quarta-feira, 14 de agosto de 2013

DE BEM COM A VIDA


Aleixo, Regina e o imortal Drummond
"Tenho pensamentos que, pudesse eu trazê-los à luz e dar-lhes vida, emprestariam nova leveza às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." Fernando Pessoa.
Estar de bem com a vida é um tema que ultrapassa o terreno estéril das frases de efeito e chega ao território fecundo da filosofia. Nietzsche disse que acreditava que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as bolhas de sabão e depois ele admitiu que invejava a
Tia Dione, Helga Brockes, eu e Lei.
leveza desses seres. Assim, concluímos que até o mal-humorado filósofo alemão confessou que há virtude em buscar a paz com o viver.
E o que é estar de bem com a vida senão a capacidade de manter um estado de alegria a despeito dos desafios cotidianos por que passamos? Sabemos que a vida é dura, injusta e muitas vezes cruel. Todos nós sofremos com as perdas e com as angústias próprias da existência, mas não é disso que estamos falando. As condições externas influem, sim, mas o enfoque aqui é o estado de nossa alma.
Ricardo Abrahão de bem com a vida
Não simpatizo com o discurso fácil da autoajuda que afirma que a gente tem a obrigação de ser feliz. Creio que a felicidade não é uma obrigação, nem uma competência. Tampouco é uma espécie de alienação. Felicidade nem sequer é um estado definitivo e, certamente, não é um lugar aonde se pode chegar. Por outro lado, tampouco me agrada a condição das vítimas do sistema que se orgulham de sua amargura e a exibem como um troféu conquistado, batendo sempre na mesma tecla da dor existencial.
Dona Thalízia sempre de bem
com a vida.
Tenho conhecido pessoas que souberam lidar bem com as dificuldades naturais de suas existências.  Mas outras se transformaram em vítimas tristes nas mesmas condições. É claro que há situações de extrema dificuldade e negar a tristeza que vem junto é negar a própria condição humana. Há pessoas de bem com a vida e também os amargurados crônicos. Não existe uma fórmula para ser feliz. E se existisse, ela seria pessoal e intransferível.
Entretanto, as pessoas de bem com a vida têm algo a nos ensinar. A primeira lição é que elas não caem na armadilha fácil da felicidade imediata, aquela que é confundida com o prazer descartável, nem transformam a felicidade em um eterno
Regina e Helen, 11.08.2013.
projeto futuro. Grande parte de meu aprendizado neste sentido veio por meio de minha eterna amiga Helga Brockes! Mas tenho muitos outros amigos também de bem com a vida!
Gente de bem com a vida percebe que felicidade é um estado interior que não precisa ser prejudicado pelo que acontece fora de nós, e também se dá conta que, se a única coisa que existe de fato é o presente, o futuro vai virar presente e, quando isso acontecer, ele será tão melhor ou pior dependendo das providências que tomarmos no presente atual. E isso é estar de bem com o tempo!
É necessário contar com alguns artigos de primeira necessidade para alimentar a felicidade, como a saúde e as condições necessárias ao viver. Depois,
Dr. Imar sempre de bem com a vida
devemos nos preocupar com o que fazemos para viver, como gastamos nosso tempo livre e, talvez o mais importante, com quem compartilhamos tudo isso.
O que fazemos para viver, evidentemente, é nosso trabalho. Ele nos dá o sustento e a dignidade, mas pode nos dar mais, pode dar o verdadeiro sentido à vida. Todos os trabalhos são dignos, mas temos que ouvir nossa vocação e perceber o significado daquilo que fazemos. Assim, teremos não só um trabalho, mas uma carreira; e não realizaremos apenas tarefas, mas causas. 
Com meu neto Fred que ainda precisa
aprender a estar de bem com a vida
Cuidar do tempo livre é ter disposição para se divertir. O prazer, a alegria, a diversão são tão importantes quanto seu trabalho ou o estudo. É desse equilíbrio que sai o caldo de cultura que vai alimentar a felicidade. E curtir a vida tem mais uma vantagem: quando você se aposentar, terá boas lembranças como lenitivo para a vida mais recolhida.
É imprescindível cultivar as relações humanas. Biologicamente, não estamos preparados para a solidão, que só é boa quando é por opção e, ainda assim, por pouco tempo. Ter amigos, curtir a família, cultivar boas relações com seus colegas de trabalhos e vizinhos faz bem! As boas relações nos fazem felizes e alimentam nosso
Acredito nisso!
espírito, pois perceber que somos queridos gera autoestima. E contar com a presença de companheiro afim ilumina a nossa jornada!
Mas mesmo quem está de bem com a vida pode de repente ser visitado pela adversidade... Afinal, somos simples mortais!  E alguém já disse que o acaso tem sempre a última palavra. Mas podemos rever esse conceito, afinal, a última palavra pode estar com cada um de nós, e é dita por aquilo que fazemos com o que o acaso fez conosco... Como disse o sábio Chico Xavier: “novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!”

2 comentários:

  1. Para mim, a felicidade básica está contida em nós mesmos, independe do momento em que estamos, por mais difícil que seja. Contudo, aquela felicidade a mais depende de situações nas quais nos encontramos: boa companhia, conforto físico e emocional, entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Regina, você sempre foi um exemplo para mim de pessoa de bem com a vida e que, além de sentir-se sempre motivada e feliz, ainda deseja que todos ao seu redor também compartilhem desse estado de espírito. A vida é mesmo uma dádiva e temos que aproveitar ao máximo o que ela nos oferece de bom, mesmo que seja só o prazer de "espalhar coisas boas por onde passar" como você faz tão bem.
    Beijos agradecidos por sua amizade.
    Helen

    ResponderExcluir