terça-feira, 1 de novembro de 2011

O ANJO TORTO



Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.      C. Drummond de Andrade

Regina ao lado da estátua  do
poeta , no Rio.
Hoje, o grande poeta mineiro faria 99 anos, se ainda estivesse entre nós. Mas ele nasceu em 1902 e partiu em 1987, logo após o passamento de sua única filha. Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas.

Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa. Ele traduziu os seguintes autores estrangeiros: Balzac, Laclos, Proust, García Lorca Mauriac e Molière.  Esse autor foi alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor.

Carlos Drummond de Andrade.
Na minha vida, foi um dos poetas mais importantes, por quem sempre nutri muito mais que admiração. Quando interrompi meu mestrado em Goiânia e fui morar no sertão do Maranhão, um dos poucos livros que levei comigo foi a Reunião dos poemas Drummond.

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Ainda o imortal Drummond.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.               


Carlos Drummond de Andrade


 O texto foi preparado ontem, mas com a mudança da interface do blogspot só hoje consegui postá-lo! Homenagem comum dia de atraso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário