domingo, 23 de junho de 2013

NINHO DA JURITI


Aleixo e Regina, no riacho da Shamballa
Ontem choveu e amanheceu tudo úmido. Os pássaros parecem gostar deste tempo e cantam alegremente no bosque. Aproveitamos para curtir  a nossa Shamballa, passeando até o riacho, sempre acompanhada pelos fieis labradores. É que logo mais vou para Brasília dar apoio à minha nora, ao filho Otávio e aos netos. 
Na chácara, nós temos alguns bandos de pombas juriti. Elas medem quase 30 cm, tem o alto da cabeça cor cinza-claro, a região em torno dos olhos é azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado.   Na fêmea, o colorido
Pomba juriti.
geral é mais claro do que o do macho. Gostam de habitar nas áreas quentes como as capoeiras e os campos adjacentes, nas bordas das florestas densas e dos cerrados.
Percebo que elas vivem no chão, de maneira solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima.
Come as sementes e frutos no chão. Aprenderam também a compartilhar a comida dos labradores e dos galináceos. Como os outros tipos de pombos, ao beber, a juriti não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.
A juriti faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe dois ovos brancos ou cremes. 
Apareceu uma meio desastrada na entrada do celeiro. Fazia os ninhos baixos e de qualquer jeito e Aleixo resolveu ajudá-la. Prendeu um prato daqueles suportes de vasos plásticos na viga da entrada e o encheu com palha e capim. Ela o tem usado com frequência e nem se afasta mais com a nossa aproximação.
Soube que o casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é feita pelo chamado leite-do-papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário