sábado, 7 de fevereiro de 2015

RUA SOUSA LIMA




Aleixo e Regina, no Arpoador.
Nosso endereço no Rio é na Sousa Lima, em Copacabana. É uma rua tranquila, começa na praia de Copa entre os postos 05 e 06, portanto, divisa com Ipanema que inicia no posto 07. A rua é curta, tranquila, com apenas três quarteirões e termina na rua Bulhões de Carvalho. Saindo do prédio em linha reta pela direita, a gente está na praia atravessando apenas a Rua Raul Pompeia e a Nossa Senhora de Copacabana. Se pegarmos a esquerda e virar na Bulhões de Carvalho,  caminhando em linha reta por quatro quarteirões, atingimos o Parque Garota de Ipanema e a praia de Ipanema, posto sete.

Ali temos tudo perto. Restaurantes, farmácias, bancos, igrejas,
Casa da Sousa Lima, 171.
supermercados, bares, comércio de todo tipo, a maioria na Avenida de Nossa Senhora de Copacabana. Há pontos de ônibus e táxi e estação de metrô também. Quando adquirimos o pequeno apartamento uma casa antiga chamou a nossa atenção. Até brincamos que gostaríamos de comprá-la e morar ali!

Essa casa é da década de 1910, localizada na Rua Souza Lima, 171. Está vazia e deteriorada há anos, mas soubemos que o imóvel teve como sua última moradora uma senhora bem idosa que tocava piano encantando os que passavam pela rua. Trata-se de uma residência em estilo Vitoriano inglês, típica da segunda metade do século XIX. As características principais desse estilo são: torre octogonal apoiada sobre colunas e encimada por telhado pontiagudo; varanda com balaústres sobre a projeção do primeiro pavimento; telhado interrompido e coroamento do plano da fachada em ornamentos e janelas estreitas verticais. Muitas
Sousa Lima, casa tombada em 2007.
dessas casas foram construídas a partir de manuais que já vinham com as plantas e o endereço para a importação das peças, o que explica o fato de haver muitas iguais espalhadas pelo mundo. Em 2007, a Prefeitura do Rio tombou o imóvel impossibilitando a sua demolição. Um hotel provavelmente será construído na parte onde era a garagem e o jardim, já que a casa não ocupa nem metade da área do terreno. Esperamos que com essa construção aconteça a restauração dessa residência centenária.  E desejamos vida longa às raridades de Copacabana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário