domingo, 24 de fevereiro de 2013

APOLO DA SHAMBALLA



Aleixo e Regina, fotografados pela
Helga Brockes, Pirinópolis, 2002.
Eu crio o Apolo solto há alguns anos. Eu o adoro! Quando eu fico ocupada pela manhã, ele vem atrás de mim no escritório ou onde eu estiver. Aleixo colocou uma corda de seu poleiro entre duas árvores até uma terceira e ele passeia por toda a chácara. Gosta de música, mas detesta muita gente ao redor. Come girassol, frutas, pão molhado no leite, arroz! Gosta muito de bolo ou broas! Ele me reconhece e hostiliza o Aleixo!  E fica todo feliz quando converso com ele em linguagem afetiva.
Apolo comendo pão.
Dentro da espécie que engloba todos os pássaros, os papagaios constituem uma ordem própria e se dividem em 12 famílias, apesar de isto ser variável dependendo do autor. Alguns biólogos apenas reconhecem uma família com várias subfamílias. Os papagaios são aves de cores chamativas e variadas. Este é o nome comum que se utiliza para denominar algumas das 340 espécies de aves como as catatuas, as araras, entre outros. 
Apolo na Shamballa.
Eles apresentam um buço curto e muito forte, com o bico superior móvel para permitir que agarrem nos galhos e em outros locais. 
A sua língua é carnosa e grossa e em algumas espécies estão cobertas de pupilas fibrosas. As patas dos papagaios são atípicas. Têm quatro dedos em cada pata, dos quais o primeiro e o último estão virados para trás, enquanto os dois do meio estão na direção da frente. Isto permite aos papagaios terem mais facilidade na altura de agarrar algo.
Apolo brigando com Lei.
As asas são curtas e arredondadas. Algumas espécies perderam a possibilidade de voar. A cauda dos papagaios é geralmente comprida. Nosso Apolo voa de uma árvore para outra com facilidade, mas nunca acompanhou os bandos que passam por aqui!
Normalmente são animais sociáveis. Mas Apolo, em tanto. É preciso tempo para conquistar a sua simpatia. 
Apolo reinando na chácara.
Todas as espécies são monógamas, apesar de algumas criam em colônias e outras não. Os seus ovos são brancos. A sua alimentação se baseia em sementes, raízes, tubérculos e fruta principalmente. Em relação à água, não têm muita necessidade.
Os papagaios são animais fascinantes, especialmente pela capacidade que têm de falar. Esta aptidão é algo que se encontra presente nas espécies de maior tamanho. São capazes de repetir e imitar palavras ditas pelas pessoas. Existem alguns que podem chegar a dizer frases inteiras como o Apolo, nem sempre compreensíveis. Também podem piar facilmente.
Apolo em um de seus poleiros.
Isto não quer dizer que entendam o que dizem, pois as palavras não têm sentido para eles. Ainda assim são capazes de, por meio da observação, relacionar palavras com feitos concretos. Apolo me surpreendeu um dia repetindo: Lei, telefoooooneeee! Depois, eu quis que ele o dissesse outras vezes, mas não deve ter entendido...
Apolo me visitando no escritório.
O tamanho dos papagaios é muito variável e depende da espécie. Infelizmente, soube que o número de aves diminuiu consideravelmente, devido principalmente à importação e exportação ilegal. Outros fatores são a redução e destruição dos habitats naturais. Hoje em dia, é considerada uma espécie ameaçada segundo o CITIES - Convenção Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagens.  
Papagaio de perfil.
A aquisição de um animal silvestre é possível desde que venha de criadouros registrados no IBAMA. Não adquira papagaios oriundos do tráfico, pois além de ser um ato ilegal, você estará contribuindo para a redução das populações de aves na natureza, levando-as à extinção. Estima-se que de cada 10 aves retiradas da natureza, apenas uma sobreviva. Papagaios oriundos de criadouros registrados podem ser mais caros, mas são aves legais, mansas e oferecem menos risco de transmissão de doenças ao homem (zoonoses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário