domingo, 27 de novembro de 2011

INTERAÇÃO COM A NATUREZA



Aleixo e Regina, na Shamballa, em 04.07.2011.
Jardim é terapia. O contato direto com a natureza é capaz de ajudar na recuperação de doenças, estimulando a vontade de a pessoa viver e lutar.

Dizem que o famoso pintor Vincent Van Gogh se internou voluntariamente numa casa de saúde da cidade de Saint Remy, em Provença, na França, em 1889. Ele sofria de transtorno bipolar e buscava solução para seus altos e baixos. No período em que esteve ali, Van Gogh produziu 150 obras, a maioria retratando flores selvagens, oliveiras, ciprestes, incluindo o conhecido quadro - Vaso com Íris.

Regina praticando jardinagem na chácara.
Mais de um século depois, os especialistas utilizam a Garden Therapy ou hortoterapia como instrumento de cura: o objetivo é maximizar as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

A hortoterapia passou a ser uma alternativa útil que faz do paciente um protagonista do próprio restabelecimento. É que a terapia funciona colocando em movimento três mecanismos distintos: a interação com as plantas, a ação e a reação.

A simples visão da chácara harmoniza meu
espírito, sempre que retorno ao lar.
Observando a natureza, aprendemos a conhecer e a enfrentar a vida. Amadurecemos e crescemos adquirindo uma compreensão das coisas indispensáveis para superar os desafios do cotidiano.

Cuidar de um jardim ajuda a diminuir o estresse porque permite uma pausa que coloca a mente em estado meditativo. A implantação de espaços verdes em hospitais humaniza o ambiente geralmente associado à frieza, esterilidade e, até mesmo, hostilidade em relação aos pacientes.

Regina praticando hortoterapia, na Shamballa.
O verde, o contato com a natureza, com o sol e seus efeitos tranquilizantes e humanizadores podem trazer benefícios profundos para a psique, agindo até mesmo sobre determinados aspectos do ser humano. Hoje, existem hospitais que possuem um jardim dedicado aos pacientes. Ali muitos encontram a paz e o conforto junto à natureza.

Todos que nos visitam na Shamballa são unânimes em afirmar que o ambiente cheio de árvores, flores e de animais acalma, faz bem. O canto dos pássaros, das cigarras e dos sapos nos alegra e harmoniza e a gente se sente muito bem com esta agradável aproximação colorida, perfumada e musical!

Regina junto às bananeiras de seu espaço sagrado
Tenho aprendido muito  com esta interação com a natureza.  Aleixo, quando está chateado, simplesmente sai para  uma caminhada pelos campos...
Eu cuido mais das plantas, quando preciso me curar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário