segunda-feira, 4 de março de 2013

REGINA DE SHAMBALLA



Aleixo e Regina de Shamballa.
Depois de alguns dias em Brasília e passagem rápida por Alto Paraíso, ancoramos na Shamballa.  Aqui também tem chovido bastante. Adoro! Ontem escrevi um poema vendo a chuva cair no fundo verde do bosque! 
Mas estou ajudando na revisão de uma tradução do Aleixo. É na área da odontologia, bem específica, chata demais! Além disso, cozinho, cuido das plantas, da criação...Tudo, com alegria prazerosa!  Ainda há pouco, veio um bando de papagaios e aprontou aquela algazarra nos pés de jatobás... Depois, uma rolinha começou a cantar no alpendre... Aleixo disse que é o macho chamando a fêmea para fazer o ninho ali, e dizendo, em voz alta: pode vir,  querida, aqui eles não maltratam a gente... 
Bando de papagaios na chácara.
Ninguém imagina, mas Aleixo é bem poético, às vezes, embora seu caráter rígido! Meu papagaio fugiu e subiu no pé de carambola... Mas logo o achei... Acabei deixando-o lá... Há muitas carambolas e ele pode estragar algumas... 
Nossas galinhas e cães estão comendo banana todo dia, da melhor banana possível... Tanta fruta de uma vez e somos apenas dois... Quando a gente sai leva o excesso para minhas irmãs ou ao asilo Batuíra próximo...
Galináceos na Shamballa.
Acabamos de almoçar... Arroz, carne moída, feijão, jiló, quiabo e tomate cereja colhido na minha hortinha... Tudo feito na hora e no capricho, juro!
Esta simplicidade voluntária deve ser o ideal de muita gente e somos gratos pela bênção de desfrutar de tudo isso...
Imaginem que tudo de que a gente gosta, os bichos também gostam e, às vezes, comem antes que a gente chegue... Anteontem. havia muitas jabuticabas no pé... Saímos e logo depois percebemos que não havia sobrado nada... Os pássaros comem tudo, afinal é uma questão de dividir com os habitantes mais antigos...Acontece com as pitangas, com as amoras, também! 
Luciana, 1977, minha nora, na idade da Juju.
Não vamos sair hoje, se a chuva deixar. bem de tardezinha, vamos nadar na piscina que está limpa e quentinha...
Tenho um galo e quatro galinhas atualmente. Uma ainda está com os dois pintinhos que sobraram. Bettina e Astro comeram os outros. Geralmente, colho dois ou três ovos diários. Os galináceos ficam presos parte do dia para não comerem todas as minhas plantas, mas nós os soltamos para pastarem depois que botam... 
Se as galinhas ficarem soltas, os cachorros comem os ovos antes que a gente veja... O poder do grupo é muito forte e são três labradores. Talvez, se fosse um só, a gente pudesse tentar educar melhor, não sei...
Minha neta Juliana.
Os seis perus estavam dando trabalho. Juntavam todos contra o galo. Aleixo levou cinco deles para vender, trocando-os por sacos de ração... Sobrou só um que tem a asa quebrada devido a uma briga com o galo... Esse virou uma dama. Anda acuado pelo galo agora, manso, tão obediente!
Ele vai virar Peru de Natal no fim do ano, possivelmente. Não deixo matar nada aqui, mas dou a minha irmã Celina e ela me passa uma parte recheada depois... Ele é bem grande!
Luís Alfredo e Neli nos aconselharam a pendurar cacos de espelhos em pontos estratégicos... Dizem que os pássaros deixarão as frutas em paz... Aleixo não acredita muito nisso. Nossos pássaros são destemidos e, segundo ele, vão brigar com a imagem narcísica no espelho. E depois, a gente sempre pode repartir as frutas com eles, não é?
Matheus levando cães para passeio.
Hora dessa a gente não escuta nenhum barulho de carro na rua lá fora... Os moradores saem para trabalhar e só ouvimos o som dos pássaros nas árvores, da chuva e outros sons da natureza... Mas se pegarmos o carro, em dez minutos estamos no maior shopping de Goiânia ou em dois grandes supermercados.
Na horta, o pior são os insetos... Mudei os canteiros para recipientes grandes de plástico, mas mesmo assim eles sobem... Disseram para eu plantar fumo perto, ou molhar com água de fumo... Quando a chuva diminuir, voltarei a semear tudo de novo!

2 comentários:

  1. COMENTÁRIO DA PRIMA DO ALEIXO
    Dirlene Nuss comentou seu link.
    Dirlene escreveu: "Sinto que a vida na Shambala é bem prazerosa,tb tive um fim de semana,com chuva,no sítio, muito gostoso!Eu e meu marido cuidamos , com muito gosto do" Sítio Vovô Fulgino".Vivemos todos os prazeres que Regina,relata.Uma dica:um amigo que tem horta orgânica, me ensinou não capinar entre os canteiros assim os insetos atacam o mato e não as verduras."

    ResponderExcluir
  2. Oi Regi,
    Muito legal esse seu texto do cotidiano. Acompanho seu blog e vejo que vc realmente se identificou e curte verdadeiro prazer nessa vida junto à natureza. Evidentemente que, de vez em quando, corre para seu recanto na Cidade Maravilhosa porque, como ninguém é de ferro, o banho civilizatório e as energias marinhas são fundamentais para seu tempero de vida. Como diz minha amiga Frassi, impossível viver sem poluição o tempo todo...rsrsrs
    Quanto aos insetos predadores, já vi muitas dicas na Internet sobre a maneira de combatê-los de maneira a não prejudicar a qualidade das hortaliças, mas nunca prestei muita atenção. Creio que na Internet deve ter muitas dicas a respeito.
    beijos!
    clélia

    ResponderExcluir