quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR



Aleixo e Regina, no Bondinho, 06.12.12.
Tudo começou em 1908, nas festas de comemoração dos 100 anos da abertura dos portos cariocas por Dom João VI. O engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir um caminho aéreo entre os morros da Baía de Guanabara para alavancar o turismo no Rio de Janeiro. Ao conseguir capital e apoio do governo, ele fundou a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, a mesma que administra o bondinho até hoje. 
Regina e Clélia, no teleférico hoje.
Na época, o projeto era bastante ousado, só existiam dois teleféricos no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn, na Suíça, com 560 metros. Ambos ficariam no chinelo diante do Pão de Açúcar, cujas duas linhas somam 1 325 metros. As obras começaram em 1910 e o empreendimento consumiu mais de dois anos, centenas de operários e dois milhões de contos de réis - uma fortuna na época!
Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio.
O primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em 1912. O segundo, da Urca ao Pão de Açúcar, foi completado no ano seguinte. Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas, informa Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da Companhia. 
Aleixo e Regina, em Copa.
Em 1970, o velho bondinho já não dava conta do intenso tráfego turístico. Por isso, foi construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e carros, multiplicando por dez a capacidade de transporte. Dessa vez, o bondinho antigo deu uma ajuda considerável como elevador de peças, dispensando o perigoso e extenuante trabalho dos pioneiros alpinistas. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, continua operando até hoje.
Antigo Bondinho.
Assim, o bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, zona sul do Rio, é o mais famoso do mundo e comemorou em outubro deste ano o seu centenário.  
Segundo a Riotur, já subiram o Pão de Açúcar por ele mais de 40 milhões de pessoas. No total, foram necessários três anos para a conclusão das obras. O primeiro bondinho era de madeira.
São Francisco no Jardim de Alah
Com muitas histórias para contar sobre o bondinho, o funcionário mais antigo da companhia, Antônio Lourenço, com 51 anos de casa, perdeu a conta das figuras ilustres que teve a oportunidade de conhecer e dos “causos” inusitados que testemunhou. Um deles deu origem ao apelido que ganhou dentro da companhia quando começou a trabalhar aos 21 anos como servente.
Relatou que  estava ajudando a fazer um muro de contenção. Houve um princípio de acidente e caiu em uma ribanceira de uns 20 metros de altura. Mas chegou lá embaixo,  sem nenhum arranhão e aí começaram a chama-lo de gato, porque demonstrou ter sete vidas!
Presépios natalinos visitados.
Seu Gato estava lá quando Roger Moore filmou, em 1979, a cena histórica de 007 contra o Foguete da Morte, em que James Bond luta com Dentes de Aço dentro do bonde, pouco antes de o vilão cortar o cabo do teleférico com os dentes. Conta que deram todo o apoio a eles, trataram-nos muito bem, tomávamos café juntos, mas explica que a luta foi só encenação, não teve nada daquilo, lembra o funcionário.
Emoção de verdade, segundo Seu Gato, foi ter visto, em 1977, o equilibrista estadunidense Steven McPeak andar com uma vara sobre o cabo do bondinho. Segundo ele,  foi quase um suicídio. Fato inacreditável e ainda guardam a vara usada. 
Meus netos, Matheus e Juliana!
Ali também foi cenário da novela global Avenida Brasil quando do sequestro das personagens Carminha e Maxwell. Ainda, do filme Tropa de Elite.
Hoje, Aleixo e eu estivemos no Bondinho novamente, acompanhando a minha irmã Clélia que veio nos visitar na Cidade Maravilhosa e quis rever o local que não visitava há muitos anos. 
Desejos futuros do trio.
Além da visita usual, fizemos questão de participar da Cápsula do Tempo. Nós escrevemos uma mensagem  com nossos desejos futuros e depois nos deixamos fotografar, segurando-a.  A seguir, nós depositamos essa mensagem na urna que será aberta daqui a cem anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário