Imagem de Iemanjá no posto seis. |
Quem procura uma alternativa mais barata para curtir o carnaval pode apostar na animação dos Blocos de Carnaval de Rua, aqui no Rio de Janeiro. Eles estão abertos ao público, sem cordas de isolamento, qualquer um está convidado a se juntar e compartilhar a alegria.
Duas semanas antes da folia de Momo, a cidade já recebe nas ruas milhares de foliões para a festa. Um dos blocos mais tradicionais é o Banda de Ipanema que se reúne na praia. Ele surgiu como forma de fazer críticas políticas, inclusive durante o regime militar. Nessa época seus integrantes fingiam tocar instrumentos e usavam terno.
Cordão do Bola Preta. |
No mesmo bairro, o bloco Simpatia é Quase Amor, nasceu às vésperas do carnaval de 1985, em meio às Diretas Já, com o grito: “Alô burguesia de Ipanema!”. É considerado o bloco de rua mais simpático da Zona Sul e tem como lugar cativo a Praça General Osório.
Outro bloco bastante famoso é o Cordão da Bola Preta, que sai pelas ruas do centro. Esse é um dos mais antigos do Carnaval do Rio, foi criado em 1918 e é tão cativo e importante que se tornou uma instituição carioca, sendo um dos poucos que tem sede própria para ensaios e saídas.
Bloco em rua central do Rio. |
Aqui perto, na Sousa Lima, nós temos Os Imóveis, no número 121. Hoje acompanhamos o Bloco dos Mendigos, por algum tempo, na Rua Bulhões de Carvalho e também o bloco Quem não Chora não Mama, na Rua Miguel Lemos com a Avenida Atlântica.
A festa está muito organizada, com bastante policiamento aliado à tecnologia. Há banheiros e assistência médica espalhados pela cidade em pontos estratégicos.
Opção é o que não falta. Na dúvida, é só sair pelas ruas do Rio de Janeiro e pular de bloco em bloco para curtir tudo o que o carnaval carioca oferece. Pura animação!
Desfile de outro bloco. |
Neste ano a quantidade de blocos é bem extensa, centenas deles, proporcionando ao folião um amplo leque de opções. Todos são gratuitos e dispensam o abadá, mas uma fantasia caprichada é garantia de mais diversão. Percebi que a maioria tem uma camiseta de identificação que pode ser adquirida no início dos ensaios. Já temos algumas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário