segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CONFEITARIA COLOMBO


Aleixo e Regina, no Rio.
Sou apaixonada pelo Rio antigo! Adoro visitar os sebos do centro, observar as construções tombadas, visitar o Teatro Municipal ou a Biblioteca Nacional, onde fiz tantas pesquisas na época de meu doutorado. Lá trabalhava uma colega que integrava o nosso grupo de pesquisa. Todavia, a Graça mudou de andar, de repente, deixando-nos órfãos de sua amizade!
Aleixo, Regina e Clélia, degustando
vinho e bacalhoada!
E gosto muito da Confeitaria Colombo. Ela localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, sendo um dos principais pontos turísticos da região central da cidade.
A confeitaria foi fundada em 1894, pelos imigrantes portugueses - Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão - tendo um extenso rol de clientes célebres entre a sociedade brasileira.
Filial da Colombo, no Forte.
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a Belle Époque na capital da República. Soube que, entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá. Os móveis de madeira do interior foram esculpidos, na mesma época, pelo artesão Antônio Borsoi.
Confeitaria Colombo, Rio.
Em 1922 as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a claraboia do salão de chá, decorada com belos vitrais.
Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros. A cada temporada no Rio, a gente faz questão de visitar esse estabelecimento, percebendo a energia mágica do local, enquanto saboreamos seus petiscos. Mas, desta vez, preferimos tomar um chá completo, em sua filial aqui no Forte, aproveitando a bela vista de Copacabana.
Regina e Aleixo, na Lagoa, Rio.
Em 1944, a tradicional casa abriu uma filial em Copacabana, na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Barão de Ipanema, que funcionou até 2003, quando se mudou para o Forte de Copacabana. A loja atualmente é ocupada por uma agência do Banco do Brasil, nomeada Colombo em homenagem à antiga confeitaria.
Enseada de Botafogo, vista de cima.
A Confeitaria Colombo também possuiu uma filial no Barra Shopping, localizada na praça de alimentação Rio Antigo. Inaugurada em 1992, a loja possuía vitrais projetados por Burle Marx. 
Já estamos no Rio há um bom tempo e logo retornaremos à Shamballa, mas estamos felizes porque no Ano Novo nosso amigo Joaquim estará aqui e no carnaval outra amiga preciosa - a gentil Terezinha! Mas mana Clélia não pára! Daqui pretende ir para Sampa, a fim de corujar os netos gêmeos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário