domingo, 16 de novembro de 2014

CONTEXTO HISTÓRICO DAS RAÍZES PIONEIRAS




Tia Hermínia Araújo.
"Você é livre para fazer as escolhas, mas é prisioneiro  das consequências."  Pablo Neruda
A origem de nossa família materna é Minas. Pretendemos resgatar a história dos pioneiros de Goiânia, tendo como foco os nossos avós que migraram para Goiás, na década de 20/30. Assim, tenho pesquisado, sobretudo, sobre a mudança da família Araújo do nordeste para Goiás. E venho descobrindo coisas muito interessantes.

Lembrando o contexto da época, sabemos que a década de 1930 foi um dos períodos mais sangrentos de toda a história mundial. Então, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que Hitler chamava de raças inferiores, em
Geraldina Araújo e filha Sonia
especial, os judeus.Também inicia, em 1939, a Segunda Guerra Mundial, que sucedeu à Guerra civil de Espanha (1936-1939).

Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, uma vez que o decênio começou com a Grande Depressão e terminou com a segunda guerra mundial.

Meu avô João Araujo
Soube que os anos 30 descobriram o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.

Nessa época a população não possuía muitos hábitos de higiene, por isso as pessoas morriam com facilidade. Mas predominava o forte afeto pelo sexo. A penicilina seria descoberta também na década de trinta.

A mulher dos anos trinta devia ser magra,
Casa Araújo, 1940.
bronzeada, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres. Mamãe orgulhava-se muito ao nos confidenciar que quando se casou aos 16 anos pesava apenas 48 kg, tinha cintura de vespa e tez de porcelana!

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood,
Meus pais,pioneiros GYN
por meio de suas estrelas, como Marlene Dietrich e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.

Os movimentos totalitários começam a eclodir também em outros países europeus, com Mussolini, na Itália, Salazar, em Portugal, Francisco Franco na Espanha e Stálin, na União Soviética, além de Hitler na Alemanha.

Nossa casa á Rua 06, esq. 05, Centro.
No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. Em 1932, inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime. O movimento é derrotado, mas força a convocação da Assembleia Constituinte em 1933.

Papai e a ema que criava.
Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chegava ao fim a política do café-com-leite e teria início o Estado Novo, em novembro de 1937, época do casamento de meus pais em Goiânia. Ao longo do restante da década não seriam realizadas eleições no país, pois as eleições só voltariam com o fim do Estado Novo, em 1945.

Tudo isso marcou bastante e muito mais tarde,
Avó Didi, Clélia e netos...
em 1964, quando o exército tomou o poder e o governador de nosso estado de Goiás – Mauro Borges Teixeira - foi deposto, meus pais correram a estocar alimentos temendo possível revolução.

Meu avô João Antônio Araújo era fazendeiro no nordeste, imigrou para o centro oeste na década de vinte. Ele era casado com Maria Magdalena de Araújo, minha avó, supostamente descendente de indígenas. Ela casou com o coronel, fazendeiro e próspero comerciante no nordeste, mas criou os filhos, praticamente sozinha, devido às andanças
Avó Maria Madalena
do marido. Tiveram 14 filhos, mas alguns morreram cedo e os dois caçulas na juventude. Eu conheci apenas Ulisses, Augusto, Maria, Hermínia, Toinha, Tonho e um primo, irmão adotivo, Sinhozinho. Quando nasci, Hilário e Leonilde já haviam morrido. Eles tinham ido a BH tratar de tuberculose, doença mortal na época. Não sobreviveram. Soube que a urna com seus restos mortais veio de Belo Horizonte e os ossos só foram enterrados quando minha madrinha Hermínia comprou o jazigo da família em 1955. Hoje, esse pertence a mim e à minha irmã Sonia.   

Os pais adotivos de nossa mãe eram João Alves Pinto e Joventina Alves Pimenta. Minha mãe contava que ela havia vendido as suas joias para que o marido se
Armazém no início de Goiânia
estabelecesse na nova capital goiana. Eles não tiveram filhos, mas criaram duas sobrinhas Hilda e Agda, além de mamãe.

Meu irmão mais velho – Marco Antônio – conta que o vovô João Araújo resolveu investir no ciclo da borracha e perdeu toda a sua fortuna. Depois disso, a família resolveu vir para Goiás. Parece que meu pai teria vindo na frente para depois buscar a família. Nosso pai - José Araujo - foi sempre arrimo de família... Seus pais faleceram no mesmo ano que ele, 1967, em meses diferentes... Mas minha tia Herminia cuidou dos pais a vida toda...

Um comentário: