quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIO EM TIROS




Fábia Fernanda, 08.11.2013.
Tiros é uma cidade mineira pacata situada no alto do Paranaíba e conhecida por sua hospitalidade com população de pouco mais de sete mil habitantes. Foi fundada em 10 de fevereiro de 1924.  Essa cidade já foi conhecida como a capital dos diamantes.  Tiros está geograficamente à margem, pois é final de linha em relação às rodovias que a ligam a outros locais. Na direção noroeste, o acesso limita-se com os municípios de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Paineiras, Cedro do Abaeté, Quartel Geral, São Gotardo e Matutina. O município tem dois distritos: Tiros e Canastrão, a 72km daqui. As distâncias que mantém de seus centros de influência são de 360 km para Belo Horizonte, 100 km para Patos de Minas, 44 km para São Gotardo.

Fábia, Regina e Aleixo, 2013.
Tiros faz parte da região do Alto Paranaíba, na Mata da Corda e Planalto São Francisco. Possui relevo modulado e rochas sedimentares. A vegetação é formada por chapadas tropicais, cerrados e pontos ciliares. O relevo é constituído de chapadas e dissecado por processos erosivos. O município é banhado por três rios: Abaeté, Indaiá e Borrachudo.

A sede do município está a 1032 m acima do nível do mar. Todas as ruas são na vertical, as avenidas na horizontal, todos os quarteirões têm 480 m².Tiros é uma cidade pequena e oferece aos seus nativos poucas oportunidades de desenvolvimento. Em virtude disso, a emigração dos naturais de Tirosé característica consolidada da cidade. 
Fábia e madrinha Clélia, 2013
Há tirenses espalhados por todo o Brasil e exterior, de forma mais concentrada em Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e Estados Unidos. Tirense Ausente, portanto, é o título de uma festa realizada anualmente, que tem como público-alvo os naturais da cidade que já não residem no município.

O caráter do tirense é formado, sobretudo, pelo apego à sua terra. O tirense ama Tiros, sem chegar ao ufanismo, pois o amor que sente pela terra natal não o cega aos problemas do lugar e não lhe tira o sonho de buscar condições de vida em outras partes do mundo. 
Regina, Fábia e Sônia.
Talvez por isso, a Festa do Tirense Ausente seja a iniciativa que mais se consolidou em tão pouco tempo. Acontece há pouco mais de uma década e é sucesso absoluto, trazendo inúmeros tirenses em visita à cidade natal.

Pode-se dizer que esta festa proporciona encontros entre pessoas que não se veem há muitos anos, tendo como consequência a união de laços antes extintos. Toda a festa é composta por atrações musicais, da própria cidade e de outros lugares. Há comidas típicas, apresentações de grupos de dança e atrações inusitadas a cada ano. É uma festa aberta a todas as pessoas, unindo as diversidades.
Saímos de casa rumo a Tiros, passando por Araguari, Patrocínio, Patos, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba Arapuá. Mais de seiscentos quilômetros de carro! 
Fábia, Cé, Vaíte, Regi, Clélia
Hoje é uma data especial – aniversário de minha filha Fábia – e não deixaríamos de cumprimentá-la pessoalmente como a gente vem fazendo desde que ela retornou dos EUA, onde morou por oito anos. Agora Fábia é a médica plantonista em Tiros e Lagoa Formosa e responsável  pelo PSF de Tiros. Ela trabalha muito, mas continua apaixonada por sua profissão e já conquistou pacientes em toda a região. Fomos recebidos com muito carinho pelo Vaíte, Fred e Fábia e vamos festejar a data todo o fim de semana. 
Fabia&Vaíte; Marcos&Cé + conjunto Inaí.
Celina e Marcos chegaram de Goiânia após o horário da Cinderela, ma não viraram abóbora...E outros convidados chegarão amanhã...A residência atual da Fábia é linda... Ela tem um gato persa, o cachorro Shitzu e um casal de filhotes Pastor Belga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário