quarta-feira, 18 de junho de 2014

COPA NO BRASIL




Regina colhendo café
 Este ano de 2014 foi muito aguardado pelos brasileiros devido à Copa do Mundo de futebol. Esta competição acontece a cada quatro anos e é alternada em países diferentes. As duas últimas competições aconteceram na África do Sul, em 2010, e na Alemanha, em 2006. Agora foi a vez de o Brasil sediar os jogos depois de 64 anos, pois em 1950 ela aconteceu aqui.

Como vantagem, nós podemos destacar a visibilidade que o país terá neste período, visto que pessoas do mundo inteiro estarão aqui junto com a mídia  mundial, emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros veículos. Esta visibilidade não será só aparente, o país espera que isto possa atrair, por
Jogo do Brasil no hospital
exemplo, investidores que venham conhecer o país e suas características, não só futebolísticas, mas também econômicas. Além disso, toda a infraestrutura construída para o evento permanecerá em nosso pais.

Os defensores da Copa no Brasil argumentam que será uma oportunidade de se fazer uma grande publicidade internacional, evidentemente que toda publicidade tende a gerar algum tipo de resultados, tudo dependerá de como ela será feita e como o país será percebido por aqueles que estiverem por aqui e serão responsáveis por mostrar aos seus países de origem o que estão vendo, sentindo e presenciando no país da copa.

Sobrinhas Paula e Priscila
Como desvantagens há o enorme investimento em construção de estádios e outras infraestruturas para a copa, boa parte desses investimentos é financiada com dinheiro público e obviamente não é do agrado de todos que o país deixe de investir em saúde, educação e segurança, por exemplo, para investir o dinheiro dos impostos na construção de estádios. Muitos acreditam que o país não esteja preparado para transmitir uma boa imagem para o mundo e que esta visibilidade possa ser inclusive negativa. É provável que as cidades e os locais da copa sejam maquiados para tentar transmitir uma boa impressão e o restante do país continue na mesma situação.

Vantagem ou desvantagem, uma coisa é certa: a copa do mundo começou, os resultados disso veremos depois e, então,
Neto Matheus
poderemos concluir se todo esse esforço, investimento e expectativa trouxeram algum tipo de vantagem ou desvantagem para o Brasil. O verde amarelo já se espalhou por todos os cantos do pais e apesar de alguns movimentos de insatisfação popular, a maioria da população está feliz com as festividades.

Assisti ao primeiro jogo do Brasil em um quarto de hospital em Brasília, fazendo companhia para minha nora. Ontem estivemos na Shamballa. Mas eu trouxe uma mascote verdinha, o periquito do neto Matheus que estava fazendo muita bagunça no apartamento brasiliense. Aleixo pendurou sua gaiola em uma árvore e logo apareceu um bando de seus coleguinhas verdinhos. Um deles está lhe fazendo a corte e se exibe cantando em um galho do arbusto ao seu lado. Depois de estar fora por tantos dias consecutivos, eu me refaço junto ao nosso bosque. Gosto de jurubebas e quis colher algumas para colocar no arroz ...Logo percebi que tenho sócios... Os guaches estavam lá disputando as frutinhas...  

2 comentários:

  1. por falar em investimento e ... falta de retorno.
    ontem, foi a quarta de final, Brasil x Colombia. foi o sexto e último jogo a ser realizado em Fortaleza. todo aquele dinheiro gasto para apenas 6 (seis) jogos, pode ????

    ResponderExcluir
  2. Bem, em termos financeiros, significa tremendo desperdício. Também já questionei muito a realização da Copa em nosso país, carente em áreas primordiais! Mas observando a mobilização nacional neste período, acredito que o povo precisa mesmo de circo... A população parece tão feliz, esqueceu as suas mazelas... Um colega observou que o brasileiro só é nacionalista durante trinta dias a cada quatro anos e tenho que concordar...

    ResponderExcluir