domingo, 19 de março de 2017

MANIPULAÇÃO DA MÍDIA


Aleixo. Regina, em Fort Myers, FL2017.
As diversas mídias existentes na atualidade são instrumentos poderosos de manipulação de massas. Há quem se deixe levar pelas notícias, informações ou desinformações que são disseminadas pelos veículos de comunicação de massa, cuja condução está a cargo daqueles que detêm o poder dos dois lados da vida. Como espiritualista, sei que não podemos ignorar que são as inteligências superiores que dirigem o destino dos homens. Muitas vezes presenciamos governos e governantes sendo depostos ou assumindo o poder a partir do retrato que a 
Regina, em Córdoba, 2011.
imprensa fez da questão em foco, seja por meio da televisão, do rádio ou da internet que veio acelerar o processo. Mudanças decisivas como essas podem esconder motivações de quem está a serviço de homens que detêm o comando da política das informações. Muitas pessoas acabam por atender a interesses de modo inconsciente, ao colocar-se como instrumento dos poderes ocultos do mundo. É lamentável reconhecer que mesmo aqueles que supomos esclarecidos, parecem hipnotizados pelos encantos, conceitos e desinformações expressas por meio da televisão, do rádio, da mídia impressa ou eletrônica. 
Adriane, Shelby, Jhen, lei, eu, kids, filhos
A palavra manipulação está associada a controlar direta ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa, para atuar de uma determinada forma, de acordo com os desejos do agente manipulador. Manipular é o ato de o sujeito fazer com que o outro faça algo sem raciocinar, sem senso crítico, dessa forma o manipulador pode conseguir que o manipulado faça coisas sem nem perceber que está sendo manipulado. Isso é um tipo de sugestão psicológica.
A influência social é o ato de levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a fazer algo que, a princípio, desconhecia e/ou não tinha em mente.
Giza, Otávio, Mary, Lei, eu, kids.
Dependendo do nível cultural, emocional, de interesses sociais, por exemplo, do manipulado, o manipulador pode incutir ideias e comportamentos na cabeça de pessoas, sim, mentiras, crenças não verdadeiras.  Definindo, na maioria das vezes subconscientemente, por exemplo, que roupa vamos utilizar, quais comportamentos são adequados em determinado ambiente, o que devemos e não devemos fazer durante uma fase de desenvolvimento e, direta e indiretamente, influenciando as leis de uma nação, até mesmo as quedas da bolsa de valores. 
Aleixo e eu, em Londres, 2010.
A mídia tem um poder de manipulação que chega a assustar, por estar ligada a status, a gosto pessoal, à necessidade de consumo, aos desejos que temos e não conseguimos muitas vezes realizar. Por meio da mídia realizamos sonhos indiretamente, e nos influenciamos em todos os sentidos. Devemos estar atentos à mídia em si, pois ela sugere coisas, situações, por meio de nossos sentidos, e o principal deles é a visão. Imagens que vemos mexem com nossos sentidos e emoções e podem nos induzir a comprar, enfim, a desejar ser e ter o que não podemos e não possuímos.
A manipulação da mídia muitas vezes pode mudar nosso comportamento, nos oferecer estímulos negativos e ou positivos. Muitos deles podem nos influenciar negativamente, mudando vários de nossos valores. Lembrando que os modismos incutidos em nossas cabeças pela mídia podem ser um mal em nossa vida pessoal, familiar e social. 
Aleixo e Regina, Portugal, 2016.
Entretanto, a mídia pode também nos influenciar de forma positiva. Campanhas têm sido feitas em todos os meios de comunicação contra as drogas, a violência, por exemplo.
Devemos ter consciência de que todos nós somos manipulados o tempo todo, de alguma forma, nossa mente pode ser manipulada por uma situação, por pessoas que exercem certa liderança e influência em nossas vidas, e que bom que podemos ser influenciados, pois se a influência for boa, digna, justa, nos ajudará a viver melhor, a encontrar nossa tão sonhada felicidade. Muitas influências podem ser benéficas à nossa vida, mas temos que procurar estar conscientes do enorme poder exercido pela mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário