quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NOTÍCIAS DA FAMÍLIA NUSS

Aleixo e Tia Lourdes, 07.03.12.
Hoje ficamos felizes com o telefonema da prima Maria das Graças Nuss Correa, filha da Tia Leonor e do tio Homero. Ela andou remexendo as gavetas e encontrou um vídeo antigo com gravações da mãe do Aleixo –  Joaquina Nuss Oliveira - que era também madrinha da sobrinha Maria.
Ela prometeu enviar-nos o vídeo o mais breve possível juntamente com outros materiais relativos à memória familiar que estamos resgatando. Maria vai fazer contato com os membros que ainda não têm acesso fácil à internet, copiar tudo que interessar e disponibilizar o conteúdo para o blog e o possível livro.
Felipe Nuss Oliveira e
 Marília Bauer.
Contou-me que tinha muita ligação com o Tio Chico e no dia de seu passamento ela acordou lembrando-se do moinho de café que ele lhe deu. Horas depois ligaram comunicando sua transição. 
Soube pelo Aleixo que esse dito moinho, importado da Inglaterra, era muito especial e único da região e causou muita briga e dedo prensado nas engrenagens entre os primos que queriam moer o café de manhã quando a vovó Benedicta estava fervendo o caldeirão de 10 litros para o café matinal, geralmente às 05:00h da manhã. 
Esse moinho foi do avô João Nuss e ela cuida para mantê-lo funcionando até agora.  Disse-me que o Tio Chico afirmava gostar muito dela porque, na infância, quando ele ia visitar seus pais, ela saía contente ao seu encontro e fazia as honras da casa com carinho atencioso.
Aleixo e sobrinho Rodrigo.
Relatou, ainda, que fez contato com os sobrinhos do Aleixo. Foi à farmácia onde Rodrigo trabalha e vendo seu crachá com o sobrenome Bauer perguntou-lhe sobre a família. Felipe Nuss Oliveira, irmão do Aleixo, da Lourdes e da Silvinha, casou-se com Marilia Bauer, vindo a falecer precocemente, há vinte anos. Mas a família Bauer é ligada também à família do pai da Maria! Mundo pequeno! Lembrou-se, ainda, de que quando foi para o hospital para dar à luz o seu filho, encontrou o primo Felipe que ia se consultar!
Conversamos sobre a importância de se cultivar os laços familiares e ela lembrou que sua mãe – Tia Leonor – sempre estimulou essa prática.  
Regina, Tia Leonor e Aleixo,
08.03.2012.

Todo ano, juntava todos os filhos e iam de carro visitar cada parente com alegria.  Constatamos que dos 13 irmãos, agora restam apenas três tias: Leonor, em São Pedro do Paraíso,  Lourdes,  em Itaperuna  e Tia Dolores, que, atualmente, está com a filha Fátima, em Brasília!
Tio Chico e Tio Máximo partiram juntos no mesmo dia, depois de compartilhar o mesmo hospital e estarem em leitos vizinhos da UTI. Mistérios divinos que ainda desconhecemos! 



Antigo moedor de café da
família Nuss!
Maria das Graças Nuss
Correa

3 comentários:

  1. OI REGINA, TUDO BEM, UMA IMFORMAÇAO CORRETA. A...
    Maria Silvia Nuss 25 de Outubro de 2012 13:28
    OI, REGINA, TUDO BEM, UMA IMFORMAÇAO CORRETA. A IRMANDADE MINHA MAE ERAM 13 ENAO 14 MEU TIO JOANICO ERA O MAIS VELHO E LOGO A SEGUIR MINHA MAE, JOANICO,JOAQUINA;PEDRO,MAXIMO , ANTONIO, DOLORES; MERCEDES; MARIA , LEONOR, LOURDES , CONCEIÇAO, FRANCISCO, FRANCISCA. OSEU MARIDO ESTA UM POUCO ESQUECIDO. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço-lhe a informação, Sílvia, e já fiz a correção. Abraços / Regina

    ResponderExcluir
  3. Oá Regina, me chamo Cleiton Nuhs (NUSS), de Blumenau - SC, e estou pesquisando sobre a família NUSS. Você possui alguma árvore genealógica? Eu fiz a minha, se você tiver interesse. Até logo.

    ResponderExcluir