segunda-feira, 23 de maio de 2016

DE VOLTA A LISBOA


Arco do triunfo em Lisboa
Depois de uma boa temporada em Zaandam, junto a minha irmã Luiza e sobrinhos holandeses, retornamos a Lisboa com intenção de visitar outras regiões portuguesas.

O centro  de Portugal é uma região de grandes contrastes. O interior é dominado pela Serra da Estrela, com os picos mais elevados do país, enquanto o litoral está repleto de bonitas cidades e vilas costeiras. Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e Fátima um dos maiores centros mundiais de peregrinação cristã. Os passeios por esta região
Baixa Lisboeta
permitem que a gente descubra desde ancestrais vales glaciários a esplêndidas rotas vinícolas, verdejantes florestas, pinhais e soberbas praias. Podemos, ainda, provar o mais genuíno queijo da serra – um dos mais famosos de Portugal.

As intermináveis planícies revestidas de campos de girassóis, sobreirais (árvores da cortiça) e olivais, o litoral repleto de praias imaculadas e as pequenas vilas adormecidas no tempo conferem ao Alentejo um fascínio muito especial. Da última vez fiquei encantada com os ninhos de cegonhas nos postes de luz... As
Lisboa
suas cidades encerram velhas memórias romanas e mouriscas, assim como as aldeias alcandoradas nas encostas junto ao mar oferecem maravilhas panorâmicas sobre a foz de pequenos rios. A deliciosa gastronomia alentejana atesta a inventividade do seu povo e os inebriantes vinhos encarnam o caráter caloroso da região.

O Alentejo situa-se no sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve. O seu território compreende um terço de Portugal.  Ao leste faz fronteira com Espanha e a oeste é banhado pelo
Torre da Menagem em Beja
Oceano Atlântico. É uma extensa região, essencialmente rural e escassamente povoada, que ocupa cerca de um terço do território nacional. A beleza da paisagem e a qualidade do seu património arqueológico, monumental e etnográfico, a par da excelência da sua gastronomia e vinhos, conferem-lhe condições de exceção para uma descoberta que associe o turismo de natureza e o turismo cultural.

O clima soberbo, as inúmeras praias, as animadas estâncias balneares, os antigos monumentos e os campos de golfe uniram-se para fazer do Algarve a mais famosa região turística de Portugal.  Essa região de extraordinária beleza natural preserva zonas úmidas que servem de escala a milhares de aves migratórias, e, no interior montanhoso, entre as pitorescas cidades históricas e tranquilas explorações agrícolas, a floração das amendoeiras oferece um momento de especial magia.

Feira da Ladra em Lisboa
A Ilha da Madeira, conhecida como a Pérola do Atlântico, deve grande parte da sua fama às esplêndidas paisagens revestidas de vegetação subtropical, ao maravilhoso clima e às águas tépidas e convidativas. O encantamento do mar preenche o coração dos madeirenses e contagia os visitantes, que se deixam tomar pelas oportunidades de requintado prazer que oferecem as costas da ilha. Dizem que a hospitalidade que vamos encontrar na Madeira irá sem dúvida deixar-nos a nostalgia de um regresso! Quero comprovar!

Braga, Portugal
Os Açores são uma região de paisagens selvagens e intocadas, em que a tranquilidade caracteriza um modo de vida dedicado a terra e ao mar. Afirmam que uma viagem aos Açores é sempre uma aventura de descoberta. Nessas ilhas vamos perceber uma terra de misteriosas crateras vulcânicas, lagos encantadores e fascinantes paisagens onde as suas águas límpidas atraem baleias, golfinhos e marinheiros de todos os cantos do mundo.
Orla marítima em Lisboa
Não poderemos aproveitar tudo isso desta vez, portanto, cabe-nos selecionar as prioridades... Mas temos direito a descontos nos comboios devido à terceira idade e estamos aproveitando para viajar muito, sobretudo pelo trem rápido chamado Alfa Pendular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário