terça-feira, 24 de março de 2015

INICIAÇÃO



Templo das Mãos Postas, Loja Rosacruz
Uma iniciação significa iniciar um caminho. Tomar ou receber uma iniciação significa receber o mérito pela conclusão de uma determinada lição e receber um exercício mais avançado. Ou seja, concluída esta lição, recebemos outras lições ainda mais avançadas. Assim se dá o processo de evolução com o ser humano. Ele evolui por meio de estágios e, em cada um desses estágios, ele aprenderá a dominar um conjunto de aspectos que, reunidos, lhe facultam o aprendizado de conhecimentos superiores.
Aleixo e Regina, 2002.
Iniciação é a etapa do processo de evolução espiritual em que o buscador é introduzido ao mundo espiritual, transcendente à realidade tangível pela razão e pelos sentidos. Ao neófito, é aberto o portal do conhecimento e do autoconhecimento, da origem das coisas e das leis que regem o Universo.  Ocorre, ainda, desenvolvimento das qualidades e erupção dos potenciais do iniciado, além dos limites do homem comum. Algumas tradições, como a judaica, afirmavam que ao iniciado era permitido vislumbrar a Face de Deus. Durante o ritual de iniciação
Aleixo e Dona Virgilina
Rosacruz é possível contatar o mestre interior e o sentimento é indescritível... Sinto o mesmo durante as iniciações reikianas!
O processo de evolução espiritual comporta vários níveis de aprofundamento. Assim, existem vários tipos e níveis de iniciação. O iniciado a um nível superior necessariamente é mestre daquele iniciado a um nível inferior. Os iniciados tratam-se como irmãos espirituais e é comum referirem-se uns aos outros por este termo.
Ao longo da história, a iniciação era promovida por
Pirâmide - símbolo rosacruz
escolas esotéricas e grupos ocultistas, que velavam o Arcano também chamado de Mistério, Conhecimento Oculto ou Doutrina Secreta. Atualmente, em virtude da situação evolutiva em que se encontra nosso planeta, o Conhecimento está sendo aberto a todos interessados a se dedicarem com seriedade e respeito a Ele. Algumas iniciações podem ser feitas sozinhas. Outras, mais complexas,  requerem o auxílio de um grupo esotérico e de um mestre legítimo. 
Otavio, eu e Divina, 2014.
Até hoje, algumas seitas e ordens iniciáticas mantêm os ditos ritos de iniciação. São comemorações plenas de simbolismo, nas quais se celebra a iniciação alcançada pelo buscador. É bom lembrar que muitas das festividades que temos na atualidade têm sua origem em ritos de iniciação. 
Ainda, muitos defendem a tese de que a grande maioria, senão todos, dos grandes mestres e vultos históricos que vieram a Terra, seja para promover o desenvolvimento da humanidade, seja para tentar dominá-la, eram iniciados. Alguns usaram seus conhecimentos e atributos para o bem; outros, para o mal.
Símbolo Reiki
Como quesito para a iniciação, a pessoa passa por um processo de construção de sua personalidade e gradualmente vai aumentando sua capacidade de compreender o que realmente veio fazer nesta vida. Nasce, dentro dela, um desejo sincero de ajudar outras pessoas, sem motivos egoístas. A pessoa começa a buscar a sabedoria divina. A partir daí, começa uma
Batismo - minha primeira iniciação, 1949.
busca incessante em direção à espiritualidade. 
Devemos compreender que as iniciações fazem parte de um processo individual de evolução espiritual. Cada iniciação é pessoal, gradual e em seu devido tempo. E, apesar da beleza de qualquer ritual de iniciação, sei que a maiores iniciações acontecem na vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário