sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COLINAS DO SUL


Programamos passar o feriado curtindo os netos em uma pousada regional, visitando algumas cidades no entorno de Alto Paraíso. 
Aleixo e Regina, em Colinas do Sul. 
Colinas do Sul é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população é cerca de 5000 habitantes.
Localizada próxima ao distrito de São Jorge, por sua vez pertencente ao município de Alto Paraiso, à barragem de Serra da Mesa, ao espelho d'água - Cana Brava -, região associada à criação de gado bovino, principalmente, destinada ao corte.
Esta cidade possui potencial turístico devido à grande quantidade de rios, cavernas, termas, hotéis e pousadas ligadas também à pesca esportiva.
Tem na cidade de Niquelândia, um grande apoio, sobretudo na área hospitalar, na educação, segurança e nos serviços. Eu conhecia parte do trajeto porque no passado tivemos uma fazendinha em Niquelândia. 
Caçada da Rainha, em Colinas do Sul,
julho de 2012.
Aqui acontecem manifestações culturais de grande beleza. Segundo a versão divulgada pela Secretaria de Turismo do Município de Colinas do Sul ao longo dos últimos anos, a origem da Caçada da Rainha resultou do medo que a Princesa Isabel teve do pai, Pedro II, ao saber que ela havia assinado a Lei Áurea, libertando os escravos. 
Daí, temendo a repreensão, assim que soube que o imperador estava vindo de Portugal para o Brasil, a princesa reuniu sua comitiva e, a cavalo, foi esconder-se na mata, até seu pai se acalmar. 
Lei e Regi na Cachoeira das
Pedras Bonitas,02.11.12.
Logo que soube que a filha havia fugido, Pedro II preparou outra comitiva para procurar Isabel. A notícia correu a província e, ao saberem, os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa.
A festa é encenada anualmente na cidade e o tradicional Batuque da Rainha refere-se à festa da alforria, quando os escravos libertos comemoravam a recém-alcançada liberdade. O ritmo do batuque costuma cativar a população em geral. Crianças, jovens, adultos, idosos, nativos e turistas entram na dança. 
Colinas do Sul, a 420 Km de casa.
De origem africana, o lundu tem sua coreografia própria, sendo que algumas mulheres dançam com garrafas de bebidas na cabeça, equilibrando-as em sincronia com a música. Atualmente, as vestimentas das batuqueiras são personalizadas para o batuque nas cores vermelho e branco. Saias compridas e rodadas, camisetas e lenços amarrados na cabeça imitam a indumentária do cotidiano dos tempos passados.
A Caçada da Rainha é uma tradição centenária, que traz vestígios do ciclo do ouro em suas danças e músicas e apresenta algumas das demonstrações de valores, crenças, hábitos e aspirações religiosas da cultura popular do nordeste goiano.
Juju no restaurante da cachoeira.
Aqui estamos próximos da Serra da Mesa e da Chapada dos Veadeiros que é uma cadeia de serras que cortam cinco municípios goianos. Há muitos atrativos turísticos como o vale da lua e Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante, que estão fora do Parque Nacional.
Enquanto esperávamos a chegada do Otávio e seu colega Jean com respectivas famílias, passeamos por Colinas do Sul, almoçamos e estivemos na Cachoeira das Pedras Bonitas onde retornamos com o grupo mais tarde!
O Lobo, quadro de meu neto.
Logo eles chegaram e  se situaram na Pousada, nós voltamos para a cachoeira onde passamos a tarde curtindo a natureza! A decoração ali é rústica, bem própria do cerrado e no meio do bosque destacam-se os coqueiros babaçu!

Um comentário:

  1. Hoje rezei uma sutra em homenagem aos nossos antepassados, incluindo meu amigo Sebastião Rodovalho que faria aniversário nesta data, mas mudou de plano espiritual há mais de um ano!
    Aproveito para cumprimentar a amiga e irmã adotiva - Bené -, desejando-lhe tudo de bom neste novo ciclo que inicia!

    ResponderExcluir