segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MANGARATIBA E ILHA GRANDE

   "O por do sol é de quem olha". Millôr Fernandes

Aleixo e Regina, praia de Muriqui.
Ontem fizemos um passeio à Ilha Grande. Fomos de ônibus até Mangaratiba e lá pegamos o barco. Esse nos levou até Lagoa Azul e depois a outra praia para nadarmos, conduzindo-nos para almoço, após 16h,  no Restaurante Hélio, em Muriqui. Finalmente, retomamos o barco e voltamos de ônibus para o Rio. Infelizmente, pegamos o trânsito congestionado do domingo de férias e só chegamos ao início da madrugada. Mas é um passeio que vale à pena, apesar de toda a falta de infraestrutura no turismo amador carioca!

Aleixo nadando na Lagoa Azul, RJ
A Ilha Grande representa uma atração diferenciada na Costa Verde do Rio de Janeiro. Percebemos que a biodiversidade encontrada em seu litoral e em suas matas é única em todo o Brasil. São 193 quilômetros quadrados de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas, a cerca de uma hora de passeio de barco, a partir de Angra dos Reis ou Mangaratiba, de onde embarcamos. 
Soubemos que, como toda aquela região, a Ilha Grande era primitivamente habitada por índios tamoios e tupinambás.
Igreja de Mangaratiba
Deles recebeu o nome Ipaum (Ilha) Guaçu (Grande). Também foram os nativos que abriram as trilhas utilizadas até hoje. A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da Ilha, os caminhos abertos da mata levam a praias e enseadas pouco exploradas. Estivemos em Muriqui. É um lugar belíssimo e bastante natural. O principal dono dos restaurantes é filho e neto de pescadores. Apesar de controlar todo o comércio turístico local, ele anda apenas de bermuda, chinelos e camisa com estampa do Flamengo,
Angra dos Reis e Ilha Grande.
oferecendo picolés a quem desembarca. Os outros proprietários locais são seus familiares e, apesar de terem alto poder aquisitivo na atualidade, continuam todos ali trabalhando na ilha!Dizem que, no passado, Ilha Grande foi refúgio de piratas europeus. Esses se abasteciam de água potável, frutas e lenha. Com o fim da Pirataria, virou
Turistas na Ilha Grande
ponto de tráfico de escravos. A Ilha Grande, município de Angra dos Reis, foi transformada posteriormente em presídio, desativado em 1994. Ali Graciliano Ramos escreveu Memórias do Cárcere!

Na década de 70, a ilha foi transformada em APA - Área de Proteção Ambiental. Agora Ilha Grande encontrou sua vocação para o turismo sustentável e é um dos lugares mais
Regina, dona do por do sol
bonitos do Brasil para se visitar. Com 106 Praias, a Ilha Grande tem 155 km de litoral, vilas distribuídas em seus 193 km2 e está localizada a sudeste de Angra dos Reis.

Ali a gente não encontra sofisticação, tudo é incrivelmente natural. Mas percebemos embarcações, séculos de histórias, centenas de ilhas e a beleza da Mata Atlântica por todos os lados se debruçando em um imenso mar azul.

A região de Angra dos Reis é a expressão do requinte no litoral brasileiro. O complexo de suas ilhas soma 365 para que a gente tenha uma ilha nova para visitar a cada dia do ano. E vimos uma ilha com a placa de venda! Quem quer comprar?!

Aleixo em Ilha Grande.
Regina em Mangaratiba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário