quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FERIADO NA SHAMBALLA



Aleixo e Regina, na Shamballa, em 14.11.2011.
Nosso feriado na Shamballa foi animado com a presença de familiares. Otávio veio de Brasília com a Luciana e as crianças. Permaneceram aqui dois dias. Na terça, minha irmã e cunhado também almoçaram conosco.

Matheus e Juliana adoram brincar no espaço externo e curtimos a natureza o tempo todo! Tivemos sorte com o tempo. Choveu muito no domingo à noite, mas São Pedro deu-nos uma trégua e pudemos caminhar pelos arredores na segunda e terça-feira.

Juliana e Matheus junto ao caramujo achado.
Matheus gosta muito de plantar e semeamos por toda a chácara. Se nascer tudo, teremos novas mudas e vegetais em abundância! Para ele isso é pura diversão! Aleixo quis replantar a mandioca e meu neto esteve sempre junto, interessadíssimo em ajudá-lo.

Desta vez eles encontraram inúmeros caramujos e fizeram uma festa de descobrimento. Juju diz que são escargots! Influência ainda do Canadá... Eles me perguntaram e tive que pesquisar para saber a diferença entre o caramujo e o caracol!

Caramujo ou escargot da Shamballa, 15.11.11.
O caracol é um molusco, ou seja, possui como característica um corpo mole. Sei que ele é hermafrodita ,  isto é,  dotado de órgão sexual masculino e feminino num mesmo indivíduo  e difere-se do caramujo por ter uma concha mais frágil e viver fora d´água. Todavia, soube, ainda, que mesmo assim precisam de um parceiro para reprodução.

Eles gostam de habitar locais sombreados e úmidos. Antes de serem degustados, precisam passar por um jejum de pelo menos 10 dias, pois podem ter ingerido folhas tóxicas para o ser humano.

Vovó Regina, Matheus e Juliana indo passear na
floresta próxima e levando Bettina para nadar no lago.
Para falar a verdade, creio que não existe muita diferença  entre um e outro. A principal diferença que existe é que escargot é um caramujo criado para ser comestível.

Para que os caracóis cresçam, é necessário ambiente úmido com temperatura amena. Quando a estação é seca, os caracóis hibernam, fechando-se dentro de suas conchas.
Aleixo na TVe Luciana tomando leite de soja.

Os escargots são caracóis herbívoros terrestres e às vezes são confundidos com o caramujo que vive em águas doces ou salgadas. Soube que são gastrópodes, ou seja,  o estômago está junto ao pé, respiram através do pulmões, tem a concha enrolada em espiral e pertencem ao gênero Helix,  daí, a sua criação ser  denominada helicicultura. O criador é um helicicultor.

O termo escargot em francês significa caracol, em português, ou lumachi, em italiano,  e é uma iguaria presente nos melhores restaurantes do mundo.
Juju dormindo no sofá da vovó.

Juliana passeando com vovó Regina.

Matheus desenhando na sala.

Papai Otávio puxando uma soneca!




Na hora de as crianças irem embora é sempre um drama! Eles querem ficar aqui e é preciso muito argumento para convencê-los da necessidade de partirem!

Neste fim de semana, Fábia precisou ir a Tiros para acabar de resolver a questão do documento de reservista do Fred e não pode estar aqui. Em breve eles vão se mudar de Araguari por causa do internato e da residência médica da Fábia e ficarão mais longe de nós por um período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário