domingo, 16 de dezembro de 2012

BRASÍLIA


Otávio, Lu, Matheus e Juliana, nov.12.
Duas vezes tive a chance de morar em Brasília após aprovação em concursos na área do magistério, mas preferi não fazê-lo, mesmo perdendo alguma vantagem financeira. Todavia, meu filho Otávio acabou transferindo-se para esta cidade, por ela oferecer maior campo de trabalho em sua área de engenharia das telecomunicações. 
Na adolescência, eu adorava vir com a Divina e outros amigos para passear. Fiz também alguns cursos promovidos pela Embaixada Americana e casa Thomas Jefferson. E agora é local de encontro com os netos Matheus e Juliana.
Meus netos comendo sorvete.
Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Sua população é de quase três milhões de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil, o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.
Esplanada dos Ministérios, BSB, 1959.
Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras. A cidade também abriga a sede de muitas das principais empresas brasileiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
Imagens de Brasília, DF.
O plano urbanístico da capital, conhecido como Plano Piloto, foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido, em 1893, pela Missão Cruls que fez o primeiro estudo da região escolhida para sediar o governo há mais de um século. 
A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião ou de uma borboleta. A cidade é comumente referida como Capital Federal ou simplesmente BSB.
Matheus e Juliana, no parquinho.
No senso comum, a palavra Brasília normalmente se refere apenas à Primeira Região Administrativa do Distrito Federal (DF), onde os edifícios governamentais mais importantes estão localizados. A capital tem um estatuto único no Brasil, já que é uma divisão administrativa, em vez de um município, como quase todas as outras cidades do país. Nacionalmente, o nome da cidade é quase sempre usado como sinônimo de Distrito Federal, que constitui uma unidade federativa indivisível, análogo a um estado. Mas  há várias cidades-satélites que também fazem parte do DF.
Desta vez, nós viemos dar apoio à nora Luciana que passa por alguns exames médicos e estou curtindo a convivência feliz com as crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário