quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GALOS DA SAMBALLA



Aleixo é o galo-mor da Shamballa e aqui posa
com seus filhos adotivos: Astro e Bettina!
Nosso espaço apresenta uma riqueza de galos que cumprem diferentes funções, a começar pelo galo-mor que adora cantar de soberano, mas tem que disputar toda a sua realeza com esta meiga Regina!

No telhado existe um galo do vento! Tem os pontos cardeais! Ele era dourado antes, mas caiu há alguns dias. Aleixo aproveitou para avivar a sua cor e pude fotografá-lo! Ele agora é amarelo fosforescente! Fica muito bem lá em cima e gosto muito de observá-lo decorando a cobertura de telhas da Shamballa.

Galo meteorológico exibindo cor de chuva.
Recentemente trouxemos um galinho meteorológico de Portugal. Ele permanece azul no clima seco, mas quando a umidade aumenta, ele fica lilás ou cor de rosa, de acordo com a intensidade, e sabemos que vai chover!

Mas quem canta de galo no terreiro é o Alfeu! É um galo aristocrático e competente que canta alto! Ele é muito bonito, quase soberbo em sua majestade galinácea! Ele nasceu aqui em meio a outros galos e disputou o reinado com seu antecessor por bastante tempo.

Galo do vento, nosso vigia do telhado  da
Shamballa, teve sua cor reavivada.
A princípio, Alfeu vivia acuado de tanto apanhar em suas múltiplas batalhas! Um dia, venceu a luta sangrenta e passou a cantar de galo no espaço! Os outros três galos foram doados a minha irmã Celina e ganharam sabor em sua cozinha!

Alfeu  venceu seu antecessor há uns quatro anos e
até hoje reina no galinheiro da Shamballa.


Alfeu canta  pela madrugada tecendo a manhã com outros galos da redondeza. Mas canta também durante o dia quando seu harém está botando e, às vezes, à noite, em razão de mantermos uma luz acesa por foto-célula no pátio próximo. 

Jovem galo ainda imberbe galináceo, mas
já ensaia seu canto para desgosto do Alfeu.
Nosso galo já me deixou constrangida muitas vezes quando eu precisava mentir que estava algures e ele me denunciava cruelmente com seu canto! Depois eu conto essas histórias...

E agora há outro galo crescendo. Não demora muito e ele deve disputar a primazia do espaço com o Alfeu... Por enquanto, ele não tem nome! Será batizado se ganhar a disputa... Ele é claro e ainda um imberbe galináceo, também nascido no galinheiro da Shamballa...

8 comentários:

  1. Uma vez meu orientador da USP me ligou sugerindo várias leituras... Respondi que eu estava fora, presa a uma reunião acadêmica chata. Nessa hora o Alfeu cantou com todo seu empenho e ele me disse que havia escutado o canto do galo...
    Mentira tem pernas curtas! E constrangida disse a ele que havia muitos galos em Goiânia que não deve ter acreditado...

    ResponderExcluir
  2. Parece que não sou a única que gosta deste texto. Percebi que ele teve várias visitas a cada semana! E tenho que fazer uma correção. Alfeu virou empada na panela de minha irmã Celina há tempos e agora quem canta de galo no terreiro é o antigo galo imberbe, hoje adulto, quem Aleixo chama de Epaminondas!

    ResponderExcluir
  3. AGORA TEMOS O ZELÃO REINANDO NO GALINHEIRO... O MAIS VAIDOSO DE TODOS OS GALOS... DOURADO E DESFILA COM SUA COR BRILHANTE COM A ELEGÂNCIA DE UMA PAVÃO...

    ResponderExcluir
  4. Zelão está sempre desfilando...Bonito demais! Mas tenho saudade do velho Alfeu...

    ResponderExcluir
  5. Parece que o reinado do Epaminondas foi bem curto. Também virou empada?

    ResponderExcluir
  6. Você vende quanto custa e como faço pra comprar

    ResponderExcluir
  7. Onde tem desse galo do tempo pra que eu compre

    ResponderExcluir
  8. Qual o preco do galinho do tempo e como compra-lo

    ResponderExcluir