domingo, 26 de julho de 2015

PARNAÍBA - PI


Armazém portuário em Parnaíba PI.
Ainda não havia planejado viajar para o Piauí, terra natal de minha cunhada Ione Araújo. A ideia foi de minha amiga de infância, irmã espiritual, Divina de Paula Cardoso. Mas a escolha não poderia ter sido melhor. Aleixo e eu estamos deslumbrados com a experiência.
Parnaíba tem mais de trezentos anos. Cidade cheia de praças, muito acolhedora e com boa infraestrutura. Foi descoberta pelos ingleses e disputada pelos portugueses. Aqui ainda há muitos imóveis pertencentes à família Clark. O porto fluvial agora está inativo para embarcação de
Guindaste a vapor
maior calado, devido ao assoreamento natural. Para comprovar a influência dos ingleses, citamos a  presença da sucata de um guindaste portuário operado à caldeira próximo da ponte do Rio Igaraçu e próximo ao Centro Histórico da cidade, com armazéns antigos, construídos com pedra bruta, argamassa, ostras e óleo de baleia, marco vivo da fase áurea na economia de Parnaíba.
O espaço cultural Porto das Barcas, parcialmente restaurado, abriga casas comerciais, lojas de artesanatos, restaurantes, auditório, teatro ao ar livre e agência de ecoturismo.
Casa da Família Clark
O Delta do Parnaíba constitui uma raridade das Américas, no Piauí, e encanta  os turistas. Em geografia, designa-se por delta a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies, devido à pequena declividade e, consequentemente, pequena capacidade de descarga de água, o que favorece o acúmulo de areia e aluviões na sua foz.
O passeio pode ser feito de lancha ou embarcações que levam até 60 pessoas. Optamos por uma lancha  com
Rio Igaraçu.
capacidade para cinco pessoas. O barqueiro foi o Raimundo Nonato que conversou conosco o tempo todo, explicando cada parte do trajeto.
Durante o  passeio, pudemos apreciar animais silvestres e dunas. Vimos pássaros, aves, jacaré,   iguanas, tartarugas, macacos, caranguejos...Tivemos a oportunidade de tomar banho onde o rio encontra o mar e naquele momento água não estava completamente salgada. A areia fina e clara, tudo muito lindo!
Ficamos encantados com os espelhos d´água, os mangues,
Delta do Parnaíba
as dunas, lagoas,  os diversos animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas. Tudo isso com o sol brilhando forte o  tempo todo... Aliás, é esse o cenário que o turista vai encontrar no Delta do Rio Parnaíba, um arquipélago com 2.700 km2  de área, formado por mais de 80 ilhas, localizado no litoral do Piauí.
O delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE). Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Ministério
Fia, Divina e eu, nas dunas.
do Turismo, que desde 2005 uniu lideranças locais, empreendedores e entidades com o objetivo de desenvolver esta região. Em 2009, o destino foi eleito o Melhor Roteiro Turístico do país, pelo Ministério do Turismo.
O passeio pelo arquipélago começa pelo porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias nesta época do ano lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. O passeio pela costa do Delta é um roteiro inesquecível do Nordeste brasileiro, excelente opção para os amantes da vida selvagem.
  Sete Cidades arquiológicas
O menor litoral do País formado pelas cidades de  Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, tem apenas 66 quilômetros de extensão, mas guarda em seu extremo uma riqueza única. Percebemos  uma das mais belas paisagens que a terra possui, trata-se do único delta das Américas em mar aberto. Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Rio Parnaíba perdendo apenas para ilha Grande. Ali  existe um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes.
A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para pessoas interessadas em ecoturismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário