terça-feira, 25 de junho de 2013

BRASILEIROS NAS RUAS


Regina, 2013.
Grande parte do povo brasileiro reagiu e tem protestado publicamente contra a enorme quantidade de corrupção, as injustiças, o desrespeito aos direitos básicos, os desmandos dos nossos administradores, entre outros. A insatisfação com os políticos e os partidos é um dos principais combustíveis das manifestações que levaram mais de um milhão de brasileiros às ruas nas últimas semanas. 
Por que os protestos dos brasileiros
Os presidentes da Câmara e do Senado prometem se reunir com as lideranças partidárias esta semana para estabelecer uma pauta positiva que atenda às reivindicações populares, de alguma forma. Um dos principais questionamentos dos manifestantes é o tratamento diferenciado garantido a políticos, desde os auxílios atrelados ao cargo até os privilégios na Justiça. 
Mas o povo brasileiro esteve adormecido por muito tempo e, mesmo ciente da necessidade de sua atuação para mudar os rumos do país, age de maneira imatura. Muitos não sabem o que reivindicar, outros, como fazê-lo. 
 Dona Nair -  manifestante
Há quem se aproveite da situação para cometer furtos, roubos, baderna; e, o pior, usar o ingênuo útil a seu bel prazer! A mídia veicula informações sem fundamento ou a serviço de determinada ideologia e acaba confundindo o povo pouco politizado. 
Eu estava animada com a participação popular. Então, assisti ao pronunciamento inconsistente da presidente brasileira e fiquei surpresa com as opiniões divergentes no dia seguinte. Alguns a elogiavam, outros a criticavam, como cegos na percepção da realidade. 
Mosaico na manifestação
Fiquei triste. Sei que é preciso tempo para que o povo se eduque e não existe mágica possível nessas questões. Não poderemos queimar etapas... 
Mas é importante este despertar histórico, porque vivemos momentos diferentes. Pelo menos no que diz respeito à inércia já tão comum aos brasileiros. Começamos a querer sair de casa e a falar o que realmente pensamos. As pessoas estão inquietas, os debates acalorados, os posicionamentos definidos e o medo estampado nas notícias televisivas, recheadas de tirinhas de rodapé mentirosas e tendenciosas. 
Cartaz em manifestação
Após as grandes manifestações, em várias cidades brasileiras e até no exterior, o povo respira os eventos, discute os diversos temas em protesto. Muito disso se deve às redes sociais que retiraram da televisão um pouco do poder opressivo da mentira e do ato de esconder o que ocorre no mundo. 
Claro que isso não impediu a televisão de tentar desmerecer e desacreditar os protestos. Mas já não consegue ter o mesmo êxito alcançado em outros momentos, pois na mesma hora as respostas são emitidas por meio da rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário