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Sobrinha Tarsila e BARIANI ORTÊNCIO |
A família Araújo veio para Goiás
e protagonizou a história da construção e do desenvolvimento de Goiânia desde
os primeiros momentos da transferência da capital do estado. Neste estado, a
tradição e o folclore goianos são festejados desde as tochas flamejantes dos
farricocos da cidade de Goiás aos mantos brilhantes de mouros e cristãos das
Cavalhadas de Pirenópolis. Aliás, a
cultura goiana engloba a escrita literária de Bernardo Élis até a arte
primitivista de Antônio Poteiro -, dentre tantas outras manifestações artísticas.
Citando apenas alguns nomes - Veiga Valle, Cora Coralina, Goiandira do Couto,
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Lei, eu e BRASIGOIS FELÍCIO, 2012. |
Carmo Bernardes, Bariani Ortêncio, Siron Franco, Belkiss Spencière, Brasigoís Felício, ... Nossa arte
se apresenta de diversas formas, sejam os sabores do Cerrado, as batucadas de
Congos ou as violas caipiras, o que resulta em uma diversidade de riquezas
culturais que abundam aqui.
Em Goiânia ainda é possível ver
algumas raras pessoas repararem nas obras de arte que estão nas fachadas dos
prédios antigos que ainda se mantêm de pé. Monumentos arquitetônicos que formam
um conjunto importante, que
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Familiares no meu batizado, 17.01.1949 |
recontam a história da capital de Goiás, pois fazem
parte de um único projeto e da influência sofrida por seu arquiteto.
Goiânia foi uma cidade planejada
para ser a capital. Meu tio Venerando foi o primeiro prefeito da cidade.
Costumavam dizer que ele era visionário ao planejar uma cidade para cinquenta
mil habitantes. Afinal, a capital anterior nunca passou de um décimo disso! A
capital goianiense, logo, reteve uma estruturação
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VENERANDO por AMAURY MENESES |
influenciada, à época, pelas
mais recentes teorias de planejamento urbano. Atílio Correia Lima havia voltado
há pouco de Paris, onde estudou urbanismo, quando desenhou a cidade. Advém daí
os conceitos usados em grande parte dos edifícios que compõem, hoje, o centro
da capital: art-déco. A importância desse estilo que predominou na arquitetura
da nova cidade está no fato de o art déco ter sido transitório, isto é, um
estilo que fez a passagem do art nouveau para o modernismo. Durou pouco mais
que uma década, mas o suficiente para colocar Goiânia em seu mapa de
abrangência.
Passear pelo setor central de
Goiânia atentando-se para os
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Casa Araújo,1942. |
detalhes significa ter uma vasta noção de
história. Ao sair da chamada Praça Cívica –– cujo nome é Praça Doutor Pedro
Ludovico Teixeira — em direção à Avenida Goiás, é possível passar pelo Coreto,
com suas formas geométricas e que demonstram uma característica do art déco: a
modernidade nos traços somada à composição clássica de base, corpo principal e
coroamento. Neste coreto, mamãe costumava nos levar para passeios diários, seus
cinco primeiros filhos. Ela levava frutas e comíamos ali depois de brincar
pelos
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Relógio da Avenida Goiás |
gramados da praça. Às vezes ela nos comprava pastéis e caldo de cana que
adorávamos!
É o mesmo estilo seguido pelo
relógio que está no extremo da avenida... Na estação, ao final da Avenida
Goiás, o relógio irá demonstrar ainda mais proeminentemente o principal fator
do art déco: o rigor geométrico e a presença de linhas verticais, com o
objetivo de tornar, à vista, as construções mais altas. Aliás, os edifícios em
que se pode ver com mais facilidade essa técnica são o Teatro Goiânia e a
Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador. Duas construções
capazes de encantar quem as observa com atenção.
Soube que o teatro é musa para
fotógrafos que à luz da manhã de
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CINE TEATRO GOIÂNIA |
um sábado, por exemplo, deixam suas casas
apenas para vê-lo através da lente da câmera. Inicialmente, chamado de Cine
Teatro Goiânia, o local não apenas é capaz de desanuviar o pesado cenário
proposto pela atual Avenida Anhanguera, marcada pela frenética e afobada pressa
do dia a dia, que impregna a sociedade nos dias de hoje. Surge daí um novo
conceito de arte. Aquilo capaz de reter a compenetração do obrigatório e levar
seus admiradores a um estado mais sensato, que não o estresse habitual do
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CORETO DA PRAÇA CÍVICA |
sistema socioeconômico atual. Dessa forma, vemos algo antigo, mas atual e por dois
motivos: um prédio com suas funções originais, afinal o Teatro Goiânia é um dos
principais locais de concentração da vida cultural goianiense; e uma obra de
arte que alivia o avanço irrefreável da insanidade humana no século XXI.
Nesse sentido, todas as outras
construções
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Estação Ferroviária. |
artísticas –– e não apenas as de art déco — deveriam servir para
esse propósito. Porém, é difícil que as obras sirvam a esse propósito se não se
pode vê-las, se estão escondidas pela modernidade. Se a gente conseguir, na
correria diária, uma vez que o Setor Central, além de histórico, é também o
centro comercial e financeiro da cidade... Quando passo ali e percebo tudo
isso, num exercício contínuo de imaginação, volto ao passado e à minha infância
quando ainda não tinha consciência de toda esta riqueza histórica. Há alguns
meses
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José Araújo Júnior, 1958. |
quis retornar à casa de nossa infância. Que pena! Foi transformada em
garagem juntamente com vários outros imóveis. Fiquei deveras triste! Papai se
orgulhava de sua planta e do cuidado com que manteve o imóvel construído muito
anos antes de eu nascer...
O zoológico de Goiânia também
conhecido como Parque Lago das Rosas é o mais antigo de Goiânia. O local ficou
conhecido como Lago das Rosas, pois antes de ser construído o zoológico o
espaço era um canteiro de rosas, daí originou o nome Lago das Rosas. Meu irmão
Marco Antônio e o primo Luiz Roberto aprenderam a nadar ali, assim como tantos
outros meninos da época.
O zoológico foi construído na
década de 40, mais precisamente no ano de 1946 e atualmente está com 68 anos de
existência, sendo
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Clélia e Fábia, Zoo, 1974. |
um ótimo lugar para se visitar em Goiânia. A Furreca exposta
no local é uma relíquia e até pensamos que pudesse ter pertencido a papai,
porque ele possuiu um Ford 29, apelidado a Ximbica de José, na época da casa
Araújo.
Em 1961 papai adquiriu uma
fazendinha em Nerópolis. Foi uma época maravilhosa. Ele construiu uma casa rústica
e espaçosa, mobiliada com camas com estrado de molas e colchões de crina. Havia
um fogão caipira em que mamãe cozinhava não apenas para nós, mas também para os
caseiros e seus filhos nos domingos. Nós
montávamos a cavalo e saíamos aprontando todas!
Parece que o imóvel foi vendido
logo e meu irmão Marco relata que assistiu à contagem do dinheiro da venda desse
imóvel em 62. O
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Minha prima Nize e amiga, 1950 |
comprador trouxe uma mala de dinheiro e papai passou todo o dia
contando-o, para depois depositá-lo no antigo Banco da Lavoura.
Papai possuiu uma perua Rural
Willys, em 62. Nela fizemos inúmeros passeios familiares aos domingos. Em 63,
ele comprou um DKV sedan que manteve até a sua mudança de plano, em 67. Meu
irmão Marco começou a me ensinar a dirigir nesse veículo.
Muitas destas informações foram
repassadas por nosso pai ao meu irmão mais velho Marco Antônio. Em 62 ele
acompanhou papai a Sertãozinho, SP.,
para fazer um implante de placenta na perna. Diziam que isso curava a
asma que afligia a ambos. Nessa ocasião conversaram muito e nosso pai, o pioneiro - José
Araújo - compartilhou várias histórias familiares...
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