sábado, 31 de janeiro de 2015

AMIZADE





Carmem e Regina, 30.01.15.
A amizade é o mais levantado dos humanos sentimentos. Camilo Castelo Branco

Ontem recebemos a visita de uma amiga querida. Carmem e eu convivemos bastante na adolescência e juventude.  Durante algum tempo, a vida nos manteve distantes geograficamente, mas nunca diminuiu nossa amizade que perdura há décadas! Sou grata pela existência de tantos amigos em minha vida!

Sei que a amizade é o sentimento que imanta as almas umas
Aleixo, eu e Nair.
às outras, gerando alegria e bem-estar. Assim, a amizade é uma benéfica expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.  Por inspirar coragem e abnegação, a amizade enfloresce as almas,  fortalecendo-as para os desafios.

Algumas das mais relevantes reflexões dos filósofos referem-se à amizade. Sem ela, não há sociedade que se sustente. Aristóteles a definiu como “uma alma em dois corpos”.

Otavio, eu e Divina, 2014.
Marco Aurélio, o imperador filósofo de Roma, afirmou que as pessoas nascem para ajudar umas às outras, assim como os braços quase nada fazem um sem o outro.

Montaigne dizia que natureza  conspira para semear em nós a necessidade de termos amigos e afirmava que a amizade assinala o ponto mais alto de perfeição na sociedade. Mesmo porque a amizade se opõe a sentimentos menores como o egoísmo, o individualismo, a ganância.  Agir com amizade significa compartilhar, dividir, crescer não sozinho, mas em  equipe.

Sêneca, estadista e filósofo de Roma,  afirmou que só teria
Clélia, eu,Lei, Bené e Raimundo.
prazer em aprender, se o objetivo fosse ensinar.  Segundo ele, nenhuma descoberta poderia interessá-lo, por mais útil e importante que fosse, se ele tivesse que ser o único a lucrar com ela. Acrescentou que, se lhe dessem a sabedoria com a condição de que ele a guardasse apenas para si mesmo, sem poder transmiti-la,  ele a recusaria.

Creio que é de Montaigne uma das mais belas frases sobre a
Eu, Helga Brockes e Ricardo Abrahão.
amizade: “as almas se entrosam e se confundem em uma única alma, tão unidas uma à outra que não se distinguem e nem se percebe a costura entre elas”.

Por isso é tão difícil a perda de amigos afins. Mesmo acreditando na continuação da vida após a transição, é dolorido. Mas, com o  tempo, a dor se transforma em saudade que alguém tão bem definiu como o Amor que fica...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO DA AMIGA CARMEM LUCIA SOARES MENDES
    Tentei algumas vezes postar um comentário no seu blog e não consegui. Então, vou faze-lo aqui.
    Fiquei muito feliz quando vi nossa foto seguida de um texto tão interessante sobre amizade. Ter amigos me fortalece e me alegra. Obrigada por sua amizade.
    Carmem

    ResponderExcluir