quinta-feira, 12 de maio de 2016

VISITANDO OS PAÍSES BAIXOS



Holanda
Estamos passando uma temporada em Portugal, mas amanhã voamos para Amsterdã, a fim de visitar minha irmã caçula e sobrinhos holandeses. Já estive lá algumas vezes, mas desta vez a Luzeni Santos nos acompanha em sua primeira viagem à Europa.

A Holanda é normalmente chamada de Países Baixos ou Nederlands. Ela recebeu esse nome por causa das 12 províncias locais que se uniram.

Aleixo, Luzeni e eu, em Portugal.
A Holanda é extremamente plana, praticamente não possui montanhas e 40% do país fica abaixo do nível do mar.

A capital dos Países Baixos é Amsterdã, mas a sede do governo fica na cidade de Haia.

Os holandeses comemoram o Natal durante dois dias: 25 e 26 de dezembro. A troca de presentes, porém, é feita no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau.

Os holandeses são um povo extremamente liberal. O naturismo, o casamento gay, o uso de drogas como a maconha, a eutanásia, o aborto e a prostituição são praticamente liberados.

Amsterdã
A Holanda é um dos países mais densamente povoados do mundo, com 450 habitantes por quilômetro quadrado. Quase metade da população vive em torno de três cidades: Amsterdã, Haia e Roterdã.

A Holanda é sede de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados na cidade de Haia, bem como a sede da agência da União Europeia de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de “capital legal do mundo”.

Campo de tulipas na Holanda
Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 pelos holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

O Nordeste brasileiro chegou a ser, durante certo tempo, colônia holandesa. O domínio holandês teve três fases. A primeira iniciou-se em 1630 e foi marcada pelo esforço holandês para eliminar o principal núcleo resistente à invasão, o Arraial do Bom Jesus, que caiu em 1635. A segunda correspondeu à consolidação do domínio flamengo, de 1635 a 1645, com destaque para a gestão de Maurício de Nassau. Finalmente, a terceira durou até 1645, ano em que a Insurreição Pernambucana conseguiu expulsar os holandeses do Nordeste.

Construção típica holandesa
Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe: as Antilhas Holandesas e Aruba.

A Indonésia (um dos mais populosos países do mundo) foi colônia holandesa até 1963.

A Guiana Holandesa foi possessão holandesa até 1976, quando conseguiu sua independência e adotou o nome de Suriname. Detalhe: o Suriname faz fronteira com o estado brasileiro do Pará.

Mais imagens da Holanda
O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores – inclusive tulipas – do país.

Os africâneres (ou bôeres) são descendentes de colonos franceses, alemães e, em sua grande maioria, holandeses estabelecidos na África do Sul. Eles desenvolveram sua própria língua, o africâner, que é atualmente uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

canais em Zandaam
O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

Os Países Baixos têm mais de 15 000 ciclovias e tantas bicicletas quanto habitantes. O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

Aleixo , eu e Mirtes Completo
Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

As cenouras são originariamente roxas e brancas. Adquiriu a cor laranja graças aos holandeses que, através de diversos cruzamentos, criaram a cenoura de cor laranja para homenagear a família real do país.

A seleção holandesa participou de nove Copas do Mundo. As melhores participações foram em 1 974, 1 978, 2010 e 2014. Os holandeses jogaram quatro vezes contra os brasileiros em Copas do Mundo. Resultado: duas vitórias, uma derrota e um empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário