domingo, 26 de julho de 2015

TERESINA E SETE CIDADES


Dunas no Delta do Parnaíba
Voamos de Goiânia a Teresina e pegamos um carro com guia para visitarmos o Parque Nacional Sete Cidades, sítios arqueológicos,  a caminho de Parnaíba, onde estivemos por alguns dias, visitando a cidade, o Delta do Parnaíba e as praias de Luís Correia.
O parque nacional de Sete Cidades é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na região norte do estado do Piauí. O território do parque está distribuído pelos municípios de Brasileira e de Piracuruca.
Sete Cidades
O parque foi criado em uma área de 6 304 ha através do Decreto Nº 50.744, de 5 de junho de 1961. Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e protegido pelo Decreto 84.017, que aprovou o Regulamento dos Parques Nacionais do Brasil. O parque fica a cerca 18 km de Piracuruca.
O acesso vindo por Teresina deverá ser via BR-343, chegando ao Posto Petecas, em Piripiri-PI, segue-se pela BR-222, sentido Fortaleza, e 10 Km depois, no Km 64, pega-se a entrada para o Parque.
Teresina, PI
Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. Possui uma população  de aproximadamente um milhão de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014. Teresina é a 20ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo hoje uma das cidades que mais cresce em todos os setores no Brasil.
Teresina à noite
Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, e, segundo o IPEA, é a quinta capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO Fortaleza/CE). A cidade tem um IDH alto (Índice de Desenvolvimento Humano), porém, ainda é a oitava colocada entre as capitais do Nordeste, ficando à frente apenas de Maceió.
Teresina também é a terceira cidade onde mais
Sete Cidades
acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de Chapada do Corisco. Seu lema é a frase Omnia in Charitate, que significa, em português, Tudo pela caridade. A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.
Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, por meio da navegação fluvial. 
Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado
Sítios arqueológicos
pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere e um grande, complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários estados.
O pessoal de Parnaíba diz que Teresina só foi  escolhida como capital do estado por razões políticas. Todas as outras capitais do nordeste são litorâneas e eles acham que a capital deveria ser Parnaíba
Encontro Rios Poty e Parnaíba
berço da cultura do estado e cidade muita mais antiga...Após quatro dias em Parnaíba, voltamos para Teresina. Aqui visitamos o complexo da Ponte Estaiada, o museu do Piauí, a Casa da Cultura, lojas de artesanato, igrejas, o centro histórico... Depois, a estação ferroviária e o encontro dos Rios Poty e Parnaíba, na divisa do estado com o Maranhão, no bairro Poty Velho, onde começou a cidade de Teresina...Ali também vimos o Polo Cerâmico com peças incríveis... A cidade é muito agradável, mas bastante quente, mesmo nesta época. Logo voaremos de volta à terrinha com a bênção de Deus, mas muito satisfeitos com esta viagem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário