quinta-feira, 14 de março de 2013

RATO EM NOSSO QUARTO


Regina, 14.03.2013.
Ontem comentei com um amigo que a natureza é fantástica. Um bichinho grudou na parede de nosso quarto, construiu o seu próprio casulo e está ali à espera de se transformar! Creio que é uma lagarta sonhando virar borboleta!  E logo o conseguirá! 
Mas há alguns dias estamos preocupados com a presença de ratos em nossa casa. Eles fazem barulho no teto de madeira. O pé direito da casa é deveras alto e às vezes a gente pensa que pode ser outro animal maior. 
Pela internet foi divulgado que feijão moído poderia exterminá-los e preparamos os grãos com cuidado, espalhando o pozinho por locais estratégicos. Mas os montinhos de feijão continuam intactos. Esta noite ouvi barulho no criadinho mudo do Aleixo assim que apagamos a luz. Aleixo levantou-se e conseguiu vislumbrá-lo de longe. Então, buscou a ratoeira e fechou a porta do quarto. Assim que nos aquietamos, eu o ouvi novamente mexendo em meus papeis de cabeceira. Não demorou muito e escutamos o barulho da ratoeira prendendo-o. 
Ratoeira 
Então, Aleixo levou a ratoeira para o banheiro e o rato intruso dormiu ali. Hoje cedo ele foi dado à Bettina no desjejum!  Nossos labradores costumam comer o ninho inteiro e não faz mal. Na Shamballa, eles são ratos selvagens, porque vêm do mato próximo... 
Os roedores podem causar sérios danos em estruturas, maquinários e materiais. Eles podem penetrar em computadores, roer fios elétricos e cabos telefônicos. Com isso podem causar curto circuito e provocar até incêndios. Além dos prejuízos econômicos, o pior é ocasionar danos à saúde humana. São transmissores de várias doenças para o homem e outros animais.
Rato na Shamballa.
Alguns dos indicativos da presença de roedores são: barulho característico à noite, presença de fezes, tocas, ninhos, trilha de roedores, manchas de gordura por onde passam, mau odor de urina, presença de ratos vivos ou mortos, entre outros. Se a gente esquece a porta do banheiro aberta depois que escurece, sempre aparece algum desses visitantes. Normalmente, vão à cozinha ou à despensa, mas esse preferiu o nosso quarto...
Otávio, Luciana e crianças, 10.03.13.
Uma vez minha irmã Luiza estava nos visitando. Ela mora na Holanda. Percebeu um desses intrusos roedores em seu quarto e conseguiu prendê-lo entre as duas janelas, uma de madeira e outra de vidro. Pela manhã o destemido Mac Aleixo foi chamado para matá-lo...  Como optamos por morar no campo, já estamos acostumados a defender o nosso espaço de visitantes indesejáveis...

2 comentários:

  1. Ainda bem q vc não tem medo de rato. Eu tbem não tenho, mas já vi cenas de histeria coletiva numa ocasião em que um desses roedores apareceu em pleno expediente lá no Predio do Grande Hotel onde eu trabalhava. Lá havia muitos e a gente sempre ouvia o barulho deles quando ficávamos trabalhando até mais tarde. Não me preocupava. O meu medo sempre foi daqueles insetos asquerosos que teimam em entrar voando pela minha janela, mesmo estando eu a 18 andares do chão. Aff....
    Lembrou do niver do papai? Bom dia! Clelia
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  2. Sim, lembrei-me do aniversário do papai... Faria 106 anos se ainda estivesse aqui, não é? Hoje é aniversário da sobrinha neta Amanda, filha da Aline e do Fábio. E, também, de minha grande amiga paulista - Ângela - que conheci em Uberlândia, na casa do Rodovalho. Ângela foi um anjo visível em meu caminho quando morei em Sampa cursando o doutorado na USP...

    ResponderExcluir