domingo, 1 de julho de 2012

EM TRINDADE



Regina, em Trindade, GO. , 30.06. 2012.
Estivemos ontem em Trindade observando a Romaria 2012. Nossa viagem foi tranquila, são apenas 18 km de Goiânia, mas como moramos na chácara do outro lado da cidade, percorremos cerca de 80 km – ida e volta.
Ao longo da Rodovia dos Romeiros observamos milhares de pessoas fazendo o percurso a pé. É muito bonita a imagem do povo caminhando na trilha cercada de palmeiras e entremeada de estações de fé, além de postos com alimento e bebida disponíveis, assim como objetos religiosos sendo comercializados.
Aleixo e Regina, no Santuário do Divino
Pai Eterno, em Trindade.
Alguns fazem a peregrinação rumo ao Santuário  da Basílica, saindo de suas cidades e percorrendo longos trajetos a pé, no lombo de animais ou de carro de boi. A tradição sobrevive há décadas e a cada ano torna-se mais forte, aumentando o número de participantes. Tudo movido pela fé no Divino Pai Eterno.
As festividades começaram no dia 22 de junho e terminam hoje, dia 1º de julho. 
Carro de romeiros em Trindade, Goiás.
A cidade recebe os romeiros de todas as regiões do Brasil que chegam a Trindade em busca de bênçãos, graças e agradecimentos.  E contou com grande esquema de segurança. Além disso, a Prefeitura Municipal de Trindade também adotou várias ações para garantir o conforto de turistas e devotos.
A longa caminhada, apesar do cansaço, é motivo de alegria e um meio de fortalecerem a fé, conforme depoimento de alguns com os quais conversamos. O movimento dos romeiros é intenso e percebem-se barracas comercializando tudo que possa atrair aos inúmeros visitantes.
No interior da igreja em Trindade.
Quis assistir à missa do famoso Padre Robson, mas essa seria noutro horário. Tampouco consegui acender uma vela no local destinado aos devotos. O vento não estava propício e as centenas de velas ali colocadas estavam apagadas. Achei interessante que ouvi música peruana o tempo todo, produzida por grupos vestidos com suas roupas típicas e tocando flautas e gaitas. Lembrei-me de quando estive em Machu Pitchu!
Ainda no Santuário do Divino Pai Eterno.
O dia da grande festa é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias, que antecedem o grande dia de festa, são celebradas missas, novenas, encontros com jovens, casais, carreiros do Divino Pai Eterno - procissão dos carros de boi -, foliões, tropeiros e muito mais. Também são atendidas milhares de confissões e realizados centenas de batizados neste tempo de intensa presença de Deus em Trindade.
Romeiros rumo a Trindade.
A tradicional Romaria e a grande Festa do Divino Pai Eterno reúnem mais de 2,5 milhões de pessoas em Trindade, GO. O tema deste ano foi: "Acompanhados, alentados e amados pelo Pai". Almoçamos no Restaurante Carro de Boi e após algumas voltas pela cidade, retornamos para a Shamballa.
Mas acabamos fazendo alguma romaria! Imaginem que nós nos esquecemos de registrar a rua onde estacionamos e após os passeios pelos arredores do Santuário andamos bastante à sua procura. Mas a gente não perde o humor. Aleixo acabou contratando um motoqueiro para ajudá-lo e logo pudemos voltar alegres com mais esta novidade. O passeio me fez bem. Hoje acordei contente, otimista, cheia de boas energias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário