosas da ordem de São Vicente de Paulo, por meio de convênio firmado, em Paris, pelo então provedor da Santa Casa do RJ, José Clemente Pereira.

Centro do Rio
Hoje o hospital da Gamboa encontra-se revitalizado em pleno funcionamento e dentro de um contexto urbanístico que contempla a recuperação da região do porto de nossa cidade. Este hospital é uma unidade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, beneficente, sem fins lucrativos, vem sendo submetido a várias reformas estruturais e administrativas, melhorando a qualidade, a capacidade de atendimento e abrangência dos Serviços médicos oferecidos à população. O Hospital conta com quartos particulares e enfermarias. Possui cinco salas cirúrgicas. Na área do ensino, o Hospital da Gamboa oferece várias especializações na área médica.

Um comentário:

  1. Comentário de Aleixo Nuss de Oliveira

    Bom trabalho, Regina. Você bem que pode se tornar uma blogueira historiadora...

    ResponderExcluir