|
Regina, na Holanda, em setembro, 2010. |
Esse é um ano bastante especial. Não só por causa da expectativa gerada pela mídia sensacionalista, mas também por motivos bem reais. Como estudante de astrologia sei que não é todo dia que acontece um alinhamento de Vênus, com o Sol, junto com o ingresso definitivo de Netuno, em Peixes.
E tudo isso junto com uma quadratura Urano-Plutão! Além do mais, testemunharemos a mudança de signo de uma das mais importantes estrelas zodiacais: Regulus, o "Coração de Leão", que deixa Leão para trás e ingressa em Virgem. A última vez que isso aconteceu foi há mais de 25 mil anos!
|
Pinheiro enfeitado com bolas natalinas. |
Sempre tive acentuado lado místico e me habituei às simpatias de fim de ano, entre outras. O Natal instaura o período em que gente de todas as crenças e mesmo quem diz não acreditar em nada faz a sua lista de desejos para o ano que vem chegando.
Na virada do ano, acredita-se que comer lentilha traz sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também. Uma das simpatias mais comuns feitas no Ano Novo para atrair dinheiro é a da romã. A gente chupa sete sementes na noite de Réveillon, embrulha todas num papel e guarda o pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano inteiro.
|
Arvore de Natal confeccionada por minha amiga
Telma Morais. Levei a peça para o ap do Rio! |
Se as orações unem os que têm fé religiosa, muitas simpatias transmitidas de geração para geração unificam os que creem e os que descreem. Muitas das mais conhecidas simpatias são realizadas na virada do ano, quando os ponteiros do relógio marcam meia-noite.
Todavia, o Natal não fica atrás, em se tratando de tradições e rituais que prometem amor, dinheiro, saúde, harmonia e prosperidade.
É costume colocar moedas embaixo da árvore natalina, um dos ritos mais populares quando se almeja a prosperidade financeira. É, talvez, também a mais longa simpatia, pois dura 27 dias. Segundo a tradição, é preciso pegar quatro moedas do mesmo valor e, ao meio-dia em ponto do dia 24 de dezembro, colocá-las embaixo da árvore de Natal. Depois, deve-se ajoelhar em frente à árvore e, enquanto se segura uma vela branca, acesa, com a mão direita, fazer oito orações pedindo prosperidade.
|
Celina, Marco, Vaíte, Fábia, Regina e Aleixo,
em Araguari, novembro 2011. |
Ao finalizar as orações, é necessário colocar a vela, ainda acesa, próxima à árvore e deixar que queime até o fim, sem mexer nas moedas até o término da semana seguinte. Na véspera de ano-novo, as moedas têm de ser espalhadas pelos quatro cantos da casa, permanecendo no mesmo lugar até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião.
Usa-se, ainda, oferecer uvas para o menino Jesus, a fim de garantir proteção à família. É uma antiga tradição que envolve as uvas e a imagem do menino Jesus. Segundo ela, na noite de Natal, deve-se colocar a imagem do menino Jesus em um móvel da casa, ao lado de um copo de água e de um cacho de uvas. Daí, fazer uma oração de agradecimento renovando os pedidos. No dia 26, esta água deve ser usada para regar uma planta e o cacho de uvas deve ser colocado no jardim. A imagem de Jesus deve ser colocada em um ponto fixo da casa.
|
Símbolos natalinos: guirlanda, Papai Noel, presépio,
árvore de natal e outros. |
Organizar uma lista de desejos é uma simpatia bem conhecida e realizada não só no Natal ou mudança de ano. Usa-se uma folha branca para listar os desejos. O rito diz que se deve dobrar o papel, colocar embaixo de um pires e acender uma vela branca. Enquanto isso, é preciso se concentrar nos pedidos e fazer uma oração aprendida na infância.
Mas se o objetivo é pedir energia para cada mês do ano que se aproxima, a dica é comprar doze velas de sete cores. Segundo a simpatia, basta acender a primeira vela na noite de Natal e, quando ela estiver totalmente queimada, acender a próxima e assim por diante. Cada vela queimada representará um mês do ano que virá, purificado e com boas energias.
|
Aleixo e Regina, em 31.01.2003, no Caimi. |
Para conseguir manter as boas energias natalinas, além dessas simpatias mencionadas, outras dicas podem úteis para atrair boa sorte na data. Decore sua casa com flores para cortar energias ruins ou enfeite a sala com árvore de Natal ou pinheiro, que significa fortificação da família. Velas, perfumes e roupas claras são ótimos para atrair anjos e bênçãos.
E este Natal promete muitas alegrias! Na quinta-feira ganhei uma linda Imagem de São Francisco, esculpida no barro. Foi presente do nosso querido professor Gil que quero homenagear em breve aqui no blog. Vamos identificar o local próprio na chácara e depois programar uma bênção da imagem na Shamballa, instaurando aqui novo foco de luz.