domingo, 22 de julho de 2012

FESTA JULINA NA SHAMBALLA



Regina, Aurora, Clélia e Breno.
As festas juninas costumam homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Elas tiveram origem na região da França, no século XII, com a celebração dos solstícios de verão, uma vez que o dia mais longo do ano - 22 ou 23 de junho – eram também as vésperas do início das colheitas. Entretanto, elas não comemoradas apenas nos dias dedicados aos santos. No nordeste, por exemplo, todo o mês de junho é celebrado com muita festa.
Neta Juju e sobrinha neta Carolina.
As festas juninas contam com danças como a famosa quadrilha, o estilo de roupa são as famosas roupas caipiras, sendo coloridas tanto as indumentárias femininas como as masculinas.  As meninas pintam o rosto, amarram o cabelo. Os meninos colocam bigodes e chapéus, as comidas típicas são o quentão, a pipoca, maçã do amor, o algodão doce, vinho quente, doces como cocada, pé de moleque, doces de milho como bolo, curau e pamonha. Canjica é um dos preferidos, cuscuz, arroz doce, batata doce, entre outros.
Família reunida na chácara.
A diferença que existe entre a festa junina e a festa julina é que uma acontece em junho e a outra em julho. Alguns celebram o dia de São Cristóvão, outros porque não deu tempo de fazer em junho e celebram em julho;  ainda por ser também um mês mais frio.
Este ano convidei irmãos, sobrinhos, filhos e netos para nossa festa julina. Disse que homenagearia Santo Aleixo, que deu nome ao meu marido! Mas a verdade é que adoro festas, especialmente as festas simples em quem se reúnem os familiares em ambiente de alegria harmoniosa.
Fred, Regina, Vaíte, Fábia e Lei.
Para o almoço, preparei arroz com linguiça e pequi, uma salada caprichada, uma caldeirada de peixe com mamarão, feijão, mandioca entre outras coisas. Mas assamos milho e batata doce na fogueira. Clélia trouxe cural de milho verde e o pão para o cachorro quente, preparados cuidadosamente na panificadora de minha sobrinha Priscila.  Por isso comemos o dia todo! Comprei milho de pipoca, vários tipos de doces e uma seleção de fogos de artifício para as crianças. Correu tudo muito bem!
Festa Julina na Shamballa, 21.07.2012.
Havia muitas crianças: meus netos Juliana e Matheus, Luís Henrique, amigo do Teteu. Meus sobrinhos netos: Carol, Melissa, Breno e Aurora. Os irmãos: Clélia, Júnior, Celina; Marco Aurélio, Davi, Leandro, Monique, André, Guilherme, Thiago, Paulinha, Fred, Luciana, Otávio, Pedro Henrique, Fábia, Vaíte, Laura, Luís César, Aleixo e eu.
Casal 26 junto à fogueira!
Hoje minha filha Fábia, o genro Vaíte e o neto Frederico retornaram a Minas, depois de três semanas conosco.  A casa fica vazia. Ainda bem que Luciana, Otávio e as crianças vieram para o almoço e nos fazem companhia até logo mais! Depois do almoço recebemos a visita dos compadres Marcos, Helen e de meu afilhado Lucas, para felicidade do Matheus. Os dois meninos brincaram juntos até a hora de despedida ao anoitecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário