sábado, 10 de novembro de 2012

ALEIXO E JOÃOZINHO NUSS


Joãozinho, Zezé e Aleixo,
07.03.12.
Joãozinho nasceu uns seis meses depois do Aleixo e, além de primos e amigos inseparáveis na infância, foram também irmãos de leite! Dona Joaquina teve febre tifoide, impossibilitando-a de continuar amamentando o filho e Tia Cecília acabou alimentando os dois. 

Aleixo conta que ele e Joãozinho estavam sempre competindo nas mais variadas peraltices que se podem imaginar. Uma vez, esses primos decidiram apostar quem conseguiria fumar um charuto inteiro! Isso deve ter acontecido no início da década de  50...

Aleixo e sobrinhos: Rodrigo e Rafael
Eles se sentaram próximo ao valão (riacho) e começaram a fumar o charuto que haviam adquirido para a aposta. 

Ao término da sessão de fumo, decidiram lutar para ver quem ganhava... A luta começou em um local alto, perto do valão. Eles se atracaram e começaram a lutar, rolando ladeira abaixo. Então, perceberam que algo os segurou na descida.

Prima Dalva e Aleixo, 06.03.12.
Era o Tio Chico que os escorou com o garruchão de tocar bois. Era uma vara de certo comprimento com um espeto ou ferrão na ponta que chamavam de xuxo. 

Tio Chico zangou-se conosco e nos mandou de volta a casa. Cada um tomou o seu caminho. Mas antes de Aleixo chegar à sua casa, começou a passar mal do estômago...

Era o efeito do charuto que o deixou prostrado por quase uma semana, sentindo-se tonto e vomitando várias vezes... Aleixo nunca mais quis fumar!  Todavia, Joãozinho não sentiu nada!

Aleixo e Tia Leonor, 08.03.12.
Aleixo e primo Totonho Ornelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário